Medicamentos livres + caros

J.R.

Banido
Saúde
Medicamentos fora das farmácias mais caros
A medida emblemática do Governo da venda de medicamentos sem receita fora das farmácias está a ter um resultado diferente do anunciado.
O 6º Relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde concluiu que os fármacos à venda em superfícies comerciais são mais caros

VISAOONLINE 20 Jun. 2006

Mais informação

O documento, que é apresentado esta terça-feira em Lisboa, procura analisar o impacto do primeiro ano de governação da actual equipa ministerial, na área da Saúde, debruçando-se tanto sobre as medidas já tomadas, como sobre os projectos entretanto anunciados.

Em relação às primeiras, e tendo em conta que o sector do medicamento foi um dos que mais alterações conheceu durante o primeiro ano de tutela do ministro da Saúde, António Correia de Campos, o relatório realça que a medida emblemática da venda de medicamentos sem receita médica fora das farmácias apresentada pelo primeiro-ministro aquando da sua tomada de posse está a ter um resultado diferente do anunciado</u>.

De acordo com o 6º Relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), a «informação disponível aponta para o aumento generalizado dos preços dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) face ao período prévio à liberalização</u>», salientando-se que «os preços de venda ao público nestes novos estabelecimentos são, na generalidade, superiores aos preços praticados nas farmácias</u>». «estes factos contrariam, no presente, um dos objectivos da liberalização dos MNSRM» anunciada pelo primeiro-ministro, prossegue o documento.

O Relatório do OPSS, intitulado «Um ano de Governação em Saúde: Sentidos e Significados», critica ainda a entidade reguladora do sector, o Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento, que «não disponibilizou qualquer informação sobre a evolução, subsequente à medida tomada, do mercado total».

Lançado desde 2001, o Relatório do OPSS resulta de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra /Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra e o Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Claro!

Alguém acredita em fadas? Isso foi como com a liberalização do preço dos combustíveis dizer-se que eles íam, tendencialmente, baixar...

A mais nova é a do uso do gás natural nos táxis... O que eu me ri quando disseram que as tarifas íam baixar por isso!...:D[8]

É tudo a mesma treta, por isso estas (e outras...) garantias têm, invariavelmente, resultados diferentes dos propalados!...;)

E se até os genéricos conseguiram fazer subir quase a preços idênticos aos medicamentos "convencionais"...[xx(]

Eu já aqui tinha avisado, que a margem de lucro das farmácias nos medicamentos era bastante baixa... E que não era dai que vinham os lucros...

Ninguém acreditou, e pensaram que uma farmacia vende medicamentos a 150€ e mais pq quer... e que no jumbo isso ia custar 50€... Agora vejam e chorem...

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Eu já aqui tinha avisado, que a margem de lucro das farmácias nos medicamentos era bastante baixa... E que não era dai que vinham os lucros...</u>
Ninguém acreditou, e pensaram que uma farmacia vende medicamentos a 150€ e mais pq quer... e que no jumbo isso ia custar 50€... Agora vejam e chorem...
;)[^].

O que eu não compreendo é como é que o staff governamental é supostamente inteligente (senão não estariam lá) e não perceberam o que se iria passar.
Fui e sou um acérrimo defensor da medida mas nos moldes em que ela foi posta em prática não concordei.

Pelos vistos, não me enganei em nada...[xx(]

Por acaso relativamente ás novas medidas aconteceu algo curioso a pessoas reformadas na minha familia.

Uma delas reformada foi aumentada em janeiro cerca de 10euros... mas depois um medicamento que tem que tomar SEMPRE passou a ter menos comparticipação custando mais 20euros assim como outro...

resultado por um lado o Estado aumenta 10 euros por outra retira 30..., 40..., 50..etc.

era suposto baixarem.

a diferença é que cada um faz o que muito bem lhe apetece, e se a maioria concordar em subir o preço, o preço sobe e acabou, nao ha ca lei da oferta e procura ou outra qqr do genero (segundo essas todas, o preço devia baixar)

mentalizem-se, é uma sorte nao termos gasolina a 20€/l, IVA a 50 ou 60%...é so quem manda querer, tem luz verde para fazer o que bem lhe apetece.
neste caso nao é o governo directamente, mas sao os amigos.

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

O que eu não compreendo é como é que o staff governamental é supostamente inteligente (senão não estariam lá) e não perceberam o que se iria passar.
Fui e sou um acérrimo defensor da medida mas nos moldes em que ela foi posta em prática não concordei.

Pelos vistos, não me enganei em nada...[xx(]

O problema é mesmo esse......é que o staff governamental é apenas supostamente inteligente!

Ministro da Saúde nega que medicamentos sem receita estejam mais caros

O ministro da Saúde refutou a conclusão do Observatório dos Sistemas de Saúde de que os medicamentos sem receita vendidos fora das farmácias são mais caros e acusou esta entidade de "falta de rigor" e credibilidade.</u>

António Correia de Campos afirmou que a conclusão a que chegou o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) "não corresponde à verdade" e que o organismo "não a fundamenta".

No seu sexto relatório anual, hoje apresentado em Lisboa, o OPSS sustenta que a "informação disponível aponta para o aumento generalizado dos pre ços dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) face ao período prévio à liberalização", salientando que "os preços de venda ao público nestes novos estabelecimentos são, na generalidade, superiores aos preços praticados nas farm ácias".

