[Sociedade] Levantar dinheiro

Essa lei sempre me suscitou dúvidas pela limitação de liberdade e por considerar o dinheiro um meio ilegal de pagamento com base no montante.

Até porque obriga a despesa adicional pelo uso de outros meios de pagamento, criando uma taxa artificial na transação.

Nunca procurei mas ainda gostaria de ver alguma jurisprudência sobre este assunto.

Essa lei sempre me suscitou dúvidas pela limitação de liberdade e por considerar o dinheiro um meio ilegal de pagamento com base no montante.

Até porque obriga a despesa adicional pelo uso de outros meios de pagamento, criando uma taxa artificial na transação.

Nunca procurei mas ainda gostaria de ver alguma jurisprudência sobre este assunto.
o assunto é simples
é proibido e é uma CO
a lei é clara

Neste tópico, é sempre a aprender. O jimbo aprendeu que se podem fazer transferências sem ser com notas e agora aprendemos todos que há leis que limitam a liberdade e implicam aumentos de custos às pessoas. Nunca tinha ouvido falar disso.

o assunto é simples
é proibido e é uma CO
a lei é clara
Não consegues proibir o que não consegues controlar ou fiscalizar.

O dinheiro não é ilegal, como a droga, onde andares com um kg de cada, é distinto.

Na prática, não serve a nada pois imagino que só em flagrantes possa fazer sentido. Por isso tenho curiosidade com a jurisprudência que possa existir.

Neste tópico, é sempre a aprender. O jimbo aprendeu que se podem fazer transferências sem ser com notas e agora aprendemos todos que há leis que limitam a liberdade e implicam aumentos de custos às pessoas. Nunca tinha ouvido falar disso.
E alguns até atropelam a constituição, como o governo da madeira, que depois levou na pá de um tribunal.

Por isso, não me surpreende que exista muita lei ilegal...

Não consegues proibir o que não consegues controlar ou fiscalizar.

O dinheiro não é ilegal, como a droga, onde andares com um kg de cada, é distinto.

Na prática, não serve a nada pois imagino que só em flagrantes possa fazer sentido. Por isso tenho curiosidade com a jurisprudência que possa existir.
what?
a maior parte das leis (direito mera ordenaçao social) ninguem fiscaliza e nao é por isso q nao é proibido na mesma
se venderes vinho a um puto de 10 anos ng fiscaliza e passa
mas é ilegal, tal e qual a um gajo ja bebado
como outras tantas milhares de leis
como a do ruido
se chamares alguem por causa do ruido a psp tem q levar um medidor etc, é impossivel d fiscalizar, mas é ilegal na mesma
etc

De facto... incrível como há leis que limitam as liberdades das pessoas e outras leis que lhes custam dinheiro... nunca ninguém tinha ouvido falar em tal coisa... [:)][:)]

PS: O Jimbo estava só a reinar de ironia.

what?
a maior parte das leis (direito mera ordenaçao social) ninguem fiscaliza e nao é por isso q nao é proibido na mesma
se venderes vinho a um puto de 10 anos ng fiscaliza e passa
mas é ilegal, tal e qual a um gajo ja bebado
como outras tantas milhares de leis
como a do ruido
se chamares alguem por causa do ruido a psp tem q levar um medidor etc, é impossivel d fiscalizar, mas é ilegal na mesma
etc

Mas esses exemplos ou ocorrem em espaços públicos ou implicam terceiros.

O que quis dizer é que existem leis sem praticabilidade nenhuma tendo em conta que não são sequer possíveis de fiscalizar. É como as doações pontuais de dinheiro a familiares, não declaradas, que podem ocorrer esporadicamente, em ambiente privado, sem qualquer possibilidade de fiscalização.

Há dois anos levantamos 10 mil para comprar um carro a pronto. Num balcão queriam saber para quê, para quem, a que horas e praticamente, o que tínhamos almoçado e quando tínhamos dado uma f*** pela última vez.
Desistimos e fomos a outro balcão. "Para que é este valor?" "Para renovar a casa de banho" disse eu quase a mandar o tipo para o c*******.
Passou o guito em notas de 50 sem mais perguntas.

O meu ultimo carro também paguei a pronto, mas com um cheque bancário.

basicamente é a mesma coisa que dinheiro, mas evita essa confusão toda, e para todos os efeitos é mais seguro do que dinheiro vivo, se estiver já endossado ao vendedor.

De facto... incrível como há leis que limitam as liberdades das pessoas e outras leis que lhes custam dinheiro... nunca ninguém tinha ouvido falar em tal coisa... [:)][:)]

PS: O Jimbo estava só a reinar de ironia.
Sempre a aprender e a ver o mundo evoluir. Agora aprendi que se podia usar ironia em fóruns. Até sou gajo para passar a usar disso também.

Mas esses exemplos ou ocorrem em espaços públicos ou implicam terceiros.

O que quis dizer é que existem leis sem praticabilidade nenhuma tendo em conta que não são sequer possíveis de fiscalizar. É como as doações pontuais de dinheiro a familiares, não declaradas, que podem ocorrer esporadicamente, em ambiente privado, sem qualquer possibilidade de fiscalização.
claro q sao possiveis
basta por ex. denuncia c\testemunhas ou simplesmente c\ a proibição em si e publicidade nenhum comercio reputado vai violar essa lei.
agora q me digas q vais comprar um carro velho a um gajo .. tanto faz, ou droga
agora ja nao vais fazer isso a uma loja num shopping
e é ai q funciona logo a lei , da questao de negocios reputados e com nome n quererem ter q andar a pagar coimbas

Voltar
Superior