Limpar monoponto

DragonH

New member
Boas pessoal preciso de limpar o monoponto (corpo e principalmente borboleta) e por isso preciso de umas dicas dos entendidos.

Pelo que já pesquisei tenho de comprar um spray de limpeza especifico, sendo que o processo consiste em retirar toda a caixa de filtro de ar (já fiz varias vezes) e depois com o carro às 1500/2000rpm mandar com o spray lá para dentro (borboleta). Penso que será isto?

Qual o produto que aconselham para o efeito (marca)?

Também preciso de limpar o sensor da temperatura de ar que se encontra no monoponto, posso por o spray também (já me falaram em spray de travões neste caso especifico)?

O problema em questão é que o carro está com um relanti instável.

O ajuste podes fazer da seguinte forma. Desligas a bateria durante uma meia hora. Depois voltas a liga-la, ligas o carro e deixas aquecer até disparar duas vezes a ventoinha. Á partida ficará bom.
Há carros que só indo á máquina ou no meu caso por exemplo, ao montar um IAC, tenho de fazer um procedimento meio maluco depois de ligar a bateria. Acho sempre melhor ir á máquina mas quando não se tem...

Por acaso vou no próximo fim-de-semana lubrificar a bomba secundária da embraiagem, que anda a fazer ruído de vez em quando, e tenho que retirar a caixa do filtro de ar para lá chegar e já vi que me vai dar a veneta e vai tudo a seguir... limpar a borboleta, sensor de ralenti, sensor de posição da borboleta, regulador de pressão da injecção e velas!

Vai ser uma geraldina como ele nunca viu!

Mas vou fazer tudo à mão! Nada de sprays muito especiais... Petróleo, WD-40 ou equivalente, papel de cozinha e pano micro-fibras. Porque não fazes o mesmo? E fica mesmo limpo! Sem dar demasiado trabalho...

Para a embraiagem é que não sei... mas só cá tenho Molykote 1000... espero que funcione! Diz que é para 1000 ou 1100ºC... acho que não deve chegar ali tanto calor... [:D]

O spray ideal é limpa carburadores. O injector monoponto é no fundo um carburador electrónico com um injector.

Já o fiz num Clio 1.2 e usei um spray da marca STP que se vende em hipermercados. Basicamente é usá-lo com o motor frio, ir mandando o spray e acelerando para o motor não ir abaixo.

Comprei um da Sonax no Roady, no entanto lá diz para usar com o motor desligado e fala expressamente para não usar com ele a trabalhar dado o perigo de incêndio ou explosão, fiquei sem saber o que fazer.
No video o tipo diz que é perigoso usar com o carro desligado uma vez que o liquido fica no colector e pode explodir rachando o mesmo,o que me parece verdade, agora a embalagem diz o contrario.

Sempre fiz com o carro a trabalhar, assim a limpeza fica logo feita. Na minha opinião, é assim que se deve fazer.

Também já fiz com o carro desligado, o que te vai acontecer é que no momento em que puseres o carro a trabalhar, vai custar bastante a pegar. Regra geral.

Isso são limpezas à Maria Bardajona, desculpem o termo... É como varrer o chão e atirar com esse lixo para debaixo das carpetes ou de um móvel...

Custa assim tanto retirar uma abraçadeira, puxar um tubo de borracha e limpar aquilo? À mão, utilizando os solventes que houver (petróleo é bom!) e os panos e papéis de cozinha que houver?

Aproveitar e lavar todos os sensores à volta e tubos que seja possível, menos o sensor de posição da borboleta (pq normalmente será necessário fazer a reinicialização dele ou reset). Fazer tudo com cuidado e desmontar apenas o estritamente necessário. Tudo isso fica feito numa hora ou pouco mais! Fi-lo hoje e não usei sprays milagrosos especiais para limpeza disto ou daquilo, foi um similar ao WD-40 mas até mais barato.

E funciona! Não estava muito sujo mas agora sei que está quase como novo...

Isso são limpezas à Maria Bardajona, desculpem o termo... É como varrer o chão e atirar com esse lixo para debaixo das carpetes ou de um móvel...

Custa assim tanto retirar uma abraçadeira, puxar um tubo de borracha e limpar aquilo? À mão, utilizando os solventes que houver (petróleo é bom!) e os panos e papéis de cozinha que houver?

Aproveitar e lavar todos os sensores à volta e tubos que seja possível, menos o sensor de posição da borboleta (pq normalmente será necessário fazer a reinicialização dele ou reset). Fazer tudo com cuidado e desmontar apenas o estritamente necessário. Tudo isso fica feito numa hora ou pouco mais! Fi-lo hoje e não usei sprays milagrosos especiais para limpeza disto ou daquilo, foi um similar ao WD-40 mas até mais barato.

E funciona! Não estava muito sujo mas agora sei que está quase como novo...

Lembra-te que o spray é indicado para este fim e limpa componentes internos (especialmente carburadores) que um pano não chega.

Lembra-te que o spray é indicado para este fim e limpa componentes internos (especialmente carburadores) que um pano não chega.

Só conheço uma maneira de limpar e afinar carburadores. É fazê-lo bem! [;)]

hpim26474zh.jpg

Há uns tempos fiz algo parecido na minha cordoba (motor 1.6 sr, logo multiponto):

- Desde a borboleta ao tubo que liga a puxada de ar (original, da cava da roda) à caixa do tubo saiu todo fora. Tudo que era tubagem e mesmo a caixa foram lavadas com água e um tira gorduras barato. Depois sequei com um pano e deixei a secar uma tarde. Parecia novo!

- A borboleta e o corpo limpei com um spray limpa carburadores e uma escova de dentes gasta que tenho para limpezas (é macia, logo não estraga). Aquilo parece que seca logo mas, pelo sim pelo não, deixei umas horinhas ao ar enquanto o resto estava a secar.

- Toca a montar tudo ao sitio. Como é borboleta electrónica convém calibra-la. Usei o vag-com, 2 minutos e ficou arrumado. Pegou à primeira, e ficou tudo certinho.

ps: uma vez limpei apenas a borboleta com o spray, mas com o carro desligado porque não podia ter barulho do carro a trabalhar. Tive de ter o cuidado de deixar a borboleta aberta uns minutos para evaporar tudo. Como "rodei" a borboleta (erradamente, porque devia ter desligado antes o cabo) lá se baralhou qqr coisa na gestão daquilo e só pegou para aí à 10ª e com o relanti alto (não liguei o pc dessa vez).
Como tinha lido, deixei-a a trabalhar 2 minutos até estabilizar, mesmo que numa RPM alta. Desliguei, voltei a ligar, e tudo normal. Mais tarde apaguei o erro que fica por ter mexido na borboleta e não ter feito a calibração [;)]

Alguém sabe a melhor maneira de limpar o sensor da temperatura do ar (ponta vermelha), que se vê nesta imagem?

Recâmbios de FAE para PEUGEOT 306 (7B, N3, N5) (1993/04 - 2001/05) 1.4 SL 75cv Gasolina (1994/06 - Até hoje)

Basta dar um pouco de spray adequado, só isso. Agora se o sensor está avariado, até podes gastar uma lata que não resolve.

Sobre o produto adequado, tens da STP, Wurth,etc... mas recomendo o da Liquimoly por já ter experimentado vários. Da liquimoly tem um aplicar muito útil que podes mandar onde os outros não chegam, repara no "bico":

img0049ca.jpg

Voltar
Superior