Mais uma burla?

Burla não é. Mas também não é nada ético por parte da empresa que promove vendas através da persuasão a pessoas com pouca instrução ou através de meias verdades.

Isto são vendas agressivas, ao mesmo nível do timesharing.

Nos últimos meses já é a terceira vez que me telefonam para casa alegadamente de um "centro de rastreio de doenças cardiovasculares", fazem 4 ou 5 perguntas da treta e a seguir informam-me que estão nesse dia no sitio x da minha localidade a fazer um rastreio gratuito, para que eu e a minha esposa por lá apareçamos!
Cheira-me a vendas de clube de férias ou de colchões!
O que sabem disto?
Já vos aconteceu?

É lamentável que se use como motivo a saúde das pessoas para lhe impingir produtos![:vm)]

Ligaram-me hoje do número 212413238.

Agora estão a "atacar" Cascais.

Vão estar no final do dia aqui:
Grupo Desportivo e Recreativo das Fontainhas de Cascais
Sede Social
Rua Catarina Eufémia
Fontainhas
2750-318 Cascais
Telefone 21 4832511
Fax 21 4846123

Parece que se servem dos nomes de outras campanhas para terem uma
imagem mais credível.

- Identificam-se como sendo da "Unidade de Prevenção das Doenças
Cardiovasculares", que estão a fazer uma campanha de rastreio, e perguntam
se vi essa informação da campanha de rastreio na TV.
- Têm uma lenga-lenga muito elaborada, onde dizem que é gratuito, que se
pode levar os resultados para o médico de família, e colocam questões que
fazem sentido (sobre historial da doença na família), mas outras que não
fazem qualquer sentido (qual o nome da esposa).

Mas:

- Quando questionados sobre a entidade que está por detrás da Campanha
de Rastreio, só se obtêm respostas vagas e imprecisas.

Quem me ligou só sabia dizer: "Unidade de Prevenção das Doenças
Cardiovasculares". Sem dar pistas (unidade de quê), perguntava qual a
entidade que estava por detrás, e não me sabia responder. A resposta
faz sentido para o contexto: "Eu sou estou a fazer os contactos, não lhe
sei responder".
- "Site na Internet, tem?"
- "Eu não sei dessas coisas, a minha filha é que mexe muito nisso."

Azar dos azares... insisti tanto, que me deram um contacto:

Drª Helena Reis
212413154

Liguei e questionei esta senhora (pouco simpática, por sinal, arma típica de
quem tem algo a esconder):
Eu - Qual a entidade?
"Drª" - Unidade de Prevenção das Doenças Cardiovasculares
Eu - Isso não é uma entidade.
"Drª" - Seja Mais Rápido que um AVC
Eu - Isso não é uma entidade, é o nome de uma campanha.
"Drª" - Então procure na Internet
Eu - Já procurei. Não existe.
"Drª" - Existe pois.
Eu - Se existe, diga-me se é do Estado, ou é privado.
"Drª" - O Estado não faz nada, é voluntariado.
Eu - Então diga-me qual a entidade que está a suportar e promover esse
voluntariado.
"Drª" - Seja Mais Rápido que um AVC
Eu - Isso é uma campanha, não é uma entidade.
"Drª" - Unidade de Prevenção das Doenças Cardiovasculares
Eu - Bem, nesse caso ficamos assim.

plonk!

Já há uns tempos me ligaram para um "Rastreio Auditivo".
A situação era semelhante:
- "Já viu na TV?"
- "Gratuito"
Blá, blá, blá...
Deixei-o falar, falar, falar, falar... o homem nem respirava. Quando finalmente
parou para me perguntar qualquer coisa, eu disse que não estava interessado.
Desligou-me violentamente o telefone, depois de uma exclamação vernácula.

Acho que vou fazer queixa destes gajos.

Peço desculpa pelo desenterranço.
É que recebi agora mesmo uma sms que supostamente é do IEFP para uma vaga de emprego.
Diz para falar com uma Dra. qualquer coisa e ligar para um número cheio de zeros.
Pelo que pesquisei é algo deste género:
http://www.rtp.pt/noticias/pais/pol...lavagem-de-dinheiro-com-desempregados_n869697

Desde a semana passada o site Net-Empregos, portal que se destina à divulgação de ofertas de trabalho, está a avisar os seus utilizadores de uma fraude que envolve o envio de mensagens telefónicas (SMS) com falsas ofertas de trabalho.

Na mensagem enviada a vários desempregados pode ler-se a existência de uma “vaga” como “gerente de atendimento ao cliente”, pedindo aos interessados o envio dos respetivos currículos para o e-mail pt@duparex.eu.

Esta mensagem é enviada pelo remetente "Netemprego", designação semelhante à do site estatal, integrado no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), mas também ao portal privado de partilha de oportunidades de trabalho, que denunciou a fraude.
Também o IEFP quis esclarecer a situação, indicando que todos os SMS fidedignos enviados em nome do instituto têm como remetente o número 12689 e a extensão de e-mail @iefp.pt.
Até ao momento, foram registadas apenas 30 denúncias, mas o número de mensagens enviadas poderá ter sido bastante superior. Na página deste portal na rede social Facebook, o Net-Empregos admite que terão sido enviados muitas mais mensagens de forma completamente aleatória por tentativa e erro: “Envia-se aos milhares e alguém há-de cair no esquema”, explica o portal privado em resposta a uma utilizadora.

https://www.publico.pt/economia/not...ao-iefp-com-falsas-ofertas-de-emprego-1712608

