Manutenção Audi A6

txuppa

New member
Olá caros amigos, neste momento sou proprietário de um Audi A6 de 1998 e tem neste momento 200000km.

A minha questão é se algum de vós sabe a manutenção deste veiculo:
mudança de óleo de quantos em quantos km
mudança de correia de distribuição
mudança de pastilhas de travões
mudanças de discos de travão
mudanças de óleos de travão e por aí
e mais alguma manutenção que possam sugerir...
Agradeço a todos a vossa colaboração e peço desculpa.[;)]

Isso serão coisas (pelo menos mudanças de óleo e afins) que deverão estar no manual de manutenção do veículo... No entanto, normalmente o óleo é mudado nesses motores a cada 15.000km, e a correia de distribuição a cada 90.000km (se for a diesel).

Óleo de travões se não me engano é a cada 2 anos.

Tudo o resto que perguntas não tem hora marcada, é conforme o desgaste. [;)]

certo
agradeço desde já a vossa colaboração.
mas o que eu pretendia era tipo uma média de intervalos para as mudanças.

O óleo realmente eu estou a trocar de 10m em 10m km e quanto ao resto gostava que me elucidassem também.

motor 2.5 diferenças

motor 2.5 diferenças

Se o criador deste tópico não se importar, gostaria de colocar aqui uma pergunta muito simples sobre um (dois) motores usados no A6.

É o motor 2.5.

Já ouvi falar bem e mal, mas parece que o mais antigo era melhor que o novo.

Sabem me dizer quando ocorreu a mudança de motor e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles ?

E qual foi o utilizado no A8 ?

Obrigado

Última edição:
Olá caros amigos, neste momento sou proprietário de um Audi A6 de 1998 e tem neste momento 200000km.

A minha questão é se algum de vós sabe a manutenção deste veiculo:
mudança de óleo de quantos em quantos km
mudança de correia de distribuição
mudança de pastilhas de travões
mudanças de discos de travão
mudanças de óleos de travão e por aí
e mais alguma manutenção que possam sugerir...
Agradeço a todos a vossa colaboração e peço desculpa.[;)]
Caro colega
Acho que deves ir á marca para saberes ao certo, a marca diz a manutenção dessa viatura e não te cobra dinheiro, porque de contrário podes ter problemas.

O meu Octavia 1.6 a gasolina, é de 1998, tem mais de 241000km, simplesmente faz é a manutenção normal.

Mas como é normal num carro que é usado todos os dias e, que vai a caminho dos 13 anos, é normal que alguns componentes começem a pedir substituição!

O passar do tempo também se faz sentir nos carros!

boas concordo com o pedru o oleo se o mudas de 10 em 10m kms nao faz mal nenhum antes pelo contrario, quanto ao resto das peças é conforme o desgaste depois perguntas mais ou menos os intervalos de substituiçao, la esta como sao peças de desgaste é dificil determinar o espaço de tempo ou kilometragem, por exemplo as pastilhas varia muito com a conduçao que praticas e onde utilizas mais o carro assim como o filtro de ar , habitaculo e por ai fora, depende da utilizaçao e do tipo de conduçao que praticas.

este motor que te referes julgo ser o 2.5 diesel, estes motores deram alguns problemas de touches pelo menos tem fama disso, tirando esse pormenor julgo ser um motor muito muito fiavel.

um motor diesel com 200000kms requer apenas o cuidado que se deve ter com o mesmo desde novo, ate porque 200000kms pa um motor diesel nao é nada, muito menos um motor 6 cilindros, acredito que este motor que fala o topico faça a vontade 500000kms sem qualquer problema, claro usado em condiçoes normais como é obvio! esta kilometragem para o carro que é e o motor que o equipa julgo nao ser nada de especial!

De 94 a 97 os A6 equipavam com o motor de 5 cilindros , isto o 2.5 tdi, este motor equipou tambem a transporter, neste motor nao se reflectia o tal problema que referi a pouco das touches, este problema reflectiu se sim nos modelos a seguir a 97 em que foi a mudança dos 5 cilindros para o bloco de 6 cilindros, so em 97 os A8 aparecem com este motor 2.5 tdi, ate ai existia o 2.8cc ; 2.8 30Vcc ; 3.7cc e 4.2cc, mas estes a gasolina. No A8 julgo ter sido apenas utilizado o motor de 6 cilindros e nunca o de 5. espero ter respondido ao guisas e desculpem se disse alguma bacorada .

cumps

Última edição:
O A6 de 98 a diesel tinha 2 motorizações o 1.9 TDI 110 cv e o 2.5 TDI 150 cv V6.

Qualquer dos motores tem a Manutenção de 15.000 km em 15.000 km, a cada 15.000 km's óleo e filtro a cada 30.000 km's muda os filtros todos.

Correia distribuição 1.9 TDI a cada 90.000 km's a dos 2.5 TDI a cada 120.000 km's.

problemas dos 2.5 TDI, tuches hidraulicas, desgaste arvore de cames, bomba injectora e o belo do medidor de massa de ar.

problemas do 1.9 TDI o belo do medidor de massa de ar.

Resumidamente é isto.

de que ano é o A8 mencionado?

Se o criador deste tópico não se importar, gostaria de colocar aqui uma pergunta muito simples sobre um (dois) motores usados no A6.

É o motor 2.5.

Já ouvi falar bem e mal, mas parece que o mais antigo era melhor que o novo.

Sabem me dizer quando ocorreu a mudança de motor e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles ?

E qual foi o utilizado no A8 ?

Obrigado

de 97 a 99, foi o 2.5 V6 de 150cv.

de 2000 para a frente era o 2.5 V6 de 180cv.

Cá por casa há um de 99, modelo de transição, com motor de 150, mas interiores do modelo de 2000... (e não, não foi estampado nem enxertado de nenhum outro carro, já que o conheço desde novo.[:)])

Acho que o maior problema dele será mesmo a caixa automática... (o meu, até aos 150.000km fez SÓ circuito citadino, e aos 165.000 a caixa cedeu) tem neste momento 230.000km, o que considero pouco tendo em conta a idade e estado geral do carro.

Desde que o temos (150.000km) levou aproximadamente:
sensor de massa de ar - 150.000km;
discos e pastilhas (4 rodas) - 150.000km;
4 pneus novos (225/55 R17) - 150.000km;
caixa automática de origem - 165.000km;
bomba injectora - 190.000km;
bomba de combustível do depósito - 220.000km;
amortecedores traseiros - 220.000km;
4 pneus novos - 228.000km.

Fora a manutenção normal, óleos, filtros, etc...

Qualquer coisa que possa ajudar/esclarecer, é avisar! [;)]

Voltar
Superior