Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
E um extintor ?
Se puderes resolver com a manta anti-fogo, causa menos estragos que o extintor. Em incêndios tipicos de cozinha (oleo que pega fogo, bico do gas que incendeia um pano que está ao alcance), a manta é mesmo o mais indicado. O extintor, além do prazo de validade, o pó quimico suja tudo e mais alguma coisa. é bom para fogos menos localizados.
Pois... agora que falas, qual o extintor próprio para uma cozinha?![]()
Ninguém mandou desligar o quadro primeiro? Estou a estranhar..
Para quê? Basta desligar a torradeira da ficha
Encontram-se mantas corta-fogo ou ignífugas em vários locais. Podes ver em lojas da especialidade ou podes ir ao IKEA ou Staples, por exemplo.
Para uma cozinha sim, pode ser o mais indicado tendo em conta as tipologias de incêndios mais comuns.
Em termos de extintores, depende do tipo de cozinha. Se for cozinha equipada com placa elétrica, tendo em conta que a probabilidade de ignição é mais baixa o de CO2 é adequado.
Se for um fogão com alimentação a gás, podemos apostar num "novo" (é o mais recente e pouco divulgado) tipo: ABF. Tem a mesma eficácia que um extintor AB mas introduz a classe F que é criada especialmente para gorduras (por exemplo óleos alimentares).
No entanto, tendo em conta a "porcaria" que o extintor faz, os riscos inerentes à utilização e os custos de manutenção acho que a manta é mesmo a solução mais prática.
Em incêndios mais graves é fugir e deixar arder. Antes accionar o seguro do que sofrer danos graves.
Pessoalmente não me agrada extintores em cozinhas, pelo menos a serem operados por pessoas sem formação... A maioria das ignições dão-se em liquidos, e aí o jacto do extintor tem que ser bem aplicado, ou corremos o risco de incendiar tudo.
O ABF é bom mas, segundo sei, bastante caro face aos outros.
Concordo plenamente que usar um extintor sem conhecimentos é algo bastante perigoso e pode ainda disseminar mais o foco de incêndio do que apagá-lo.
Sim, O ABF é mais caro que os restantes tipos (penso que não é muito mais do que o CO2), tenho é algumas dúvidas quanto à sua recarga/verificação.
E sinceramente ainda não tive oportunidade de manusear nem ver nenhum a ser accionado, portanto não sei como se comporta. É ver para crer...
Também não... Curiosamente as maiores vantagens que tenho visto a serem-lhe atribuídas são no combate aos incêndios em equipamentos elétricos