Mazda Mx5

Protege essa parte da porta a descoberto e o capot atá metade há sempre salpicos (muitos).

Já apliquei o spray e não houve azar, por acaso este da Ragtop não salpica muito, apesar de espalhar mais do que me pareceu nos videos que vi a aplicarem o produto.
Daqui a 2 dias espalho um copo de água em cima para ver se repele a água como nos videos, eles dizem que o produto demora 48 horas a penetrar totalmente na lona.

Andar a perder tempo de volta do carro não é mesmo a minha "onda" mas lá teve que ser e ainda foi aspirado que bem precisava, a ver se entretanto compro os tapetes de borracha os meus de tecido já se começava a notar o inicio de desgaste pelo que colei o reforço de tapete que me deram quando comprei o carro, vamos lá ver quanto tempo dura.

Se ele passar a andar num mx-5 fúcsia é capaz é de atrair mais gente que lhe queria "ir à peida"

e nao sinto falta de visibilidade
sera de estar habituado aos rasteriso ?

abd57440edf921fcf1f655a9d6a517ff234e29a3-e1544389529978-800x533_c.jpg

Um MX5 assim com esta cor ajudava [:D]

Já agora, esse Porsche procura dono
https://www.motor24.pt/motores/clas...nico-no-mundo-procura-dono-especial-como-ele/

Fazendo o feedback do produto de impermeabilização da capota, eu sou sempre muito céptico em relação a produtos para o carro, então hoje antes de sair com o carro levei para a garagem uma garrafa de água e despejei para cima da capota e aconteceu tal e qual como nos videos que eles postam a fazer publicidade, a água assim que tocou na lona formou gotas e deslizava pela capota, ficou aprovado.
Agora só espero que facilite a remoção dos dejectos dos passaros e que evite que a capota fique manchada com esses dejectos.

Dei 3 mãos de produto, que era o que dizia na embalagem para fazer na primeira utilização e deve ter sobrado na lata quantidade para mais 2 mãos.
Não sei quanto tempo irá fazer efeito o produto, não encontro essa informação em nenhum lado.

Entretanto hoje foi dia de fazer só nacional e apanhei sempre muito trânsito, saí de casa com média do depósito em 5,9 l/100 e 60 km depois a média estava nos 5,7. O carro a andar devagar, depois do motor estar "quente" gasta realmente pouco.

Já agora alguém sabe se este carro tem volante bimassa como a maior parte dos diesel hoje em dia?
Pergunto isto porque volta e meia olho para a sugestão que o carro faz para as mudanças e vi a 60km/h o carro a pedir para meter a 6ª, acho que isto irá esforçar muito o motor, mas quando experimentei em plano ele realmente aguenta bem a 6ª aquela velocidade, o carro chegou ao cumulo de eu estar a circular em 4ª e ele a dizer para eu passar de 4ª para 6ª.
É engraçado que quando puxamos mais um pouco pelo carro ele deixa de fazer as sugestões, deve achar que já que não estamos a fazer caso, não vale a pena ele estar a esforçar-se. [:D]

Já agora alguém sabe se este carro tem volante bimassa como a maior parte dos diesel hoje em dia?

segundo sei é volante maciço e aligeirado, mas li que no caso do 2.0 vai ser usado bimassa devido ao aumento de potencia previsto para 2019 possivelmente aleado ao facto de haver alguns relatos de algumas vibrações sentidas.

gostava de saber/comparar que consumos farias com um abarth no teus percursos e estilo de condução, é que os que relatas com o mx-5 são[br:)][br:)]

segundo sei é volante maciço e aligeirado, mas li que no caso do 2.0 vai ser usado bimassa devido ao aumento de potencia previsto para 2019 possivelmente aleado ao facto de haver alguns relatos de algumas vibrações sentidas.

gostava de saber/comparar que consumos farias com um abarth no teus percursos e estilo de condução, é que os que relatas com o mx-5 são[br:)][br:)]

