Nisso concordo totalmente.
O nosso sistem nacional de saúde é muito melhor do que "pintam".
Conheço médicos amigos meus q ja trabalharam nos 4 cantos do mundo de Países civilizados e dizem q se tem coisas q nao nos podemos queixar é do SNS. Se tem defeitos ? Tem... Mas tem tambem muita qualidade em muita coisa. Basta ir a alguns Hospitais em portugal , q é ver lá Alemaes e Espanhois a receber tratamentos...
Só posso falar do sistema de saude alemão.
Mas apesar de estatisticamente estar abaixo do português, e haverá certamente os seus motivos, para mim, enquanto utilizador é muito, mas muito melhor:
- Tenho consultas em especialidades, sem pagar um centimo! A que quiser, em menos de 1 semana, e se tiver flexibilidade de hórario até no dia util a seguir! E em caso de uma dor mais aguda o médico arranja sempre um tempo. Aqui o sistema funciona por seguro de saude, que é descontado automáticamente do salário, e tudo o resto é praticamente gratis ( tirando coisas mais especificas e alguns consultórios, mas poucos, que simplesmente só aceitam seguros "privados" em vez do publico. ).
- Dentistas estão incluidos no seguro publico.
- Medicamentos são fornecidos em doses unidose, e na maioria dos casos, fortemente comparticipados.
Nem sequer existe o conceito de urgencia como em Portugal em com uma sala espera e alguem a chamar por senhas, só vai para o hospital de emergencia quem está verdadeiramente doente ou de madrugada.
Em Portugal para ter o equivalente a isto, tenho que ter um seguro privado e consultas privados mesmo ainda pago uma comparticipação por consulta que muitas vezes tem 2 digidos.
Mas depois:
Portugal 12 Lugar do ranking.
Alemanha: 25 lugar do ranking.
Como disse, por algum motivo deve ser, mas enquanto utilizador o sistema alemão é muito, mas muito, melhor que o português.
Em Portugal pode não estar lá no salário um X % para a saude, que não é nada baixo, mas em impostos + defice para o financiar o resultado final ainda é o mesmo ou pior.