Manómetro temperatura, qual valor normal?

Auto Mobilis

New member
Bom dia.

Tenho um Nissa Almera de 1996, recentemente rachou-se a cabeça do motor.

Neste caso terá influenciado o facto de ter tido um furo no radiador, que teve de ser substituído, e pouco depois, uma avaria na bomba de água. Nestas duas avarias, o manómetro indicou nas duas vezes temperatura no vermelho, o que me fez parar o carro...

O manómetro de temperatura antes destas avarias apontava quase sempre para uma temperatura até meio, sendo que depois baixava um pouco, penso que devido ao facto da ventoinha ligar.

As minhas dúvidas são as seguintes:

É possível que tenha andado algum tempo com o manómetro a indicar uma temperatura abaixo da real, e isso fez com que não visse que de facto o motor já há algum tempo estava a "esturrar" devido às avarias acima referidas, sendo que só quando já era crítico é que o ponteiro indicou o vermelho?

Será o valor a meio o valor correcto e normal?

É que o manómetro demorava muito (antes das avarias) até indicar o valor a meio de temperatura, desde que o fui buscar à oficina, (o manómetro foi substituído na oficina) indica logo rapidamente o valor a meio, mas lá permanece, nem desce nem sobe.

Obrigado a todos. [;)]

Bem vindo[;)]

Nas duas vezes que chegou ao vermelho, pode ter sido o suficiente para danificar a cabeça.

O sensor do termómetro montado actualmente é de origem?

Obrigado [;)]

Nas duas vezes que chegou ao vermelho, pode ter sido o suficiente para danificar a cabeça.

É sim, de origem. Só pode ter sido isso, o manómetro estava preso e além destas duas vezes ainda deve ter chegado ao vermelho outras, mas o manómetro não o mostrou.

Obrigado pela ajuda! :)

Bem vindo[;)]

Infelizmente pela experiência que tive posso quase que garantir que é preciso muito tempo no vermelho para o motor ficar inutilizado. No meu caso foram cerca de 40 km...
Certo que dependerá de motor para motor, e as consequências do aquecimento dependerá do tempo e uso das rpm do motor também.
Mas pronto, isto não é bem uma ciência exacta, depende também de factores externos, temperatura ambiente, velocidade, etc... [;)]

Infelizmente pela experiência que tive posso quase que garantir que é preciso muito tempo no vermelho para o motor ficar inutilizado. No meu caso foram cerca de 40 km... (...)

Pois é, esse é mesmo o cerne da questão, penso que apesar de o manómetro ter alcançado o vermelho só por duas vezes, a temperatura real por diversas vezes já poderia ter alcançado o vermelho durante bastantes kms e não o apresentado devido a avaria...

Cumps.

Pois é, esse é mesmo o cerne da questão, penso que apesar de o manómetro ter alcançado o vermelho só por duas vezes, a temperatura real por diversas vezes já poderia ter alcançado o vermelho durante bastantes kms e não o apresentado devido a avaria...

Cumps.

Isso é que já é pior, poderás ter sequelas a curto prazo devido ao que aconteceu. :(

Voltar
Superior