Um 124 Abarth ou um 500 Abarth?
Se nós puxarmos as goelas ao MX-5 ele também bebe bem [:D]
No meu caso posso dizer que por exemplo hoje não andei depressa mas também não ando a empatar o trânsito, se puder andar a 100 numa estrada não estou a andar a 60, mas como apanhei sempre trânsito de um lado para o outro acabei por andar devagar, o que é engraçado é que andei mais depressa em 3a velocidade, em que andei a 120km/h em 3 ultrapassagens que fiz, do que consegui andar em 6a velocidade que não devo ter passado dos 100km/h.
Tirando os espaços de arrumação posso dizer que estou muito contente com o MX-5, para aquilo que faço com o carro não me desilude nada como daily driver, se bem que neste momento até nem tenho tido necessidade de andar com o carro todos os dias por isso é pouco daily [:D]
Eu adorava o meu Mini e não me arrependo nada de o ter trocado e de não ter comprado um Mini Cabrio Cooper D que Durante muito tempo foi a única opção que eu tinha colocado em cima da mesa e o MX-5 conseguiu um feito que o Mini no tempo que esteve cá em casa não consegui fazer: o MX-5 já conquistou a minha mulher, apesar de lhe custar a admitir. [:D]

No meu caso posso dizer que por exemplo hoje não andei depressa mas também não ando a empatar o trânsito, se puder andar a 100 numa estrada não estou a andar a 60, mas como apanhei sempre trânsito de um lado para o outro acabei por andar devagar, o que é engraçado é que andei mais depressa em 3a velocidade, em que andei a 120km/h em 3 ultrapassagens que fiz, do que consegui andar em 6a velocidade que não devo ter passado dos 100km/h.
Tirando os espaços de arrumação posso dizer que estou muito contente com o MX-5, para aquilo que faço com o carro não me desilude nada como daily driver, se bem que neste momento até nem tenho tido necessidade de andar com o carro todos os dias por isso é pouco daily [:D]
Eu adorava o meu Mini e não me arrependo nada de o ter trocado e de não ter comprado um Mini Cabrio Cooper D que Durante muito tempo foi a única opção que eu tinha colocado em cima da mesa e o MX-5 conseguiu um feito que o Mini no tempo que esteve cá em casa não consegui fazer: o MX-5 já conquistou a minha mulher, apesar de lhe custar a admitir. [:D]

Nem quando puxas ele bebe bem. Acho que se quiseres fazer uma média de 12 em 200kms nem consegues com este motor, o que é esplêndido. Na maioria dos outro carros fazer média de 15/20 é relativamente "fácil".

[8b][s)]
desculpe sra. professora marta, foi do sono.

estava a falar do 500 que ainda chegaste a equacionar. é que eu no 500 só consegui fazer consumos desse género durante a rodagem. de resto anda sempre em torno dos 10l, dai ter uma certa curiosidade em saber quanto farias nos teus percursos e estilo de condução habitual.

Nem quando puxas ele bebe bem. Acho que se quiseres fazer uma média de 12 em 200kms nem consegues com este motor, o que é esplêndido. Na maioria dos outro carros fazer média de 15/20 é relativamente "fácil".

Pois, depende do que se considera beber bem [:D]
Eu como venho do mundo dos diesel, tudo o que é acima de 8 é beber bem [:D] eu no outro dia com uma condução mais aguerrida fiz com facilidade ao fim de 20 ou 30 km média de 10,8 l/100, levei várias vezes as rotações acima das 7.000RPM, mas nunca ao corte e houve alturas em que tive que ir devagar porque não era o único a andar na estrada.
Fazer 200km e ter uma média de 12 l/100 é capaz de ser realmente dificil, mas eu não sei quanto é que ele gastará por exemplo em A.E. acima dos 150-160 km/h aí já deve passar dos 10 l/100, não?

Julgo que carros para fazer médias de 15/20 l/100 com "facilidade" também terão que ser carros com motores com bem mais cilindrada e potência do que o MX-5, já são carros de outra liga.

[8b][s)]
desculpe sra. professora marta, foi do sono.

estava a falar do 500 que ainda chegaste a equacionar. é que eu no 500 só consegui fazer consumos desse género durante a rodagem. de resto anda sempre em torno dos 10l, dai ter uma certa curiosidade em saber quanto farias nos teus percursos e estilo de condução habitual.

Eu não cheguei a equacionar o 500 Abarth, não se coadunava nada com o que eu pretendia num carro, principalmente a nível de conforto. E o 500C para mim não é um cabrio que era a condição fundamental para fazer a troca de carro.
Eu cheguei a ir a um stand ver os Abarth mas foi com um amigo meu que estava interessado em comprar um, supostamente para a mulher, que queria um 500 e ele teve logo a ideia do 500 "apimentado".