Na última semana, o site de partilha de ofertas de trabalho Net-Empregosalertou no Facebook que estão a ser enviados SMS a pessoas inscritas em centros de emprego com falsas ofertas de trabalho. As mensagens são atribuídas a Netemprego, uma designação semelhante à do site privado e à da página netemprego.gov.pt do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Num post no Facebook, o Net-Empregos indicou que está a receber denúncias de pessoas que receberam SMS com o remetente Netemprego. “Depois de analisar todas as queixas e denúncias que chegaram até nós, descobrimos que no site do Estado (netemprego.gov.pt) é possível ver todos os dados pessoais das pessoas inscritas nos centros de emprego”. Segundo o site, “esses dados pessoais incluem nome completo, morada, telefone, e-mail, habilitações, experiência profissional”.
Numa pesquisa à secção Currículos em netemprego.gov.pt, não foi possível confirmar na quarta-feira se esses dados estavam ou estiveram acessíveis.Quando se acedia à secção surge apenas a informação de que “a funcionalidade encontra-se temporariamente indisponível". Na manhã desta quinta-feira, a opção Currículos já estava operacional.
Numa nota enviada ao PÚBLICO, o instituto afirma que o sitenetemprego.gov.pt “encontra-se a funcionar normalmente”. O IEFP explica que quando é feito o registo na página, os “utilizadores têm a possibilidade de optar pela disponibilização pública ou privada da sua informação pessoal” e que, em qualquer momento, “podem fazer alterações na sua área, tornando-os públicos ou privados, consoante a sua vontade”. Nesse sentido, “não foi detectada qualquer falha de segurança ou situação anómala no funcionamento” do site.
O IEFP confirma que teve conhecimento de que alguns candidatos a emprego registados no site “podem ter sido contactados com falsas propostas de ofertas de emprego”, mas, nestes casos, o nome do instituto e do portal foi “utilizado indevidamente”. Às pessoas que estejam a receber as mensagens falsas é aconselhado não ser dada resposta, com o IEFP a sublinhar que os SMS enviados em seu nome têm o número 12689 e que, no caso de e-mails,estes têm a extensão @iefp.pt.
Ao PÚBLICO, o site net-empregos.com adiantou que continua a receber denúncias sobre falsas ofertas de emprego. Numa delas surge uma oferta de uma vaga para “gerente de atendimento ao cliente”, tendo como remetente Netemprego. Para responder à alegada oferta é pedido para enviar um e-mailpara pt@duparex.eu, um endereço electrónico que não está activo.
O site net-empregos.com observa que, dado o número de denúncias feitas após o seu alerta no Facebook, suspeita-se que “foram enviados centenas ou mesmo milhares de SMS”. No e-mail de suporte do site foram recebidas, por sua vez, cerca de 30 denúncias. Em algumas, as pessoas indicaram que tinham respondido à oferta de emprego e que agora receavam pelo que poderia ser feito com os seus dados pessoais.
Esta não é a primeira vez que esta página recebeu queixas sobre ofertas falsas de emprego, mas nunca tinha havido registo de envios através de SMS. Segundo o site, “normalmente estas ofertas são enviadas por e-mail, através do esquema de phishing”, ou são publicadas em sites de emprego e de classificados que “não validam a identidade de quem publica as ofertas nem sequer validam o conteúdo das ofertas”. Com base em situações anteriores, o net-empregos.com indica que "todos estes casos de ofertas falsas de emprego estão relacionados com grupos criminosos que se dedicam a actividades de cibercrime".
Sem se conhecer o motivo do envio destes SMS, não é raro que falsos anúncios de emprego sejam usados por grupos criminosos, por exemplo, para angariar pessoas que ajudem a fazer sair do país dinheiro roubado de contas bancárias através de fraudes informáticas — os chamados esquemas de phishing. Quem responde a estes anúncios acaba por receber um contacto a dizer que receberá uma transferência de dinheiro e que tem de encaminhar os fundos como parte das funções do novo emprego.

No meu caso a sms recebida de 12689 diz:

Empregoo URGENTE. Oferta
588xxxxx contacte DRA.
ELISABETE GUILHERME via 30000xxxx. Em caso de dúvidaligue 30000xxxx ou contacte
centro de emprego
IEFP

Peço desculpa pelo desenterranço.
É que recebi agora mesmo uma sms que supostamente é do IEFP para uma vaga de emprego.
Diz para falar com uma Dra. qualquer coisa e ligar para um número cheio de zeros.
Pelo que pesquisei é algo deste género:
http://www.rtp.pt/noticias/pais/pol...lavagem-de-dinheiro-com-desempregados_n869697
(...)
https://www.publico.pt/economia/not...ao-iefp-com-falsas-ofertas-de-emprego-1712608
(...)
No meu caso a sms recebida de 12689 diz:
(...)

Essa ainda não me calhou na rifa.

Mas lembra-me uma bem estranha de há uns dias...

Toca o telemóvel, atendo, e uma gaja começa a perguntar se tenho os serviços todos de telefone, televisão, internet e telemóvel.
Assim, do nada, sem se identificar, sem perguntar se é oportuno, nem explicar a razão, etc.. Nada.

Eu:
- "Desculpe, está a falar em nome de que entidade?"

DESLIGOU!!!
Nem respondeu, nem nada!

:confused: :confused: :confused: :confused:

Há com cada coisa... :sh)

A mim aconteceu-me com a PT, acho. Cada vez que atendia, os gajos desligavam.
Por via das dúvidas mantenho aqui a sms, caso me dê na cabeça passo na PJ a dar conta da sms.

Voltar
Superior