Luís Figo

Figo.... um idolo para mim..sempre ao mais alto nivel, é simplesmente fantastico.
Se eu nao me engano em tem uma fundacao qualquer que angria fundos para os pobres, esta casado com uma beldade e nao ha escandalos sobre o casal e soube que alem das 3 filhas que ja tem, vai adoptar um miudo...

Em termos profissionais, Figo foi um jogador excepcional, e ainda é hoje em dia um dos melhores do mundo. Quem dera a muitos chegar ao nível dele. Nunca mais me esqueço quando ele foi para o Barcelona, e o Roberto Carlos para o Real Madrid. O Roberto Carlos estava em grande forma, e ninguém conseguia passar por ali. O Figo foi o primeiro jogador a conseguir fazer dele gato sapato. E a partir daí saíram grandes duelos em jogos entre as duas equipas. Fez grandes exibições nos clubes por onde passou (a última época no Barça era Figo e mais 10...), na selecção nacional (Mundial 2002 foi a excepção, mas não se pode pedir mais a quem tem um tornozelo com o dobro do tamanho), e é o único que está no clube de topo com um nivel exibicional decente (Ok, o Rui Costa está no Benfica, mas há quase 2 anos que não joga de forma regular...)
Da geração do Figo, não existe ninguém com um clube tão bom, ele é o único que vai à selecção...

Sobre a saída e regresso na Selecção, na minha opinião, ele fez muito bem, porque em 3 jogos as pessoas esqueceram tudo o que ele fez em mais de 100, e criticaram-no sobre tudo e mais alguma coisa. Experimentem jogar com um tornozelo lesionado durante 90m, e vejam o quanto conseguem correr...

Considero o Figo um grande jogador, extremamente profissional, com algumas (poucas) fases menos conseguidas, humilde (não é fácil tentar ganhar dinheiro à custa de publicidade e ao mesmo tempo manter alguma privacidade junto da sua família, vejam o exemplo do Cristiano Ronaldo), um verdadeiro ídolo ao nivel de Eusébio, Pelé, Maradona...

citação:Originalmente colocada por hpventura

Para mim o Figo é inquestionavelmente o melhor jogador de futebol português de todos os tempos !

É um senhor nos relvados ! Um líder, um verdadeiro capitão
!

O Figo é meu conterraneo e andou na mesma escola que eu em Almada, jogavamos futebol nos intervalos e quando não havia aulas, na altura já ele jogava no Sporting e jogava um "bocadinho melhor que eu"[8D]

Pronto ok...era de longe o melhor jogador de futebol da Escola e não corria pa não se aleijar;)

Era um puto loiro(sim o figo era loiro em puto:D)que vivia em Almada ,de classe media e humilde, sempre teve os apoio dos país e da familia e sempre foi atinado desde puto.

Como profissional é do melhor que pode haver assim como jogador, como pessoa era calmo inteligente, esperto e simpatico, dava-se bem com toda a gente.
Ainda hoje os pais continuam a viver em Almada e o Figo vai lá os visitar qdo pode. Os país continuam humildes apesas de todo o dinheiro e até dão bilhetes para futebol para ver jogos por onde ele passou(Barcelona , Real agora Inter)

Tenho sempre a duvida se ele ainda me reconheciria dos tempos da escola ou não...[:I]

Para mim um verdadeiro idolo, simplesmente pela maneira como manejou a carreira. Foi um jogador que se adaptou ao futebol portugues e so saiu com 23/24 anos salvo erro, quando ja era um dos jogadores chave do sporting. Saíu maduro do Sporting e assim entrou no Barça. Cresceu mais ainda no barça nao apenas em experiencia mas em tecnica e assim era de esperar que se tornasse o melhor do mundo. Aos 28 anos numa forma espectacular era o melhor jogador do mundo, 1º porque tinha a experiencia de um veterano (capitao inclusive do barça) e 2º porque tinha os pes e a cabeça que ninguem tinha. E nao se tratava de um Ronaldinho (apesar de fazer fintas fantasticas tambem... que eu muitas delas nao encontro em videos na net :\) porque jogava mais para a equipa do que ele.

Nessa altura nao havia ninguem que quisesse mais ver jogar do que ele, tanto na seleçao como no barça ou como quando foi para o Madrid. Era simplesmente genial e imprevisivel.

Hoje em dia perdeu velocidade, obvio que perdeu forma fisica que tinha mas continua ainda mais maduro e inteligente e pode nao ter pernas para correr, mas é mais inteligente do que qualquer um.

PS- Nao tentem comparar nenhum jogador portugues ao Figo. Ele esta ao nivel do Eusebio. Muitos diziam que o Barbosa tinha melhor tecnica que o Figo... ele ate podia ter (duvido muito) mas nao tinha a cabeça que o Figo tem e tinha.

Foi sempre dos que mais trabalhou tanto no Sporting como no Barça ou no Madrid.