O ministro da Saúde asseverou que esta leitura "não corresponde à realidade" e adiantou que, segundo uma amostragem feita pela autoridade regulamentar do sector, referente a este mês, e realizada em 44 das 161 lojas já autorizadas a vender fármacos sem receita, o preço destes medicamentos está "cinco pontos mais baixo do que a base observada em Agostos de 2005".</u>
Correia de Campos explicitou também ser de esperar que existam variações nos preços destes fármacos consoante as lojas onde são vendidos pertencerem a entidades individuais ou a cadeias.

"É de esperar que as lojas em nome individual tenham mais dificuldade e m baixar os preços", salientou o ministro.

http://www.tvnet.com.pt/news_texto.php?id=4113
2006-06-20 11:46:41

ESTE SENHOR É MENTIROSO

O MINISTRO É MENTIROSO

Infarmed confirma subida de preço dos medicamentos
2006/06/20 | 12:23
Estudo baseia-se em 44 das 161 lojas autorizadas a vender sem receita

Um estudo da autoridade regulamentar do sector farmacêutico (Infarmed) revela que estão a aumentar os preços dos medicamentos vendidos fora das farmácias e que em Maio ficaram ligeiramente mais caros do que antes da venda livre.

O estudo do Infarmed, a que a agência Lusa teve hoje acesso, e que foi entregue ao Ministério da Saúde, baseia-se em 44 das 161 lojas autorizadas a vender fármacos sem receita médica e compara os preços dos medicamentos em Agosto passado - dois meses antes de começar a venda livre - até Maio deste ano.

Em Outubro do ano passado a média de preços das duas lojas autorizadas a vender medicamentos era cerca de 15 pontos percentuais abaixo dos valores de Agosto, enquanto em Maio deste ano os 18 estabelecimentos autorizados àquela venda ultrapassavam em pouco mais de um ponto percentual os preços de Agosto.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=697759&div_id=291

Observatório Português dos Sistemas de Saúde ao qual o Ministro pertenceu enquanto andava pela oposição.

Cultura democrática precisa-se[8)].

o ministro está a fazer a treta do costume, agarra em alguns medicamentos e menciona preços , dizendo ah e tal estes baixaram 10 escudos......

bahhhhhhhhh

Mas estavam à espera de quê? Num país de ciganos e vigaristas, lobbiezinhos instituídos e eminências pardas no poder...queriam que baixasse!?! Cresçamos meus srs!

ps. é fartar vilanagem!!!

O que só prova, especialmente aos defensores do sector privado, que não temos país nem empresários com cultura da concorrência. Se um começa a vender a 10, o outro que vendia a 8, aumenta logo julgando que está a perder dinheiro, não percebendo que se fizer notar essa diferença aos clientes pode ainda aumentar mais os seus negócio.

Conhecem mais alguma explicação para a simples bica, um dos mais generalizados e indiferentes produtos do mercado, ter o mesmo preço de base em todo o lado, os famosos 50 cents? não há ninguém que o faça por 40...e mesmo assim tinham lucro!

citação:Originalmente colocada por ebay

O que só prova, especialmente aos defensores do sector privado, que não temos país nem empresários com cultura da concorrência.
Não prova nada disso[:p].
Aqui o que se prova é que o preço do medicamento em Portugal não tem a ver com a DISTRIBUIÇÃO.
Conforme foi discutido há mais de um ano aqui;).

E que a ANF é muito útil para servir de Bode Expiatório;).

E que o responsável disso é este Ministro qd foi Ministro no Governo Guterrez qd legislou uma abertutra-fuga na Lei que indexava a correspondência de preço com Espanha e Itália.

E porque é que aumentaram???? Será que só se sabe olhar para os factos, não os sabem analisar????[8]

Vamos pegar no exemplo dos supermercados, como o Continente! Todos sabemos que tipicamente eles preferem vender 1000 e ganhar 0,1€ por unidade do que vender 100 e ganhar 0,9€ ou mesmo 1€. Faz todo o sentido e acho que aqui ninguém duvida.

Porque é que iriam fazer diferente com um produto como os medicamentos? Que interesse teriam em inverter a lógica de negócio no caso dos medicamentos?

Não terão as farmaceuticas inflaccionado, se calhar, o preço de alguns medicamentos de forma a inviabilizar esta medida?
Haverá preços diferentes para as farmácias e para os supermercados, ou isso é completamente tabelado e definido?

Por acaso, e infelizmente não conhecendo o sector na parte das "vendas a retalho", sempre tive grandes duvidas e reservas sobre o tornar os medicamentos mais baratos.

E porquê as minhas reservas perguntam vocês ??

Por haver dois fulanos que se puseram de imediato em bicos de pés quando se falou nisto.

1º Belmiro de Azevedo

Por ultimo, e não menos importante o "Toi" !!!

Desculpem a minha falta de respeito, vocês não conhecem o sr. pelo diminuitivo na aldeia, Sr. António Saleiro presidente da ANAREC, que defendeu a venda de medicamentos nos postos de combustiveis, conhecendo o "especime" , era de esperar e de ficar de imediato de pé atrás quanto á alegada forma de tornar mais baratos para o publico ps medicamentos.

Ou então as farmácias baixaram elas</u> próprias o preço das "aspirinas e quejandos" por causa da concorrência... Daí terem ficado mais baratos nas farmácias!

O que interessa, de facto, é se o preço médio</u> desses medicamentos após a medida política baixou ou não!

Voltar
Superior