Mancha no chão... Fuga?!

RicardoSilva

New member
Boas!

Tenho reparado ultimamente que após uma viagem e depois quando acordo no dia seguinte, vejo uma mancha no chão, debaixo do carro.

Imaginando que estamos sentados no lugar do condutor, a mancha situa-se 10cm para a direita do farol de nevoeiro esquerdo, e 10 cm para dentro.

Pelo seu aspecto oleoso e tom avermelhado, penso que seja do líquido de refrigeração, que por acaso estava um pouco abaixo do min.

Será alguma fuga? Pressão a mais nalguma zona do circuito e pinga?? Atesto o nível com quê? Água?

O modelo em questão é um Skoda Fabia.

Agua no radiador , nunca. Meta liquido proprio

Agua no radiador , nunca. Meta liquido proprio

Boas!

Tenho reparado ultimamente que após uma viagem e depois quando acordo no dia seguinte, vejo uma mancha no chão, debaixo do carro.

Imaginando que estamos sentados no lugar do condutor, a mancha situa-se 10cm para a direita do farol de nevoeiro esquerdo, e 10 cm para dentro.

Pelo seu aspecto oleoso e tom avermelhado, penso que seja do líquido de refrigeração, que por acaso estava um pouco abaixo do min.

Será alguma fuga? Pressão a mais nalguma zona do circuito e pinga?? Atesto o nível com quê? Água?

No cicuito de refrigeração da àgua deve meter liquido de refrigeração para circuitos fechados com anti-cogelante.

Já agora verifique se não está a perder oleo dos travões

Boas!

o melhor é não adormecer.. [:D]
estou a brincar, se encontra oleo avermelhado, esse oleo pertence á direcção assistida, só poderá ser reposto com o mesmo oleo e não é no motor, mas sim num depósito especifico que se encontra asssinalado no livro de instruções da viatura.
se não é muito entendido na matéria, peça ajuda a alguem de confiança...
evite circular com o carro, pois a qualquer momento poderá sentir a direcção a prender até que prende...
... vá ao mecanico!

Primeiro é verificar se o líquido de refrigeração baixou de nível, se sim é esse o problema.
Depois não estou a ver mais nenhum problema além desse, o líquido da direcção assistida e travões são de côr clara. [;)]

Obrigado pelas vossas respostas!

Já verifiquei e não é do óleo dos travões, nem da direcção assistida nem o líquido limpa vidros.

Parece que é mesmo do líquido de refrigeração, pois baixou um bocadinho desde ontem...

Já agora, esse líquido posso ser eu a atestar? Alguma coisa a ter em conta? Já vi no feira nova e assim a vender essas cenas... mas não reparei no preço, é caro?

Digo isto porque a revisão está próxima, e tenho uma data de cenas para fazer, mudar o óleo, a correia, filtros, e convinha fazer logo tudo de uma vez [;)]

Obrigado pelas vossas respostas!

Já verifiquei e não é do óleo dos travões, nem da direcção assistida nem o líquido limpa vidros.

Parece que é mesmo do líquido de refrigeração, pois baixou um bocadinho desde ontem...

Já agora, esse líquido posso ser eu a atestar? Alguma coisa a ter em conta? Já vi no feira nova e assim a vender essas cenas... mas não reparei no preço, é caro?

Digo isto porque a revisão está próxima, e tenho uma data de cenas para fazer, mudar o óleo, a correia, filtros, e convinha fazer logo tudo de uma vez [;)]

Com um problema desses não deves andar de carro, vai o mais rapidamente possivel à oficina, pois de uma fuga pequena geralmente em pouco tempo transforma-se numa fuga enorme... (por isso mais vale prevenir) depois numa questão de poucos minutos podes aniquilar o motor devido à elevada temperatura.
E convém meteres líquido de refrigeração para repor o nível máximo, atenção que o nível máximo não é encher até cá em cima! [;)]

Sim, tem que ir ao mecânico caso não perceba do assunto, mas o melhor seria levar o carro no reboque visto que o líquido pode ser da direcção assistida, e a direcção pode prender se é que já não prendeu. Não deve andar com o carro nesse estado.

Qualquer líquido de refrigeração que compre num hipermercado serve, escolha o mais bonito.

Qualquer um que escolha fará o serviço, escolha a mesma cor e quanto ao grau de protecção do anti-congelante, não vale a pena exagerar, qualquer um que proteja até aos -5 graus chega.

Uma embalagem de 5 litros andará entre os 3 e os 5 ou 6€.

Adicione o líquido no depósito de expansão até à marca MAX.

Qualquer oficina lhe resolve o problema. A fuga ainda é pequena o carro pode perfeitamente andar até lá não é preciso chamar o reboque. Se ele perdesse o líquido todo, aí está bem, como apenas desce atá ao mínimo não chega a aquecer.

Trate é imediatamente de resolver isso, pois com foi dito atrás não melhora e pode de repente agravar.

Última edição:
Boas,
quando falei no liquido do limpa vidros, é que tive um problema desse tipo na minha fábia, uma mancha +/- no local que referiu, era do vedante entre a bomba e o depósito do líquido que estava mal encaixado.
Cumps.

Voltar
Superior