Mazda Mx5

Ontem foi dia de trackday no KIP.
Houve, mais uma vez, uma sessão dedicada exclusivamente a MX-5.
Levei as jantes 16’ com os pneus oem já bastante gastos.
Com coils e reprogramação, o elo mais fraco e factor limitador foram mesmo os pneus.
Para o próximo já levo os PS4 em 17’ ou então uns R888R nas jantes 16’

Seguem umas fotos de um dia MUITO bem passado.
70df27fb4f3a5e369e1d0fda44a24f46.jpg
b6aab24a13a3ea626ab764fd617544cb.jpg
b8462a6e47b54f0a0035958d5d07f079.jpg
41270087d79b8c4b34bed08a49a61fea.jpg
dde72bcd0b57e89046566417f3b9c480.jpg
e2b45f408ea1e683fd5a7d53d7aa936f.jpg

Por acaso desliguei poucas vezes o controlo de tração enquanto conduzia em estrada pública e é mais para ver como é que se porta, pois não confio muito nos meu dotes de pilotagem, por isso não posso opinar sobre essa situação, mas com o controlo de tração ligado nunca senti o carro fugir de traseira sem eu estar à espera que fugisse, até o acho bem previsível.

No resto concordo com o que dizes, mais binário e potência seriam sempre bem vindos, mas andando na faixa alta do conta-rotações não sinto falta disso.
Até em aceleração é porreiro, um carrito de 131 cv fazer dos 0-100km/h em pouco mais de 8 segundos nos tempos que correm está bem bom.

Depois põe aqui a informação de quando sai o video no teu site.

Com o controlo ligado é tranquilo. Mas desligando, numas curvas de serra como o usei, achei um bocado imprevisível por vezes. E adorna um pouco, mas é normal tendo em conta que é um automóvel pensado não só para atacar umas curvas.

Obrigado pelas boas vindas ! [;)]

Será um Soft-Top. A motorização é a 2.0 184 CV na versão Excellence (acho que a única disponível por terras lusitanas na motorização 2.0).

Quanto à cor... uiii... não foi nada fácil ! O carro é tão lindo praticamente em todas... acabei por escolher o Crystal Soul Red ! [kiss]

A capota será em preto, assim como os bancos... não consigo gostar da combinação do castanho com o Crystal Soul Red. Já se fosse em branco, acho que o castanho ficaria fantástico.

Ainda ponderei o pack sport com os bancos Recaro, os bilstein e as barras, mas tive receio de algum desconforto em viagens mais longas... não tanto por mim, mas principalmente a pensar em quem viaja comigo.

Adquiri também a extensão de garantia +2 anos. Acho que vou manter este carro por muuuito tempo ! Nada percebo de mecânica, mas pelo que li, Motor 2.0 atmosférico 184 CV (sem turbo), talvez um dos últimos carros de produção a ter um motor assim ! apr:)

Parabéns, tento não vir cá muitas vezes [:D] ponderas colocar algo after market?

Conseguiste abaixo dos 38k?

Edit: li depois que sim. Pena a diferença do 1.5 para o 2.0 ainda ser enorme, quase 10k.

Última edição:
Com o controlo ligado é tranquilo. Mas desligando, numas curvas de serra como o usei, achei um bocado imprevisível por vezes. E adorna um pouco, mas é normal tendo em conta que é um automóvel pensado não só para atacar umas curvas.

Sim, o carro adorna um bocado, o que vale é que se sente sempre colado à estrada, e essa questão do adornar até é realtivamente facil e barato de resolver, existe é muita gente como eu que fica na duvida se vale a pena resolver ou não face ao trade-off que é perder, ou o receio de perder, um pouco do conforto.

Para mim que uso o carro para todo o serviço e em todo o tipo de estradas acho que o MX-5 acaba por ter um bom compromisso, depois há aqueles 10% das vezes que conduzo como um puto de 18 anos e gostava que ele fosse uma "tábua" e que o escape fosse um Record Monza [:D]

tá bem, mas se a mazda não for com a fiat, vai com outra. isso parceiro arranja-se sempre

Isso depois logo se vê, espero que sim era bom que isto não acabasse daqui a uns anos.

Como disseram que a Toyota agora tem uma participação da Mazda pode ser que façam uma parceria e já agora a Toyota aproveitava para ressuscitar o MR2 como disse o Crash.

