Marcha atrás no Clio II

Horaciano

New member
Viva,

Tenho agora um Clio II.2 de 2005 e noto que a marcha-atrás por vezes não entra. Levanto sempre bem o anel da manete. Para resolver o assunto tenho de andar primeiro um bocadinho para a frente ou deixar descair, e a seguir já consigo meter marcha-atrás sem dificuldades.

A minha questão: isto é típico nestes carros ou haverá um princípio de problema de caixa?

Obrigado pela ajuda!

É normal. Se puseres a primeira antes de colocares a marcha-atrás, verás que isso não acontece.

De qualquer forma, é tudo uma questão de jeito.

A mim acontece exactamente igual, ou não entra e tenho que levantar o pé esquerdo e já entra como manteiga em pão quente, ou deixo descair enquanto mantenho a ligeira pressão ou vou a 1a e só depois à MA. não vejo isso como um problema, fica descansado

É normal. Se puseres a primeira antes de colocares a marcha-atrás, verás que isso não acontece.

De qualquer forma, é tudo uma questão de jeito.

Isto também me acontece algumas vezes, mas geralmente deixo descair um pouco e já entra. Importas-te de explicar o porquê...? Deve ter alguma coisa a ver com o diferencial, não...?

Normal.

A solução muitas vezes é pôr em ponto morto, levantar a embraiagem e tentar de novo.

A marcha atrás usa rodas dentadas de dentes direitos, ao contrário das restantes mudanças que usam dentes cónicos. Por usar dentes direitos, mais simples e baratos de produzir, tem o defeito de não engrenar tão bem.

Normal.

A solução muitas vezes é pôr em ponto morto, levantar a embraiagem e tentar de novo.

A marcha atrás usa rodas dentadas de dentes direitos, ao contrário das restantes mudanças que usam dentes cónicos. Por usar dentes direitos, mais simples e baratos de produzir, tem o defeito de não engrenar tão bem.

Acho que já tinha lido qq coisa sobre isso nalgum lado... É por isso que a marcha-atrás "assobia" quando se acelera mais um pco.

No meu ex carro isso acontecia muito, agora este a marcha atrás tal como as outras velocidades é sincronizada, ate aso 15 kms/hora a andar para a frente posso meter marcha atrás sem problema, claro convém é levantar a embraiagem só com o carro parado ;)

Voltar
Superior