No entanto pelo que vejo no DB do 500 Abarth do Boxer e do pessoal que lá posta, julgo que no mínimo a conduzir como faço com o MX-5 faria mais uns 1,5 l/100 do que faço com o MX-5. O 500 não tem 6ª velocidade o que prejudica os consumos a "rolar" com o carro e há lá pessoal que se queixa que mesmo a andar devagar não conseguem baixar do 8 l/100, inclusivamente um dos proprietários foi dono de um Mini Roadster Cooper S e diz que o Abarth bebe mais do que bebia o Cooper S.
Gosto muito do 500 Abarth, principalmente do ronco do motor, mas era carro que não dava para mim.

Pois, depende do que se considera beber bem [:D]
Eu como venho do mundo dos diesel, tudo o que é acima de 8 é beber bem [:D] eu no outro dia com uma condução mais aguerrida fiz com facilidade ao fim de 20 ou 30 km média de 10,8 l/100, levei várias vezes as rotações acima das 7.000RPM, mas nunca ao corte e houve alturas em que tive que ir devagar porque não era o único a andar na estrada.
Fazer 200km e ter uma média de 12 l/100 é capaz de ser realmente dificil, mas eu não sei quanto é que ele gastará por exemplo em A.E. acima dos 150-160 km/h aí já deve passar dos 10 l/100, não?

Julgo que carros para fazer médias de 15/20 l/100 com "facilidade" também terão que ser carros com motores com bem mais cilindrada e potência do que o MX-5, já são carros de outra liga.

Não, basicamente todos os 4cil do mercado quando espremidos . O meu NB é um exemplo disso, mas é um motor já com uns anos. O que te queria dizer é que esse motor é poupado sempre, independentemente do ritmo (isto comparado com motores semelhantes)

Eu não cheguei a equacionar o 500 Abarth, não se coadunava nada com o que eu pretendia num carro, principalmente a nível de conforto. E o 500C para mim não é um cabrio que era a condição fundamental para fazer a troca de carro.
Eu cheguei a ir a um stand ver os Abarth mas foi com um amigo meu que estava interessado em comprar um, supostamente para a mulher, que queria um 500 e ele teve logo a ideia do 500 "apimentado".

No entanto pelo que vejo no DB do 500 Abarth do Boxer e do pessoal que lá posta, julgo que no mínimo a conduzir como faço com o MX-5 faria mais uns 1,5 l/100 do que faço com o MX-5. O 500 não tem 6ª velocidade o que prejudica os consumos a "rolar" com o carro e há lá pessoal que se queixa que mesmo a andar devagar não conseguem baixar do 8 l/100, inclusivamente um dos proprietários foi dono de um Mini Roadster Cooper S e diz que o Abarth bebe mais do que bebia o Cooper S.
Gosto muito do 500 Abarth, principalmente do ronco do motor, mas era carro que não dava para mim.

ok, fiquei com a ideia que ainda tinhas equacionado talvez derivado à participação no tópico do boxer.
isso da 6ª velocidade por vezes é uma ilusão e dentro da abarth existe esse exemplo. a 6ª do punto equivale à 5ª do 500 a nível de rpm/velocidade.

Não, basicamente todos os 4cil do mercado quando espremidos . O meu NB é um exemplo disso, mas é um motor já com uns anos. O que te queria dizer é que esse motor é poupado sempre, independentemente do ritmo (isto comparado com motores semelhantes)

Mas olha que não, não se pode comparar os motores de hoje em dia com o motor do NB, os motores estão muito mais eficientes em termos de consumo de combustivel.
Ainda no outro dia no tópico dos Mini um JCW 2.0 com 231 cv fez 100 km com uma média de 153 km/h e o consumo foi de 11.2 l/100 e pelos visto em A.E. foi mesmo a dar gás. Está aqui esse post:

https://forum.motorguia.net/diario-de-bordo/155215-cantinho-dos-mini-113.html

Eu concordo que o ND é um carro poupado, mas o mérito não será todo do motor, é bastante aerodinâmico e leve o que ajuda bastante.
Ah! E também não tem muitos cavalos para dar de beber,[:D] por exemplo face ao JCW são quase 100 cavalos a menos.