Mazda Mx5

Sim, o carro adorna um bocado, o que vale é que se sente sempre colado à estrada, e essa questão do adornar até é realtivamente facil e barato de resolver, existe é muita gente como eu que fica na duvida se vale a pena resolver ou não face ao trade-off que é perder, ou o receio de perder, um pouco do conforto.

Para mim que uso o carro para todo o serviço e em todo o tipo de estradas acho que o MX-5 acaba por ter um bom compromisso, depois há aqueles 10% das vezes que conduzo como um puto de 18 anos e gostava que ele fosse uma "tábua" e que o escape fosse um Record Monza [:D]

Acho que já mencionei isto aqui em tempos, mas as sways não trazem inconvenientes em relação ao conforto. Tenta dar uma volta num que vais ficar impressionado.
Vai ser o meu próximo upgrade.

Acho que já mencionei isto aqui em tempos, mas as sways não trazem inconvenientes em relação ao conforto. Tenta dar uma volta num que vais ficar impressionado.
Vai ser o meu próximo upgrade.

Fico com a ideia que alguma coisa deve alterar em termos de conforto, pois recordo-me do 330i referir-se neste tópico que quando colocou as Sways achou que o carro ficou desconfortável e que depois alterou a configuração das ba e aí sim voltou a ter o carro mais confortável e sem adornar tanto, mas tenho medo que mesmo na posição mais confortável fique demasiado desconfortável, não por mim, pois o meu Mini era mais desconfortável e mesmo assim para mim estava óptimo, mas a minha mulher sofre um bocado das costas e o MX-5 como está ela não se queixa do conforto, ao contrário do que se passava no Mini.

Fico com a ideia que alguma coisa deve alterar em termos de conforto, pois recordo-me do 330i referir-se neste tópico que quando colocou as Sways achou que o carro ficou desconfortável e que depois alterou a configuração das ba e aí sim voltou a ter o carro mais confortável e sem adornar tanto, mas tenho medo que mesmo na posição mais confortável fique demasiado desconfortável, não por mim, pois o meu Mini era mais desconfortável e mesmo assim para mim estava óptimo, mas a minha mulher sofre um bocado das costas e o MX-5 como está ela não se queixa do conforto, ao contrário do que se passava no Mini.

Não era desconforto msantos, era apenas um comportamento demasiado "racing" para o dia-a-dia. Para brincar em pista estava perfeito

Mas repara as barras estabilizadoras reguláveis como é o caso destas da RBE têm 3 posições (soft, medium e hard) se colocares uns drop-links reguláveis ainda ganhas flexibilidade de ajustes entre cada uma destas posições, e depois é por tentativa-gosto até termos o carro como gostamos. Sai mais de frente ou mais de traseira, ou ás 4 rodas, isto é á escolha do freguês![;)]

No meu caso optei por médium atrás e médium à frente com os drop-links mais "apertados" nas barras da frente. Ficou perfeito

Não era desconforto msantos, era apenas um comportamento demasiado "racing" para o dia-a-dia. Para brincar em pista estava perfeito

Mas repara as barras estabilizadoras reguláveis como é o caso destas da RBE têm 3 posições (soft, medium e hard) se colocares uns drop-links reguláveis ainda ganhas flexibilidade de ajustes entre cada uma destas posições, e depois é por tentativa-gosto até termos o carro como gostamos. Sai mais de frente ou mais de traseira, ou ás 4 rodas, isto é á escolha do freguês![;)]

No meu caso optei por médium atrás e médium à frente com os drop-links mais "apertados" nas barras da frente. Ficou perfeito

Essas afinações, soft, medium e hard consegues afinar tu ou tem que ir para a oficina para afinar? Confesso que ainda não percebi bem como funciona.
Não me importava de gastar dinheiro nisso [kiss]

Vais vender o teu Mx-5 com isso montado ou vais passar as sways para o novo?

Depois de ver o início deste vídeo dei comigo a pensar: ai que o meu MX-5 foi de serviço. [:D]

o que vale é que só foi de serviço durante 400km [:D]

Nao conhecia este canal, apareceu nas minha sugestões do YouTube mas achei o tipo tão bronco que não consegui ver mais do que os primeiros 2 ou 3 minutos.

