Licença de 50cc

phantasma

New member
Ontem fiz exame de condução e por isso vou ter em breve a Carta de Condução B. No entanto até que me dava jeito ter uma acelerazita, com não mais que 50cc^3. A pergunta é: é necessário basicamente o quê para conduzir tal tipo de veículos? :S

Obrigado :P

acho que não precisas de mais nada... Se não tivesses carta tinhas de tirar uma licença camarária...

Quando tirei a minha até me diziam as respostas certas...

Mas no que diz respeito a essa tal licença camarária, essa licença seria para Ciclomotores certo? Dado que ao que julgo saber com a carta da categoria B posso conduzir motociclos até 50cm^3

Não não podes... houve uma altura em cartas da categoria B tb davam direito a conduzir todos ciclomotores. Penso que isso foi válido em cartas até 1994 ou algo assim (alguém confirme por favor). Se tiraste a carta depois disso então é necessário tirares a licença também a não ser que seja um ciclomotor com 3 ou mais rodas...

Acho que não te estou a enganar porque quando eu tirei foi assim.

citação:Originalmente colocada por ppais

Não não podes... houve uma altura em cartas da categoria B tb davam direito a conduzir todos ciclomotores. Penso que isso foi válido em cartas até 1994 ou algo assim (alguém confirme por favor). Se tiraste a carta depois disso então é necessário tirares a licença também a não ser que seja um ciclomotor com 3 ou mais rodas...

Acho que não te estou a enganar porque quando eu tirei foi assim.

Então nesse caso terei mesmo que tirar a "tal licença camarária", é isso?

só os encartados (categoria B) ate março de 1998 podem conduzir ciclomotres de cilindrada inferior a 50cm3, ou seja tu nao podes, apenas tirando a respectiva licença ou tendo (como eu) a cataegoria A1.

parabéns por teres passado.

Tens que tirar a carta categoria A (acho eu). Ter aulas de condução e tal, o normal...

EDIT: Acho que errei. Afinal é necessária apenas a "linceça de condução".

"O documento que titula a habilitação para conduzir motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3,
ciclomotores e outros veículos a motor, com excepção dos velocípedes com motor, designa-se «licença de
condução»."

Composição dos exames para a obtenção de licença de condução
1- O exame para obtenção de licença de condução consta de uma prova teórica e de uma prova prática realizada em veículo da categoria para a qual o candidato pretende habilitar-se.
2- A prova teórica consta de um teste de aplicação interactiva multimédia, podendo haver, excepcionalmente, recurso ao sistema de geração aleatória de teste escrito, enquanto não puder ser disponibilizado o sistema multimédia a nivel do Concelho.

O teste é composto por 20 questões de acordo com o conteúdo programático constante no Anexo I, secção II e III, da Portaria n.º 520/98, de 14 de Agosto, com a redacção dada Portaria 528/98, de 28 de Julho.

A duração da prova é de vinte e cinco minutos sendo a aprovação na mesma assegurada com o mínimo de 17 respostas certas.
3- Relativamente à prova prática o conteúdo programático encontra-se publicado no Anexo I, secção V e VI, da Portaria referida no número anterior.

Local de realização dos exames para obtenção de licença de condução
1- Os exames para obtenção de licenças de condução de ciclomotores e motociclos de cilindrada não superior a 50 cm 3 são efectuados nos Serviços da Direcção-Geral de Viação, podendo no caso de ciclomotores o candidato apresentar-se a exame sem ter recebido formação em escola de condução (autopropositura).
2- Os exames para obtenção de licenças de condução de veículos agrícolas da categoria I podem ser efectuados nas câmaras municipais ou nos centros de formação profissional reconhecidos para o efeito pela Direcção-Geral de Viação.
3- Os exames para obtenção de licenças de condução de veículos agrícolas das categorias II e III podem ser efectuados nos centros de formação profissional referidos no número anterior, na Direcção-Geral de Viação ou em centros de exames privados.
http://www.dgv.pt/condutores/exames_cond.asp

Espero que agora a informação seja a correcta.

Motas ate 50cc

Motas ate 50cc

Boa noite,

Tenho uma questão que há muito gostava de ver esclarecida;

Com a Carta de condução de ligeiros (B) pudemos conduzir algum tipo de mota? Por exemplo ate 50cc?

Cumprimentos,

N pode nada.

Só podes conduzir motociclos com matricula amarela, se tiraste a carta até 98.

Usa a pesquisa, já há por aí um tópico em q isso foi esclarecido.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

N pode nada.

yep!

E infelizmente acabaram-se as licenças das camaras..

citação:Originalmente colocada por bizarro

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

N pode nada.

yep!

E infelizmente acabaram-se as licenças das camaras..
Acho muito bem.

Voltar
Superior