Lençois de agua

XicoZe

New member
Hoje com a forte chuva, o Barreiro e arredores ficou tudo inundado.
Vinha eu do montijo e numa estrada nova que fizeram ao pé do Modelo de Alhos Vedros, tava a estrada toda inundada.
Entrei sem me aperceber e apanhei um grande cagaço.
O carro começou a abrandar e a direcção ficou pesada.
Lembrei-me de uma vez ter lido num tópico aqui de um user a viver la fora (acho que tinha um opel corsa), em que ele disse que o segredo é não parar. Então fiz todos os esforços para continuar a andar e la me safei.
O mesmo não se pode dizer de alguns carros que fui encontrando pelo caminho.
O que aconselham a fazer nestas situações? E após o carro ter sido um anfíbio, que cuidados se deve ter?
P.S. Vi um Citroen C5, ultimo modelo, a passar num lençol de agua e parecia ter a suspençao levantada. O C5 é como os xantias? Já agora como funciona isso?

Vinha eu do montijo e numa estrada nova que fizeram ao pé do Modelo de Alhos Vedros, tava a estrada toda inundada.
Lembrei-me de uma vez ter lido num tópico aqui de um user a viver la fora (acho que tinha um opel corsa), em que ele disse que o segredo é não parar. Então fiz todos os esforços para continuar a andar e la me safei.
O que aconselham a fazer nestas situações? E após o carro ter sido um anfíbio, que cuidados se deve ter?
P.S. Vi um Citroen C5, ultimo modelo, a passar num lençol de agua e parecia ter a suspençao levantada. O C5 é como os xantias? Já agora como funciona isso?

Convém ter cuidado com as travagens a fundo após contacto com água, pois o travão pode colar, devido às diferenças de temperatura. Tal já me aconteceu.

De resto e não sabendo pormenores, ouvi dizer que carros a gasolina avariam mais facilmente se apanharem água em tal zona. Depois aparece algum entendido para confirmar.

Quando se entra m aquaplaning não há nada a fazer a não ser tirar os pés dos pedais e manter e direcção no lugar. Travar ou virar a direcção é suicídio quase.

Atenção - o que aconteceu não foi aquaplanagem, foi bem mais seguro, se bem que tb asuste - o carro entrou na água, e por isso é que se sentiu o carro mais pesado e a abrandas, por causa do atrito.

Aquaplanagem é quando a velocidade é de tal forma que o carro não vence a tensão superficial da água e "desliza" sobre ela. Não se sente nada, propriamente, simplesmente o carro não vira, não trava... não faz nada.
Não sei se tentar travar ajudará alguma coisa, mas na minha opinião ajuda tentar reduzir o motor... não que vá ter efeito no momento, mas quando o carro voltar a ganhar atrito vai ser mais fácil controlá-lo.
Sobre o manter a direcção a direito, concordo perfeitamente... e infelizmente por experiência própria. Quando entrei em aquaplanagem na segunda circular caí nesse erro e, quando o carro voltou a ter atrito, virou-se todo... foi mau, mas felizmente consegui voltar a endireitá-lo e tive a sorte (sorte mesmo, não havia nada que pudesse fazer aqui) de não ter batido em ninguém.

Se não me engano o novo ainda não está à venda,deves ter visto o C5 que levou um facelift.Mas aqui vai:

04120036m_482.jpg

Junto ao apoio de braço do banco do pendura e antes da manete das mudanças estão os botões para descer/subir, havendo três posições possíveis: a mais alta (até 10km/h) uma intermédia (até 40km/h) e a normal.Quando passas o limite das duas primeiras posições ele ajusta-se automaticamente para a posição normal.

Na verdade há também outra posição em que o carro fica rebaixado mas penso que a sua única utilidade é com o carro parado para carregar a bagageira (...a partir dos 10km/h volta ao normal).

À parte disso e dependendo do estado do piso ele pode ainda ajustar a suspensão sem qualquer intervenção do condutor (muito ligeiramente obviamente,não se notando).A partir dos 110 km/h e se o piso estiver em bom estado, desce uns mm´s à frente e um pouco menos atrás,melhorando a aerodinâmica do carro.Quando o piso está em mau estado sei que também pode subir ligeiramente...

