manutenção do ar condicionado

zerorpm

New member
A manuteção do ar condicionado dos carros o que é que envolve?

Filtro
Gás

Óleo do motor?

É que o ar condicionado do passat do meu cunhado avariou e teve que levar um compressor novo e a causa da avaria do compressor foi o facto de não terem mudado o óleo do mesmo... (que tem de ser realizado de 4 em 4 anos).

Eu nunca tinha ouvido falar...

Confirmam?

eu também nunca ouvi falar disso!

sei que um gajo deve meter o compressor a funcionar de vez em quando....para não colar, e que deve recarregar o AC todos os anos e mudar o filtro e não sei quê.....mas oleo? nunca imaginei nem ouvi falar

eu também nunca ouvi falar disso!

sei que um gajo deve meter o compressor a funcionar de vez em quando....para não colar, e que deve recarregar o AC todos os anos e mudar o filtro e não sei quê.....mas oleo? nunca imaginei nem ouvi falar

o gás tem uma mistura de oleo....lubrifica valvulas e afins...

qd se carrega o ac além de meterem o gás com a quantidade certa tb metem oleo...

Exacto, com o gás existe óleo para lubrificar o compressor. [;)]

Já agora, além do filtro do habitáculo é boa ideia limpar as condutas do A/C com um spray/espuma anti-bactérias [;)]

Eu uso o Einszett KlimaCleaner mas a Valeo também tem um ClimPur. Aquilo é colocar pelas várias condutas e deitar algum spray, no local de entrada do filtro faz-se o mesmo e depois na conduta central despeja-se o resto do produto. Deixa-se actuar durante 30 minutos (sempre com o A/C desligado) e depois é abrir as janelas, ligar o A/C no máximo no frio e no quente durante uns 5 minutos e está feito [;)]

Eu uso o Einszett KlimaCleaner mas a Valeo também tem um ClimPur. Aquilo é colocar pelas várias condutas e deitar algum spray, no local de entrada do filtro faz-se o mesmo e depois na conduta central despeja-se o resto do produto. Deixa-se actuar durante 30 minutos (sempre com o A/C desligado) e depois é abrir as janelas, ligar o A/C no máximo no frio e no quente durante uns 5 minutos e está feito [;)]
obrigado pelo conselho
um abraco[:cool:]

quanto a mudar o oleo do compressor, nunca ouvi falar nisso, pois o meu vti desde 1992 até o ano passado nunca tinha sido tocado em nenhuma parte do a\c, a não ser o filtro do habitáculo.

deve recarregar o AC todos os anos e mudar o filtro e não sei quê.....mas oleo?
Recarregar todos os anos ? Eh pa, nunca fiz isso.

Hoje passei na Norauto e andavam todos os mecanicos c/ umas t´shirts a dizer: Ar Condicionado a partir de 39€.
Devem-se estar a referir à manutenção: Carregar + filtro + oleo. Será ?

Recarregar todos os anos ? Eh pa, nunca fiz isso.

Hoje passei na Norauto e andavam todos os mecanicos c/ umas t´shirts a dizer: Ar Condicionado a partir de 39€.
Devem-se estar a referir à manutenção: Carregar + filtro + oleo. Será ?

Não. Deve ser só o carregamento, a manutenção custa 75€ sem filtro

Onde é que se compram esses produtos?

Um abraço.

Desculpem a minha ignorância mas nunca tinha ouvido falar em recarregar o AC todos os anos...:confused:

De facto tenho conhecimento de viaturas com cerca de 3 e 4 anos em que os condutores das mesmas as conduzem praticamente sempre com o AC ligado e fazem sempre bastantes km's por ano e nunca foi necessário recarregar o AC, e do pouco conhecimento que tenho sei q o gás ñ se perde assim tão facilmente a menos que o depósito tenha alguma fuga e aí sim tenha de se andar sempre a carregar o mesmo...[;)]

Desculpem a minha ignorância mas nunca tinha ouvido falar em recarregar o AC todos os anos...:confused:

De facto tenho conhecimento de viaturas com cerca de 3 e 4 anos em que os condutores das mesmas as conduzem praticamente sempre com o AC ligado e fazem sempre bastantes km's por ano e nunca foi necessário recarregar o AC, e do pouco conhecimento que tenho sei q o gás ñ se perde assim tão facilmente a menos que o depósito tenha alguma fuga e aí sim tenha de se andar sempre a carregar o mesmo...[;)]

o problema é mesmo o contrário pois o pessoal para poupar não usa o a\c e anda anos sem o ligar depois quando o liga tem o compressor colado e risca aquilo tudo.
o a\c não tem qualquer manutenção anual (fora o filtro do habitáculo)

O meu mecanico também (da marca) diz que nao há qualquer manutenção ao A/C , e que se ele precisa de gás é porque algo está mal ...

No A/C de vossas casa tb mudam o gás todos os anos ?? eu nao ... o principio basico é o mesmo ... tal qual um frigorífico.

A verdade é que tenho 2 carros com A/C , um com 3 anos e outro com 8 , e nunca lhe mudei o gás ... Ando com o A/C ligado 90% das vezes. E continuam a funcionar muito bem .

A unica coisa a mudar é o filtro de habitáculo uma vez por ano e descontaminar as condutas com o Einszett KlimaCleaner , para evitar maus cheiros ...

O Einszett KlimaCleaner dá um cheiro muito agradavel a limão.

Também aconselho a compra do Einszett Klima Cleaner, e podem comprar os produtos da Einzett no representante em Portugal muito mais baratos: [:cool:]

Einszett Portugal

Rue Infante D. Henrique
Viv. Cravinho - B. Alem Vinhas
P-2775 S.D. Rana (Lisboa)
Telefone:214453337

ou aqui:

Alvaro de Sousa Borrego
Av. General Roçadas nº70 A/C
1199-012 Lisboa
Telefone : 218153516

Na oficina onde faço a assistência e em quem confio, andam a insistir comigo para carregar o ar condicionado do meu carro. Dizem que deve ser carregado pelo menos a cada 2 anos por causa da lubrificação do compressor.

Na oficina onde faço a assistência e em quem confio, andam a insistir comigo para carregar o ar condicionado do meu carro. Dizem que deve ser carregado pelo menos a cada 2 anos por causa da lubrificação do compressor.

O prazo de 2 anos é relativo, depende do uso que dás ao A/C.

O que se fala para fazer de 2 em 2 anos não é uma recarga ao A/C, a máquina faz é a reciclagem do gás e acrescenta óleo se for necessário e isto é mais barato que uma recarga, são cerca de €50. [;)]

Voltar
Superior