O Barbosa, já que falaram nele, só não foi outro Figo pq lhe faltaram 2 coisas q o Figo tem a mais q ele, velocidade e objectividade.

Aliás, acho q o Barbosa era uma espécie de Zidane menos desenvolvido !

citação:Originalmente colocada por hpventura

O Barbosa, já que falaram nele, só não foi outro Figo pq lhe faltaram 2 coisas q o Figo tem a mais q ele, velocidade e objectividade.

Aliás, acho q o Barbosa era uma espécie de Zidane menos desenvolvido !

o barbosa foi o melhor jogador que vi jogar no sporting... infelizmente atingiu o auge da carreira já depois dos 30... mas foi um jogador fantastico...grande capitao, visao de jogo muito pouco comum e segurava a bola como ninguem! pena ser algo irregular, mas um dos meus favoritos a par do figo! [:X]

citação:Originalmente colocada por ziNde
PS- Nao tentem comparar nenhum jogador portugues ao Figo. Ele esta ao nivel do Eusebio. Muitos diziam que o Barbosa tinha melhor tecnica que o Figo... ele ate podia ter (duvido muito) mas nao tinha a cabeça que o Figo tem e tinha.

É pá, não duvides, se há gajo com cabeça esse gajo é o Barbosa. É o único jogador que eu conheço que nunca teve empresários. Soube gerir muito bem carreira dele, pode não ter sido um marco no futebol nem ter tido uma carreira genial mas para os lados de Alvalade ainda há quem goste muito dele. Foi sempre muito sóbrio.

Para ter sido um jogador fenomenal só lhe faltava velocidade... se assim fosse tambem tinhamos um Ronaldinho. Como eu costumava dizer, O Barbosa com a velocidade do Douala (ou vice versa) era o melhor do mundo. Faltava-lhe velocidade mas é dono de uma técnica invejável.

Nao era questao de ele nao ter velocidade. A mim parece-me que o Pedro Barbosa esforçava-se pouco. Aliás... ele começava a jogar melhor sempre que estava no final do contrato. :\ Parece estranho mas é verdade. Mas nao se podem ver as coisas por aí... o Barbosa podia ter sido grande se quisesse... mas a verdade é que nao quis enquanto que o Figo motivou-se para isso e geriu mt bem a carreira

citação:Originalmente colocada por ziNde

Nao era questao de ele nao ter velocidade. A mim parece-me que o Pedro Barbosa esforçava-se pouco. Aliás... ele começava a jogar melhor sempre que estava no final do contrato. :\ Parece estranho mas é verdade. Mas nao se podem ver as coisas por aí... o Barbosa podia ter sido grande se quisesse... mas a verdade é que nao quis enquanto que o Figo motivou-se para isso e geriu mt bem a carreira

Exactamente ....o Barbosa a melhor epoca que fez foi a do final do jejum e nesse ano de 99-00 com o Inácio foi substituido 14 vezes à volta dos 60 min. Já ai Inácio achava que ele só "durava" 60 min porque nao tinha preparação fisica para mais. Figo evolui. Barbosa parou!

Já o Quinito nos tempos do Guimarães chamava ao Barbosa " cu de croissant!!"

citação:Originalmente colocada por LiteOn

cada um é livre de dar a sua opiniao...mas o FIGO para mim é uma referencia,um idolo...

ganhem juizo e parem de endeuzar jogadores da bola

o homem até dá uns toques, melhor que a esmagadora maioria dos outros jogadores, mas daí a torná-lo idolo vai uma grande distancia

Tenham lá vergonha e não idolatrem futebolistas...

Já agora enquanto discutem por aqui o sexo dos anjos, ou por outras palavras, se é melhor o R. Costa ou o Figo, não se esqueçam de outro senhor que não teve a sorte de ter colegas de equipa ao mesmo nivel

Paulo Futre, a equipa de Portugal era ele e mais 10, tivesse ele companheiros à altura...

Pesetero porque? Porque foi do Barça para o Real? Pelo menos lixou os adeptos do Barça, é um SENHOR do futebol e ainda por cima é PORTUGUÊS
Bow.gif

Jogador com caracter é o Rui Costa !! .. e eu sou sportinguista mas reconheço que o Figo é uma pessoa normal que apenas se destaca pelas boas qualidades futebolisticas

E vídeos? coloquem vídeos :D

É assim, o Luís Figo é humano e como todos os humanos tem qualidades e defeitos e não é perfeito!! Agora momentos menso maus à parte e ele é sem dúvida um exelente jogador, quanto a pessoa, pode não ser das melhores mas também não é certamente das piores e tem orgulho em ser português, investe em portugal, apoia causas de solariedade, tem uma familia bem constiuida, não há notícias em que o Figo esteja metido em escandalos, é raro ver o Figo à pancada com outros jogadores ou adeptos, disse raro porque às vezes... :D aquela cabeçada no jogo contra holanda, não é por nada, mas foi merecida [:p]

