"Marcar a mesa"

Estou enganado porquê?

Já todos sabemos que a maioria das entidades patronais, espreme o mais que pode os empregados, e quando se trata empregados de limpeza, este não são mesmo excepção.

Se os empregados existentes, por mais que se esforcem não derem conta do recado , o que acontece é que os clientes acabam por evitar esse espaço por falta de condições. E se evitam, menos receita é gerada... que é o que não se quer.

Mais acrescento que em relação ao meu irónico post, no Almada Forum não existem nem avisos, nem carrinhos para colocar tabuleiros, excepto dento de alguns restaurantes como o Macdonalds.

Os que se julgam bons samaritanos por retirarem os tabuleiros das mesas e irem colocá-los nos carrinhos dos empregados ou ao lado ou onde calha, só estão a atrapalhar o serviço destes. Porque o espaço é limitado, porque têm na mesma que ir limpar as mesas (sim, os tabuleiros não fazem milagres) e porque estão a assoberbar os empregados em numero de tabuleiros para processarem, sem terem condições para isso.

Mesmo nos CCs que recomendem os visitantes e clientes a arrumar tabuleiros, e tenham condições para isso, se não receber por isso qq desconto, tb não posso concordar em arrumar o meu tabuleiro e a fazer o serviço que deve ser feito por quem deve ser pago para isso.
Se o pessoal não chega, metam mais. Os lucros dos CCs decerto chegam bem para isso.

No Almada Forum é dos poucos que não levanto o tabuleiros, só se comer no MAC ou Go Natural, os únicos que me apercebi que têm espaço próprio para colocar o tabuleiro.

Por vezes vi pessoas a levantar, e é engraçado, para serem cívicos para os outros, só atrapalham as funcionárias limpeza, porque por vezes ao encherem os "carrinhos" delas, tapam as entradas do lixo/reciclagem que estão lá.

De resto, sempre que existe espaço próprio acho que não custa levantar o próprio tabuleiro.

É impressionante como se defende acerrimamente certas faltas de civismo para que os benefícios retirados de tais atitudes não sejam postos em causa... benefícios esses que só existem com o civismo de outros.

Hoje fui "visitar" [:)] o Leiria Shopping e deliciar-me no h3, e reparei numa coisa engraçada, estava bastante cheio, mas reservistas, quase nada, sobretudo mulheres com cadeirinhas de bébés, ou seja, perfeitamente justificável.

[:D]

Até já falam em sistemas para uma refeição rápida numa mesa livre no raio do centro comercial, este tópico é um bom exemplo de dois dos principais defeitos na generalidade dos portugueses: Complicados e mesquinhos que dão importância ao que menos devia interessar.

Felizmente ainda há pessoas que pensam assim.

Mais uma vez digo, perdem demasiado tempo com coisas insignificantes...

A isto, respondo com esta citação já postada.

É impressionante como se defende acerrimamente certas faltas de civismo para que os benefícios retirados de tais atitudes não sejam postos em causa... benefícios esses que só existem com o civismo de outros.

Só é insignificante porque assim convém. E se todos os clientes optassem pelo mesmo sistema, eu queria ver onde aqueles que consideram isto pormenores de menos importância, se iam sentar.

Até o podem ser, mas não menosprezo o trabalho dos outros, nem penso que " há e tal já que são pagos para isso que limpem" que tu tristemente estás a transmitir.

E quem está a menosprezar?? Eu não sou!

A menosprezar estão aqueles que armados em bons samaritanos, depois de ocuparem as mesas antes daqueles que efectivamente chegaram primeiro, "ajudam" os funcionários da limpeza, como que se para redimirem dos seus pecados.
O que acontece depois, é que no excesso de empregados, alguns vão-se ver a ser dispensados por falta de trabalho.
Por um lado rentabilizam o lucro do espaço, por outro tiram, ao impediram uma maior rotatividade de lugares.
Não é preciso pensar muito para se perceber que assim todos perdemos.

Falar de barriga cheia é fácil, e infelizmente há por aí muitos que para além de barriga cheia, só olham para o seu umbigo.

Eu prefiro optar pelo sistema em que todos ficam a ganhar um pouco, e não apenas alguns.
E para isso não é preciso ser porco e javardo. Basta respeitar as ordens de chegada, frequentar o espaço sem comportamentos impróprios como falar a... berrar, não sujar só porque sim, e deixar mesas e cadeiras arrumadas e não como se por lá tivesse passado um furacão.

Mas quem não se encaixa bem nesta sociedade de consumo, como eu, prefiro evitar horas de maior movimento, ou então simplesmente opto pelo espaço próprio do restaurante, no caso de existir.

No Almada Forum é dos poucos que não levanto o tabuleiros, só se comer no MAC ou Go Natural, os únicos que me apercebi que têm espaço próprio para colocar o tabuleiro.

Por vezes vi pessoas a levantar, e é engraçado, para serem cívicos para os outros, só atrapalham as funcionárias limpeza, porque por vezes ao encherem os "carrinhos" delas, tapam as entradas do lixo/reciclagem que estão lá.

De resto, sempre que existe espaço próprio acho que não custa levantar o próprio tabuleiro.

No Almada é assim que funciona, e efectivamente é isso que se verifica. As funcionárias não devem dizer nada, mas já as vi algo xateadas pelo empilhanço de tabuleiros que só acaba por atrapalhar.

Levantar não custa, mas se os sistema assim fosse, teriamos não 6 funcionárias, mas apenas 3.
Este CC prefere aliviar os clientes dessas tarefa. Investe mais em funcionárias da limpeza, para maior comodidade de quem usufrui do espaço. É esta a oferta deles, e assim procuram cativar a clientela. São opções...

Grave é quase ao lado, no RioSul, "convidarem" os clientes a arrumar os tabuleiros, por razões ecológicas.
Não só a justificação é ridicula, como... pagamos o mesmo. Prefiro a concorrência.

Ontem à noite lá fui à sessão mensal de hamburgueres num CC para a miúdagem. Para não variar, às 19.30, praça da alimentação cheia. Mas com malta a lanchar ou jantar? Nada disso! Pessoal com seu pc a aproveitar o wi-fi, provavelmente, e com ar compenetrado, como se estivesse a fazer o orçamento Estado p 2011...Deviam ser proibidos, felizmente como em mt cafés, o abancamento nas mesas durante horas refeição, de malta com pc's. Que naveguem, estudem, vejam filmes em casa.

Voltar
Superior