Cumps

Última edição:
Sim o C5 foi o que levou um facelift.
Obg tb pela explicação da aquaplanagem, apesar de ter dado no código, já estava esquecido.
Cumprts

na aquaplanagem e ficar com os pes e maos quietos e agarrar o volante bem , passar "rios" tentar reduzir para uma velocidade com mais "força" uma vez que o carro sofre uma reducao de velocidade e tentaar nao parar

Por acaso... há-de estar a fazer um ano, apanhei-me numa que não gostei nada.
Vinha de Montargil para coruche e chego a uma estrada que, aí sim, tinha um verdadeiro rio a passar-lhe por cima... com uns 30 cms e corrente... ainda parei um bocado, mas não sabia por onde podia dar a volta e estava mesmo com pressa... acabei por arriscar - meti a primeira e lá fui... a "adivinhar" onde estava a estrada (felizmente era a direito), a contrariar a corrente a puxar-me para a direita, e a rezar para não vir nada maiorzito que estivesse a ser arrastado pela corrente e me arrastasse a mim tb...

Por acaso... há-de estar a fazer um ano, apanhei-me numa que não gostei nada.
Vinha de Montargil para coruche e chego a uma estrada que, aí sim, tinha um verdadeiro rio a passar-lhe por cima... com uns 30 cms e corrente... ainda parei um bocado, mas não sabia por onde podia dar a volta e estava mesmo com pressa... acabei por arriscar - meti a primeira e lá fui... a "adivinhar" onde estava a estrada (felizmente era a direito), a contrariar a corrente a puxar-me para a direita, e a rezar para não vir nada maiorzito que estivesse a ser arrastado pela corrente e me arrastasse a mim tb...

[:D]

tou-me a rir... mas acredito que o susto n tenha sido pequeno

o melhor a fazer é mesmo largar o acelerador, não tocar no travão e nada de brutidão ao volante durante o lençol ou piso molhado.

o pior são as poças fundas nas bermas...que puxam o carro!!!

Boas, ontem fui levar a minha namorada a casa, na Baixa da banheira, e ao passar nessa estrada, mal dei por mim estava dentro de um estrada/ribeiro. O que verifiquei na altura (por volta das 21h30m), que chovia bem, mas as poças eram formadas em grande parte devido às enormes lombas existentes, as quais não permitem uma boa escoação de água.
Desde então o carro não tem parado de fazer um ruido na correia do alternador, uma correia que supostamente foi trocada à 1500 km.

Para sair da baixa da banheira, tentando apanhar o ic, fui direito ao Barreiro, na 1ª rotunda era bem pior, inclusivé havia carros parados no meio da rotunda. Escusado será dizer que nem me [FONT=&quot]atrevi a passar.:([/FONT]

Convém ter cuidado com as travagens a fundo após contacto com água, pois o travão pode colar, devido às diferenças de temperatura. Tal já me aconteceu.

De resto e não sabendo pormenores, ouvi dizer que carros a gasolina avariam mais facilmente se apanharem água em tal zona. Depois aparece algum entendido para confirmar.

Os carros a gasolina, se apanharem água no distribuidor, ou velas, deixam de funcionar por mau contacto nos mesmo.

Os carros a gasoleo, visto que não tem partes eléctricas necessárias ao seu funcionamento ( as velas são apenas para pre-aquecimento, sendo cortada a corrente quando o motor começa a funcionar), sendo este puramente mecanico, pode funcionar submerso, desde que o motor não apanhe água na admissão.

Isso aplica-se mais a carros mais antigos com menos eletrónica.

Hoje em dia, qualquer carro a gasolina ou gasoleo basta apanhar um bocadinho de água numa parte eléctrica qualquer e pumbas, lá vai "metade" da electrónica do carro com os porcos e paramos logo ali.

Boas, ontem fui levar a minha namorada a casa, na Baixa da banheira, e ao passar nessa estrada, mal dei por mim estava dentro de um estrada/ribeiro. O que verifiquei na altura (por volta das 21h30m), que chovia bem, mas as poças eram formadas em grande parte devido às enormes lombas existentes, as quais não permitem uma boa escoação de água.
Desde então o carro não tem parado de fazer um ruido na correia do alternador, uma correia que supostamente foi trocada à 1500 km.

