Licença de 50cc

Falhou por 6 mesitos.
Para carta de moto sem limite (AP), como tens categoria B, tens de tirar o código especifico e fazer exame teórico com 10 questões, podendo errar em 1. Além disto, tens as aulas e exame prático

Tenho ideia que já li algo sobre isso....eram umas perguntas meio.....esquesitas.....

Em relação á carta sem limitação de 25kw, só a tive este ano[:D][:D] Finalmente mudei a carta que tinha desde 6/1997[:blush:][:blush:]

A polícia já me tinha avisado em Portugal, porque a Fazer não estava limitada nos papéis ( e pela morada desactualizada):sh) A Hornet e a primeira Bandit estavam, a Nx4 nem chegava ao limite[:D]

E aqui em Tenerife já me deram um toque também. Mandaram parar, quase me multaram por ter o pneu careca á frente, e perguntaram se a moto estava limitada[:D]

Finalmente estou "legal"[:D]....já devia estar há 10 anos...

Eu ainda a semana passada me desloquei a uma escola de condução para obter informações para tirar a carta Categoria A sem limite de cilindrada e indicaram-me que agora é necessário fazer código e condução em qualquer das situações.

Quando chegar a casa digitalizo o impresso que me deram.

nota: Tenho carta de ligeiros à 11 anos.

E quanto é que te pediram para tirares a cat A?

Tenho ideia que já li algo sobre isso....eram umas perguntas meio.....esquesitas.....

Em relação á carta sem limitação de 25kw, só a tive este ano[:D][:D] Finalmente mudei a carta que tinha desde 6/1997[:blush:][:blush:]

A polícia já me tinha avisado em Portugal, porque a Fazer não estava limitada nos papéis ( e pela morada desactualizada):sh) A Hornet e a primeira Bandit estavam, a Nx4 nem chegava ao limite[:D]

E aqui em Tenerife já me deram um toque também. Mandaram parar, quase me multaram por ter o pneu careca á frente, e perguntaram se a moto estava limitada[:D]

Finalmente estou "legal"[:D]....já devia estar há 10 anos...
Por acaso tenho me descuidado com isso, na minha carta ainda só tenho os tais 25kw apesar de já ter feito o tempo necessário para ter a carta AP (ilimitada de tudo).
Conduzo regularmente duas motos, uma 450cc que passa do limite mas não consta nada no livrete por ser um modelo de 85. A 750cc é que já tem o valor em KW no livrete.

Agora tenho de ter o trabalho de requisitar e pagar por algo que já devia ser meu por direito. É simples esse processo?

Olhando para este tema de discussão, lembro-me de um teste que a AutoFoco fez à poucas semanas (para aí umas duas) a uma nova versão da Piaggio MP3 (250 cc), em que a maior largura da via dianteira, de onde advêm umas quantas implicações legais (que agora não me lembro), permite que quem não tem carta de moto, conduza esta.[:cool:]

Não fosse agora não ser a melhor altura e aqui estava uma opção para a qual olharia seriamente. Pela mobilidade e segurança que tem.

Por acaso tenho me descuidado com isso, na minha carta ainda só tenho os tais 25kw apesar de já ter feito o tempo necessário para ter a carta AP (ilimitada de tudo).
Conduzo regularmente duas motos, uma 450cc que passa do limite mas não consta nada no livrete por ser um modelo de 85. A 750cc é que já tem o valor em KW no livrete.

Agora tenho de ter o trabalho de requisitar e pagar por algo que já devia ser meu por direito. É simples esse processo?

Em principio, será simples, vais à dgv ou à loja do cidadão (?).
Como disseste, isso nem deveria ser necessário, pois basta ver a data da carta e juntar os tais 2 anos. Mas já se sabe como são alguns senhores da autoridade...

Em principio, será simples, vais à dgv ou à loja do cidadão (?).
Como disseste, isso nem deveria ser necessário, pois basta ver a data da carta e juntar os tais 2 anos. Mas já se sabe como são alguns senhores da autoridade...

Agora já não é na DGV e já agora, se alguém souber o contacto/nome da nova entidade responsável por estes assuntos gostaria que partilhasse essa informação. Também preciso de saber o que fazer para poder conduzir motas até 50cc.

Eu ainda a semana passada me desloquei a uma escola de condução para obter informações para tirar a carta Categoria A sem limite de cilindrada e indicaram-me que agora é necessário fazer código e condução em qualquer das situações.

Quando chegar a casa digitalizo o impresso que me deram.

nota: Tenho carta de ligeiros à 11 anos.

Depois coloca o impresso. Já agora, quanto custa essa carta? Para a carta de 125cc pediram-me 400€.

A minha de 125 cc (A1) custou 350 euros.

A minha de carro e moto custou 475€[:D]

Eu fui á loja do cidadão. Tinha também que mudar a morada. É só levar uma foto (ou duas??) e pagar.

Depois mandam a carta nova para casa, em correio registado.
Eu não tenho morada em Portugal, tive que dar a morada de outra pessoa[8b] Sou obrigado a ter uma morada num país onde não resido...
E agora essa morada consta da carta de condução...

Que estupidez....agora, se fôr a Portugal, a polícia vai-me chatear por ter moradas diferentes[8b]....No BI tenho Espanha e na carta tenho uma de Portugal....

Obrigado pelas respostas Tiago Leal e bruno clio.
É o que farei, ainda estava a pensar ir à escola de condução perguntar sobre isso mas estou a ver que não vale a pena, eles simplesmente me iriam reencaminhar.[;)]
A minha carta já foi 1000 euros, A+B (carro e moto) há 3 anos. O que se chamar caro.:sh)

eu actualizei a carta á 2 anos, estava a tratar de uns papeis na dgv e aproveitei para o fazer, quando me pediram 25€ arrependi-me logo, é o chamado roubo.

Não sei se o facto de não estar actualizado na carta implica a coima, a carta tem data de emissão basta a quem verifica fazer uma conta de somar para ver se já passaram os 2 anos ou não.

Segundo li, no próximo dia 22 de Maio, sexta-feira, pelas 10.00 horas, vai ser discutido na Assembleia da República o Projecto de Lei nº 635/X (4ª) (PCP) que pretende alterar o Código da Estrada, permitindo o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da Categoria A1 à carta de condução de veículos da Categoria B.

Este Projecto Lei, de autoria do grupo parlamentar do PCP , apresenta-se como uma das melhores soluções para garantir um aumento da mobilidade e uma efectiva diminuição das emissões de gases de efeito de estufa, dentro das principais cidades do país.

O deputado motociclista Miguel Tiago tem sido um dos grandes mentores deste documento, e convida todos os motociclistas a estarem presentes na data indicada de forma a testemunharem os argumentos que irão ser apresentados tanto pelo governo como pela oposição.

Vamos lá ver se é desta que essa proposta de lei passa...

No entanto, ainda assim, a proposta que o PCP apresenta é que se faça exame de condução do veículo de 125 cc ao invés da N/ vizinha Espanha que não há essa necessidade.

Ainda assim é um passo em frente.

Um abraço, by Filas

Visto que o tópico não é actualizado à muito tempo, existe novidades relativamente à habilitação de portadores de categoria B1 para motociclos de cilindrada não superior a 50 cm^3 ?

Última edição:
Voltar
Superior