Licenciatura ou TeSP? HELP

yenkoC

New member
[FONT=verdana, arial, helvetica, sans-serif]Boas gente
[/FONT]Tenho 19 anos, acabei este ano o 12º por recorrente e passei a ambos os exames na 2ª fase de Mat e FQ, tendo com o objetivo de me candidatar a Engenharia Mecânica agora na 2ª fase.
O problema é que a minha média não é nada de especial, apesar de ser superior a todos os ultimos candidatos dos anos passados, não me deixa seguro, ainda por mais na 2ª fase, quando este ano o numero de candidaturas é superior ao numero de vagas.
Assim sendo, gostaria de ouvir algumas opiniões:
Tenho muito receio de não entrar, então, gostaria de ter algum tipo de "back-up plan"; Uma das ideias são os TeSP, onde muito provavelmente entro, mas não me sinto bem ir para lá sabendo que passei nos exames e que vou lá apanhar todos os gajos dos profissionais que nem sequer passaram neles (sem ofensa). Faria a candidatura, se entrar em Eng, anulava, se não entrar, ficava aqui, e no final do prox. ano voltava-me a candidatar às Eng's. Sendo que entrava para o cv, (penso que teria equivalências) e caso não voltasse a entrar (pqp), acabaria o TeSP e já tinha qualquer coisa.
E a outra opção é por como 6ª opção, Eng onde me encontro, que ninguém quer ir para lá, e que decerto que entro. Só que isto aqui é simplesmente horrivel, é um meio pequeno, não tem reconhecimento nenhum, e eu não me aguentava aqui outro ano em "casa", teria 0 motivação para estudar, principalmente tendo passado este ano a acabar o 12º, não quero estar aqui mais tempo.
E a terceria, seria outro ano em casa a comer *****, aumentar a media, passar na 1ª fase e candidatar-me outra vez, mas isso para mim não dá mesmo. Seria o sufoco total. Eu preciso de sair daqui e quero ir estudar o que gosto...
Gostaria de ouvir algumas opiniões...
Obrigado.

Não dizes para onde gostavas de entrar, mas eng. mecanica, é um dos cursos onde tem ficado muitas vagas por preencher nos últimos anos. Por isso não prevejo grandes problemas para entrares pelo contingente geral.

no entanto os TeSP, podem ser uma boa alternativa, já que todos eles permitem depois o prosseguimento de estudos e entre caíres numa licenciatura com turmas grandes e uma relação professor/aluno mais distante, num TeSP, com turmas pequenas e uma relação professor/aluno mais próxima, pode ser um factor importante no sucesso escolar.

Voltar
Superior