Opá digam o que disserem, Figo há só um, é este e mais nenhum! e é o nosso capitão, da selecção. Uma selecção não deve ter só jogadores novos e com boa velocidade também faz lá bem um jogador mais experiente para puxar pela equipa e meter ordem naquilo, coisa que o Figo tem feito muito nos últimos jogos, sempre a puxar pelos restantes jogadores, sempre incansável, tenho gostado de ver :)

citação:Originalmente colocada por snow

E vídeos? coloquem vídeos :D

É assim, o Luís Figo é humano e como todos os humanos tem qualidades e defeitos e não é perfeito!! Agora momentos menso maus à parte e ele é sem dúvida um exelente jogador, quanto a pessoa, pode não ser das melhores mas também não é certamente das piores e tem orgulho em ser português, investe em portugal, apoia causas de solariedade, tem uma familia bem constiuida, não há notícias em que o Figo esteja metido em escandalos, é raro ver o Figo à pancada com outros jogadores ou adeptos, disse raro porque às vezes... :D aquela cabeçada no jogo contra holanda, não é por nada, mas foi merecida [:p]

Se calhar à uns anitos se pudesse escolher não se importava nada de jpogar na selecção de Espanha, o sr. quando ganhou o premio da UEFA aparecer nas entrevistas a falar espanhol deu muito que comentar na altura

E não andar à pancada com os outros jogadores, agora está mais calmo, mas nos seus tempos de Barcelona ainda teve os seus momentos, lembro-me entre outros de uma picardia com o Simeone que durou uns quantos jogos cpm agressões e expulsões de parte a parte

Como sou daqueles que acredita na máxima de que "roma não paga a traidores" e depois do que ele fez no Barcelona, não posso ter muita estima por ele como pessoa. Como jogador espero que faça um grande jogo amanhã, como pessoa não é alguém que tivesse particular interesse em conhecer

Eu gosto de futebol e óbviamente gosto do Figo mas para quem como eu teve a sorte de ver o Futre jogar nos seus tempos do FCP e do At. Madrid (o que não acontece com muitos membros mais jovens aqui do fórum) não o posso colocar como o melhor jogador português de sempre. Melhor pé esquerdo que o Futre só conheci o Maradona! Tivesse o Futre cagádo no Gil y Gil e ido jogar para clubes a sério como podia ter feito e hoje era considerado um dos melhores jogadores da história do futebol como Maradona, Pelé ou Eusébio. Só quem o viu "n" vezes a vir atrás buscar a bola e deixar 6 ou 7 adversários no chão á procura dela é que pode entender.

Outra coisa que eu não concorso é videos como aquele a dizer "Figo - The Pride of Portugal". Em primeiro, porque é feito por um Português e acerca de um Português, não vejo o sentido de meter títulos em estrangeiro.

Segundo, porque para mim "orgulho de Porugal" é o João garcia, o único Português a meter uma bandeira de Portugal no topo do mundo e um dos poucos a fazê-lo sem a ajuda de oxigénio artificial. É que meter uma bandeira na Lua como o Neil Armstrong qualquer astronauta com 10 anos de treinos o faz. Agora meter uma bandeira a quase 9000 metros de altitude onde não se consegue estar mais de um minuto sem cair morto para o lado só está ao alcance de super-homens e o João garcia provou que o é num sítio onde todos os anos dezenas de pessoas morrem na busca de um sonho.

Num país que se orgulha da valentia e feitos históricos dos seus antepassados não se olha para os poucos que ainda merecem esse epíteto de homem valente e destemido como os navegadores de outrora.

Ah, mas o João Garcia não é bonito (até já não tem nariz!) e não sabe dar uns chutos numa bola, por isso já não interessa...

Pronto pronto.. então e mais vídeos das fintas, dos folos, das corridas de Figo, ninguem encontra?

Já agora o que acharam da prestação do figo no jogo de ontem, contra os ingleses?

citação:Originalmente colocada por Miguelc

citação:Originalmente colocada por Traveller

Esqueci-me de colocar os Titulos por ele ganhos:

94-95 - Taça de Portugal
96-97 - Taça de Espanha e Taça das Taças
97-98 - Campeão de Espanha / Taça de Espanha
98-99 - Campeão de Espanha
00-01 - Campeão de Espanha
01-02 - Campeão Europeu de Clubes / Supertaça Europeia / Campeao do Mundo de Clubes
02-03 - Campeão de Espanha
05-06 - Taça de Italia

Ainda está pendente este ano o Campeonato de Italia que o Inter ainda pode ganhar devido ao escandalo entre Juventus, Milan, Lazio e Fiorentina

Prémios individuais:
2000 - Melhor jogador da Europa e do Mundo
2001 - Melhor jogador FIFA

Isto diz alguma coisa!

Ainda falta este prémio:
30 de Junho de 2001 - Casamento com Helen Swedin [B)]

Esse sim, foi o melhor que um homem pode ter:

helenswedin_250x350.jpg

Voltar
Superior