Medidas pneumáticos

Pessoal no DU do meu carro alem das medidas de pneus jante 15", constam duas medidas jante 16".

Como ele de origem trás 195/55 R16 e além dessa no livrete consta 195/60 R16, no que se traduz isto em termos de numeros, por exemplo:

erro no velocimetro?
conforto?
Comportamento em curva?
Consumo?

Última edição:
Usar a pesquisa ajuda a evitar esse tipo de perguntas...
1- Partindo do princípio que o teu carro segue a regra, em que o velocímetro indica um valor maior que a velocidade real, com a troca de 195/55 para 195/60 o erro diminui.
2- Genericamente o conforto aumenta, tem em atenção que para diferentes tipos de pneus não é possível aplicar uma regra linear.
3- Possívelmente piora, o pneu terá mais tendencia a dobrar, mais uma vez em condições genéricas.
4- Não me parece que se altere, mais uma vez em condições genéricas.

Estas condições genéricas referem-se ao facto de se estar a comparar um mesmo pneu apenas com medidas diferentes, no caso dos pneus terem diferentes qualidades para além das medidas é mais difícil dar respostas 100% correctas e livres de erro.

Se não me enganei nas contas, com pneus 195/55R16 tens um raio de roda de 310,45 mm.

Com os 195/60R16 terás um raio de 320,2 mm.

Ou seja, tens uma diferença de cerca de 3%.

Com a mesma posição do velocímetro onde hoje vais a 100 km/h, passarias a ir a 103 km/h, ou seja, pouco significativo.

Deverias ficar com um consumo marginalmente superior e um pouco mais de conforto, mas com uma direcção ligeiramente mais lenta na resposta.

É uma questão de gostos [;)]

Última edição:
Voltar
Superior