Matemática

Omega

Well-known member
UM HOMEM GASTOU TUDO O QUE TINHA NO BOLSO EM DUAS LOJAS. EM CADA UMA GASTOU 1 EURO A MAIS DO QUE A METADE DO QUE TINHA AO ENTRAR. QUANTO TINHA O HOMEM AO ENTRAR NA PRIMEIRA LOJA?

A solução eu já sei qual é .... a questão é representar isto de forma que uma criança de 9 anos perceba .....:sh)

UM HOMEM GASTOU TUDO O QUE TINHA NO BOLSO EM DUAS LOJAS. EM CADA UMA GASTOU 1 EURO A MAIS DO QUE A METADE DO QUE TINHA AO ENTRAR. QUANTO TINHA O HOMEM AO ENTRAR NA PRIMEIRA LOJA?

A solução eu já sei qual é .... a questão é representar isto de forma que uma criança de 9 anos perceba .....:sh)

O mesmo possuia 14€, ao entrar na 1º loja.

Correcto ?

Última edição:
Um miúdo de 9 anos percebe a parte em bold...axo que não precisa de graaaaaaaandes explicações. Como a matemática do problema em si não é complicada para um miúdo de 9/10 anos, axo que a resolução se centra na compreensão do texto, mas nem que precisem de ler e reler devem la chegar sem ajudas...

Para uma criança de 9 anos acho melhor recorrer à "pizza".

Desenha uma circunferência (representa o dinheiro inicial). Divide-a ao meio (o que ele gasta na primeira loja) e na metade restante 'corta uma fatia' que vale 1 (€).

O resto dessa metade, ele gasta todo na segunda loja. Ora sabemos que gasta metade disso (corta essa parte em duas) e gasta mais 1€. Então essa parte que ele vai gastar na segunda loja, sabemos que metade é 1€, logo a outra metade terá de ser igualmente 1€.

Juntando à pizza inicial, ficamos a saber que metade dela é 1+1+1=3€, logo a pizza total são 6€, que é quanto ele tinha no bolso inicialmente.

Não sei se está claro o raciocínio.....Qualquer coisa apita [;)]

Há aqui qualquer coisa que não está a bater bem. Se em cada uma loja gastou um euro a mais do que a metade do que inicialmente tinha certo é que teve de ficar a dever dinheiro, em princípio na segunda loja... [:D]

Por exemplo, se tinha €10 aquando da entrada na primeira loja deverá ter gasto €6 nessa, sobrando €4, e ficou a dever €2 na segunda... Se é que não pagou com multibanco e deixou o que tinha no bolso em "paz" e, aí, é indiferente o que trazia em dinheiro! [:D]

bingo....

se ele gastou na 2ª loja metade do q tinha mais 1 euro ... logo... entrou com 2€ na loja para sair sem dinheiro nenhum

Faz-se bem sem equação.

(Deves ser engenheiro/estudante de engenharia, sempre agarrado à matemática "pura e dura" :)

Eheh, por acaso até sou estudante de engenharia, mas fi-lo por equação porque muito sinceramente, não estava a ver outra maneira mais simples de o fazer[;)]

Há aqui qualquer coisa que não está a bater bem. Se em cada uma loja gastou um euro a mais do que a metade do que inicialmente tinha certo é que teve de ficar a dever dinheiro, em princípio na segunda loja... [:D]

Por exemplo, se tinha €10 aquando da entrada na primeira loja deverá ter gasto €6 nessa, sobrando €4, e ficou a dever €2 na segunda... Se é que não pagou com multibanco e deixou o que tinha no bolso em "paz" e, aí, é indiferente o que trazia em dinheiro! [:D]

Em cada loja gasta metade do que tinha quando entrou nessa loja + 1 €, e não metade do que tinha no início.

Começando do fim para o princípio é mais fácil.

A parte final já está resolvida: na segunda loja só pode entrar com 2€ para satisfazer a condição enunciada.

Logo da primeira loja sai com 2€ no bolso, o que significa que à partida tinha 6€. Gastou metade de 6 mais 1, ou seja 4 na primeira loja

AWd, meti-me aí no meio sem dar conta que estavas a completar o teu pensamento...Desculpa.

Já agora, a. rosário podes meter aí a equação, pf?

...
Em cada loja gasta metade do que tinha quando entrou nessa loja + 1 €, e não metade do que tinha no início.
Certo. Se "em cada uma loja gastou um euro..." a mais do que inicialmente (...) tinha quando entrou a quantia em dinheiro que trazia não é importante, pois, por certo, não pagou com o dinheiro que levava no bolso... [;)]

Edit: OK, já vi.

Certo. Se "em cada uma loja gastou um euro..." a mais do que inicialmente (...) tinha quando entrou a quantia em dinheiro que trazia não é importante, pois, por certo, não pagou com o dinheiro que levava no bolso... [;)]

Edit: OK, já vi.

Estamos cansados, estamos...

Em cada loja gastou mais um euro além da metade que tinha ao entrar.

Para ficar de bolsos vazios no final das compras, só a condição de ter dois euros à entrada da última loja é que serve o problema, já que 2 é o único número que é igual a metade de si mesmo + 1.

Voltar
Superior