Linha de escape directa

Douraminas

New member
Boas, quais são as vantagens e desvantagens de ter a linha de escape directa? No meu 4Runner tenho andado com o escape directo, mas agora que tive k ir à inspeção, montei a original e parece-me que o jipe ficou com mais alma [:confuso]. Não penso que seja impressão e para tirar as dúvidas agora tenho montado uma linha de escape que tem uma pequena panela Remus e continuo achar que o jipe melhorou bastante!! Qualquer esclarecimento é bem vindo.

Abraços a todos, Douraminas

Viva,

A linha de escape completamente directa em jipes com poucas modificações de motor não funciona bem, isto porque, ao ter a linha de escape completamente directa o motor perde backpressure ou contra pressão necessária ao bom funcionamento do turbo.

Contudo quando se coloca a linha directa parece que o jipe anda mais, porque na verdade está mais "solto" e faz mais barulho. [;)]

No entanto, na verdade perde bastante binário e consequentemente recuperações e passa a consumir mais um pouco, pois precisamos de mais acelerador para manter a velocidade, essencialmente nas subidas.

A linha de escape deve ter uma panela pelo menos, para não haver percas de rendimento.

Cump

Pois realmente, e agora que já fiz mais quilometros com o jipe, fico com a certeza que o jipe está com mais "alma" agora, do que anteriormente quando tinha a linha de escape directa:). Em relação ao consumo, e visto que durante a semana faço sempre a mesma viagem, andar a 90km/h, o consumo melhorou bastante, um ganho de +/- 70 km apr:)!!. A única coisa que deixou de fazer foi aquele "ronco" agressivo, o qual me deixa algumas saudades, ou talvez não.....[:D]. De qualquer forma com a panela Remus também ficou com um trabalhar bonito de se ouvir.

Abraços e obrigado pelas explicações

Douraminas

Pois acredito que esteja melhor[;)].

Quanto mais longa e sem restrições for a linha mais se perde em rendimento, o ideal é linha com um pouco mais de diâmetro que a original e com uma panela e se possível diminuir ao comprimento da linha. Atenção que isto é válido para motores mexidos, não estando mexidos o ideal é a linha original.

Abraço
Rui

Pois realmente, e agora que já fiz mais quilometros com o jipe, fico com a certeza que o jipe está com mais "alma" agora, do que anteriormente quando tinha a linha de escape directa:). Em relação ao consumo, e visto que durante a semana faço sempre a mesma viagem, andar a 90km/h, o consumo melhorou bastante, um ganho de +/- 70 km apr:)!!. A única coisa que deixou de fazer foi aquele "ronco" agressivo, o qual me deixa algumas saudades, ou talvez não.....[:D]. De qualquer forma com a panela Remus também ficou com um trabalhar bonito de se ouvir.

Abraços e obrigado pelas explicações

Douraminas

Voltar
Superior