Mas olha que não, não se pode comparar os motores de hoje em dia com o motor do NB, os motores estão muito mais eficientes em termos de consumo de combustivel.
Ainda no outro dia no tópico dos Mini um JCW 2.0 com 231 cv fez 100 km com uma média de 153 km/h e o consumo foi de 11.2 l/100 e pelos visto em A.E. foi mesmo a dar gás. Está aqui esse post:

https://forum.motorguia.net/diario-de-bordo/155215-cantinho-dos-mini-113.html

Eu concordo que o ND é um carro poupado, mas o mérito não será todo do motor, é bastante aerodinâmico e leve o que ajuda bastante.
Ah! E também não tem muitos cavalos para dar de beber,[:D] por exemplo face ao JCW são quase 100 cavalos a menos.

Olha que não....

Um dos indicadores da eficiência energética num motor de combustão, mede-se pela capacidade deste aproveitar e transformar em potencia e binário toda a energia proveniente da combustão. E nisso o motor atmosférico Skyactiv 1.5 está entre os melhores. Como o está o novo 2.0 de 184Cv

O motor de 1.5 Cv produz em média potencias de 140cv, alguns estão para lá dos 145cv, e binários de 168nm entre as 3500 e as 6000rpm.

O baixo peso do conjunto leva os consumos para os 6 litros ou menos de 7 litros em andamentos que noutras motorizações similares focariam nos 9 ou 10 litros.

Deixaste-me com a pulga atrás da orelha e tentei procurar o CX do carro, oficialmente não encontrei mas vi em sites que seria de 0,35 o que realmente não é nada de especial, o desenho do carro engana bem.

Os cabrios tradicionais nunca serão eficientes do ponto de vista de aerodinamica [;)]

Um dos indicadores da eficiência energética num motor de combustão, mede-se pela capacidade deste aproveitar e transformar em potencia e binário toda a energia proveniente da combustão. E nisso o motor atmosférico Skyactiv 1.5 está entre os melhores. Como o está o novo 2.0 de 184Cv

O motor de 1.5 Cv produz em média potencias de 140cv, alguns estão para lá dos 145cv, e binários de 168nm entre as 3500 e as 6000rpm.

O baixo peso do conjunto leva os consumos para os 6 litros ou menos de 7 litros em andamentos que noutras motorizações similares focariam nos 9 ou 10 litros.

Foi isso que referi: o baixo peso do conjunto ajuda a ter os bons consumos que apresenta e obviamente que o motor ajuda.
Quando tirei a carta de condução na altura o meu pai tinha um Alfa Romeo 33 da segunda geração (já tinha tido um da primeira), o carro era de carburador duplo e nunca faziamos consumos abaixo dos 9 e o normal era sempre de 10 para cima, mas o cantar do Boxer ajudava a ter vontade de acelerar e na altura tanto eu como o meu Pai tínhamos o pé bem pesado.
Ainda no outro dia a conversar de carros com um amigo meu referi que o MX-5 fez-me voltar aos tempos em que andava com o Alfa 33 e sempre com um sorriso nos lábios, se bem que o MX-5 ainda não levou as esfregas que o 33 levou, mas há de lá chegar [:D] ou talvez não, que eu agora tenho muito mais juízo a conduzir. [:cool:]

Há duas questões em termos de aerodinâmica, uma é o tal cX e a outra é a área frontal.

O MX-5 até pode ter um cX longe de referencial mas a superfície frontal é bastante reduzida, pois o carro não é muito largo e muito menos é alto.

Aerodynamics_FrontalArea.png

No caso do pesado a área frontal é muito maior e actua um pouco como um travão, mesmo que a o cX seja baixo. Se o cX for alto, nomeadamente aqueles com frentes tipo parede, pior ainda.

A combinação desses dois factores é que influencia prestações, emissões e consumos, especialmente à medida que a velocidade sobe.

Os cabrios tradicionais nunca serão eficientes do ponto de vista de aerodinamica [;)]

Com a capota para baixo obviamente que não, até que já fiz alguns percursos com a capota para baixo e para cima e realmente em descapotável notam-se os consumos um pouco mais elevados, mas com a capota para cima a resistência ao ao deve ter a ver com o desenho do carro e não com a falta de rigidez da capota, e daí se calhar até influência qualquer coisa.
Curiosamente das vezes que mais puxei pelo MX-5 foi sempre com a capota para baixo, é delicioso ouvir o barulho do carro no habitáculo [:cool:], não fosse eu querer circular comodamente em A.E. e às tantas investia num escape um pouco mais barulhento.

Voltar
Superior