Depois de ver o início deste vídeo dei comigo a pensar: ai que o meu MX-5 foi de serviço. [:D]

Nao conhecia este canal, apareceu nas minha sugestões do YouTube mas achei o tipo tão bronco que não consegui ver mais do que os primeiros 2 ou 3 minutos.
Acredita que foram poucos...mas bem...espremidos! Mas não penses nisso agora....

Vinha precisamente colocar aqui esse vídeo, também estava nas minhas sugestões, é de 10 / 03 / 2019!

Não é o André Vieira, pois não? [:D] entre os 15 - 20 min ele estava um pouco histérico, como se estivesse a conduzir um super desportivo.

Última edição:
Essas afinações, soft, medium e hard consegues afinar tu ou tem que ir para a oficina para afinar? Confesso que ainda não percebi bem como funciona.

existe muito mais informação espalhada pela net, mas deixo-te aqui um video explicação e certos ajuste sobre a barra estabilizadora e outro onde podes ver a modificação de afinações que tal como o 330 usa pendurais também reguláveis aumentando as possibilidades de afinação.

na maioria dos carros o acesso e afinação não é complicada de fazer para quem tem ferramentas e conhecimentos básicos.
a troca da barra em si é que nalguns casos pode ser mais complicado e obrigar até a tirar ou aliviar o charriot, no alfa 156 que tive era um festim de desmontar peças.

A afinação pode ser feita por ti, desde que consigas perceber as co-relações dinâmicas entre cada ajuste nas barras onde as diferenças são bem notórias, já nos drop links as diferenças exigem alguma sensibilidade

Se o comprador ficar com elas vão com o carro, senão fico com elas. Não sei se o novo precisará delas, tendo em conta que tem suspenção desportiva, preciso de ver à posteriori. ;)

Na hora de almoço vi o vídeo completo e vou fazer um resumo, até pq fiquei com algumas dúvidas.

1) ele testou o Excellence 1.5 de 132cv. Diz que não tem câmara traseira de série, tinha ideia que o do @msantos tem.

2) Adorou o volante e a direção muito direta.

3) Não se queixou dos Yokohama, disse atém que são fofos e gastam pouca borracha. Mas como não choveu, fica incompleta a análse dele (já li por aqui alguém a queixar-se que são fracos).

4) Achou o 1.5 um excelente compromisso para o preço, tem sérias dúvidas que o 2.0 compense. Ele mais tarde conta testar o 124 abarth e o 2.0 (já testou o GT86).

5) Estava com média de 8.1L no CB, nem sei como, ele estava sempre a dar gás.

6) A frente nunca lhe fugiu, nem achou a suspensão muito oscilante (estranho, visto ser sabido que o carro adorna bem).

7) Ele tem 1 76m e diz que só lhe sobram 4 cm para o tecto [:D] mau, quem tem mais de 1 80m não o poderá conduzir? Há por aqui algum utilizador com mais de 1 80m?

Na hora de almoço vi o vídeo completo e vou fazer um resumo, até pq fiquei com algumas dúvidas.

1) ele testou o Excellence 1.5 de 132cv. Diz que não tem câmara traseira de série, tinha ideia que o do @msantos tem.

2) Adorou o volante e a direção muito direta.

3) Não se queixou dos Yokohama, disse atém que são fofos e gastam pouca borracha. Mas como não choveu, fica incompleta a análse dele (já li por aqui alguém a queixar-se que são fracos).

4) Achou o 1.5 um excelente compromisso para o preço, tem sérias dúvidas que o 2.0 compense. Ele mais tarde conta testar o 124 abarth e o 2.0 (já testou o GT86).

5) Estava com média de 8.1L no CB, nem sei como, ele estava sempre a dar gás.

6) A frente nunca lhe fugiu, nem achou a suspensão muito oscilante (estranho, visto ser sabido que o carro adorna bem).

7) Ele tem 1 76m e diz que só lhe sobram 4 cm para o tecto [:D] mau, quem tem mais de 1 80m não o poderá conduzir? Há por aqui algum utilizador com mais de 1 80m?

uma pessoa não cresce só de tronco e pescoço, cresce também de pernas. Ou seja, pode haver pessoas com 1.85 que caibam lá e outras que não.

Voltar
Superior