Para sair da baixa da banheira, tentando apanhar o ic, fui direito ao Barreiro, na 1ª rotunda era bem pior, inclusivé havia carros parados no meio da rotunda. Escusado será dizer que nem me [FONT=&quot]atrevi a passar.:([/FONT]
passaste por la entao +/- a msm hora que eu.
A rotunda parecia uma piscina, estava lá um renault clio I parado no meio, ainda vi um autocarro passar, mas tambem nao me atrevi. Fui dar a volta pelos fidalguinhos.
Outros pontos inundados eram o tunel do barreiro, e a passagem de nivel ao pé da estação. Nesta ultima eram so carros avariados, um autocarro, A3, VW Golf antigo etc. Quando os carros passavam ate fazia ondinhas[:D]

Os carros a gasolina, se apanharem água no distribuidor, ou velas, deixam de funcionar por mau contacto nos mesmo.

Os carros a gasoleo, visto que não tem partes eléctricas necessárias ao seu funcionamento ( as velas são apenas para pre-aquecimento, sendo cortada a corrente quando o motor começa a funcionar), sendo este puramente mecanico, pode funcionar submerso, desde que o motor não apanhe água na admissão.

Isso aplica-se mais a carros mais antigos com menos eletrónica.

Hoje em dia, qualquer carro a gasolina ou gasoleo basta apanhar um bocadinho de água numa parte eléctrica qualquer e pumbas, lá vai "metade" da electrónica do carro com os porcos e paramos logo ali.

Obrigado pela confirmação. Deu para aprender.

Afinal a frugannette diesel atmosférico que tenho em casa serve para sair quando está bom tempo[;)]

Já me aconteceu entrar em aquaplanagem... Senti o carro a deslizar lateralmente em vez de ir em frente, parecia que flutuava... A minha reacçao foi deixar o acelerador e tentar manter o carro o mais direito possivel, assim que senti o carro a "ir a piso" novamente reduzi 5ª, 4º, 3ª, e só aí usei o travão mas muito ao de leve também. Devo ter passado a uns miseros 10cm do passeio, se lhe tivesse tocado não sei não...
É uma sensação de impotencia um gajo querer controlar o carro e ele parece ter vontade própria... Mas correu tudo bem felizmente, e como foi em recta menos mal...

O que aconselham a fazer nestas situações? quote]

Essencialmente é reduzir para uma velocidade de força ( 2ª ou 3ª), manter o carro acelerado para não entrar água pelo escape, estar atento para que não entre água pelo filtro de ar e....fé em...quem quiseres ![;)]

Se o alternador apanhar água...pode «endoidecer»...no meu Astra o conta rotações ficava a zero...até assustava.[:D]

a mim so me aconteceu uma vez e nao quero repetir a experiencia..
o carro parecia que ia a voar. olhei para o painel e o conta rotaçoes caiu a pique.... a unica coisa que fiz foi tirar o pes dos pedais e segurar a direcçao.. felizmente nao aconteceu nada....
por vezes e dificil de evitar, no meu caso ja era de noite estava a chover bastante pelo que nao me apercebi, mas nestas alturas de chuva todo o cuidado e pouco alem de que aparecem situaçoes com as quais por vezes nao contamos...
bons quilometros e mt cuidadinho ao volante...
cumps,,,

É o bom escoamento que temos. Sarjetas atulhadas de lixo...
Aquaplanning nunca sofri mas já tinha lido conselhos.
Quanto às avarias, perguntava-me porque é que se vêem tantos carros parados em dias de chuva. No dia 1, percebi. [:D] O carro começou a engasgar-se, foi-se abaixo e já não pegou. Vi vapor a sair do capot e não insisti. Fui ver, tinha gotas de água suspeitas, até em cima da bateria. Deve ter entrado água para algum sitio que não devia. Esperei 20 minutos, dei à chave e siga. [;)]

Quando se entra em aquaplanning o melhor que se pode fazer é manter a direcção a direito e desembraiar o carro, pois de outra forma é possível que uma das rodas apanhe tracção e faça o carro virar, entrar em pião!

As rodas devem ficar livres!![;)]

Voltar
Superior