Mercedes, Bmw e paisagem

manucas

New member
Com a constante evolução automóvel, com as marcas a partilharem cada vez mais componentes e soluções (o que hoje é inovador numa marca amanhã varias apresentam: cartão mãos-livres, travão eletrico, joypad central...) a minha questão é:

Será q a Mercedes e a BMW (e eventualmente a Lexus) como marcas 1º linha de entre as generalistas, vão estar sempre um passo à frente de todas as outras, ou, no futuro, as diferenças vão ser cada vez menos evidentes, e vão acabar por ser "apanhadas" pelas marcas menos "nobres" ou "premium" ou lá o q lhe quiserem chamar?

Cada vez mais me parece q a distancia em termos de materiais, motores, equipamento se torna menos evidente entre marcas (tirando ainda as asiáticas, q estão uns furos abaixo mas tb a recuperar terreno)

Os novos modelos q saiem (recem-chegado Mondeo, proximo Laguna, futuro Vectra,...) tentam meter-se na luta das marcas premium, apelidam-se de concorrentes, apostando em materiais cada vez melhores, motores mais evoluidos, construção e montagem cada vez mais cuidada, apesar de ainda não estarem ao mesmo nivel. Mas acho q já faltou mais...

A Mercedes goza ainda de uma imagem inabalavel de conforto e qualidade. A BMW, de dinamica, e a tracção traseira, q fazem questão de eleger como a mais-valia em relação aos demais. O certo é que, no futuro, as restantes marcas parecem-me capazes de chegarem ao mesmo nivel e talvez só não o façam já pq apostam no factor preço.

Será q, se um Laguna, Mondeo, 407, 159, Passat, Avensis pudesse sair ao mesmo preço de fabrica q um Serie 3 ou Classe C, não seriam capazes de serem "tão bons"? Claro q seria o suicidio financeiro...pq a marca, a imagem, o status e o markting contam muito...
Continuará a ser assim?

Última edição:
Com a constante evolução automóvel, com as marcas a partilharem cada vez mais componentes e soluções (o que hoje é inovador numa marca amanhã varias apresentam: cartão mãos-livres, travão lecrtico, joypad central...) a minha questão é:

Será q a Mercedes e a BMW (e eventualmente a Lexus) como marcas 1º linha de entre as generalistas, vão estar sempre um passo à frente de todas as outras, ou, no futuro, as diferenças vão ser cada vez menos evidentes, e vão acabar por ser "apanhadas" pelas marcas menos "nobres" ou "premium" ou lá o q lhe quiserem chamar?

Cada vez mais me parece q a distancia em termos de materiais, motores, equipamento se torna menos evidente entre marcas (tirando ainda as asiáticas, q estão uns furos abaixo mas tb a recuperar terreno)

Os novos modelos q saiem (recem-chegado Mondeo, proximo Laguna, futuro Vectra,...) tentam meter-se na luta das marcas premium, apelidam-se de concorrentes, apostando em materiais cada vez melhores, motores mais evoluidos, construção e montagem cada vez mais cuidada, apesar de ainda não estarem ao mesmo nivel. Mas acho q já faltou mais...

A Mercedes goza ainda de uma imagem inabalavel de conforto e qualidade. A BMW, de dinamica, e a tracção traseira, q fazem questão de eleger como a mais-valia em relação aos demais. O certo é que, no futuro, as restantes marcas parecem-me capazes de chegarem ao mesmo nivel e talvez só não o façam já pq apostam no factor preço.

Será q, se um Laguna, Mondeo, 407, 159, Passat, Avensis pudesse sair ao mesmo preço de fabrica q um Serie 3 ou Classe C, não seriam capazes de serem "tão bons"? Claro q seria o suicidio financeiro...pq a marca, a imagem, o status e o markting contam muito...
Continuará a ser assim?

Duvida existencial!

ainda gostava de saber que contribuição palpável deu a BMW ou a Mercedes nos últimos anos à industria automóvel! :sh)

ainda gostava de saber que contribuição palpável deu a BMW ou a Mercedes nos últimos anos à industria automóvel! :sh)

Deu tanto como todas as outras. Até as chinesas deram. Abriram-nos os olhos para a real segurança (ou falta dela) que alguns carros ainda nos proporcionam. Vide caso Brillance!

não seria tão radical, mas essa do passo á frente é que não concordo, ou seja, mas em termos de evolução automovel não são diferentes das outras.

Continuará a ser assim?

Claro que continua a ser assim, o mercado está sempre a evoluir, e os produtos com ele. Se a BMW e a Mercedes se deixarem apanhar pelas marcas generalistas então digo-te que não sobrevivem muito mais tempo.

O mondeo e o laguna podem estar muito bons e coisa e tal, mas a seguir a bmw e a mercedes como tem margens bastante superiores, investem mais noutras "mariquices" que estejam mais na "moda". Se deixarem de o fazer vão ter uma morte lenta.

Com a constante evolução automóvel, com as marcas a partilharem cada vez mais componentes e soluções (o que hoje é inovador numa marca amanhã varias apresentam: cartão mãos-livres, travão eletrico, joypad central...) a minha questão é:

Continuará a ser assim?

Olha que as diferenças de preço já quase não existem.

Exemplos:

Passat 2.0 tdi 170 cv sportline = 45.976 euros

BMW 320 d exclusive = 45.590 euros

Reparei agora numa gralha do meu post inicial: quando referia q as asiáticas estavam uns furos abaixo, estava a pensar em Coreia, China, India e esqueci-me q Japão tb lá fica. É claro q a Honda e a Toyota e Nissan não estavam nesse "saco"...

Olha que as diferenças de preço já quase não existem.

Exemplos:

Passat 2.0 tdi 170 cv sportline = 45.976 euros

BMW 320 d exclusive = 45.590 euros

Se vires o q cada um deles te disponibiliza, a diferença é substancialmente maior... Mas nem me choca q, actualmente ainda faça sentido essa diferença de preços, mas dou-te um pequeno exercicio:

A diferença entre o Passat e o série 3 é tão grande como entre o novo Mondeo e o Passat?
Mondeo 2.0 TDCI: 37100E
Passat 2.0 TDI: 44000E
Aqui estará um exemplo onde a marca, o markting e a imagem valem mais q mil comparativos...

Última edição:
Reparei agora numa gralha do meu post inicial: quando referia q as asiáticas estavam uns furos abaixo, estava a pensar em Coreia, China, India e esqueci-me q Japão tb lá fica. É claro q a Honda e a Toyota e Nissan não estavam nesse "saco"...

Ou seja, estavas a referir-te a paises emergentes!

Penso que ambas as marcas são em parte um desafio á chamada (concorrençia), ao compararmos um laguna, vectra,etc com um seria 3 ou classe C perdem na maioria das vezes, mas tambem á uma diferença de preço substançial, agora saber se justifica uma diferença d 5mil€ ou mais de um vectra para um série 3 é uma decisão do consumidor, acho que tanto um série 3 ou o classe C são bastante superiores ao resto da concorrência daí serem chamados o segmento premuim dentro do próprio segmento..

Voltar
Superior