Legionella VFX

Está confirmada a origem do surto:

SIC Notícias - Legionella

Não deixa de ser uma sensação estranha existir um causador directo conhecido de 10 mortes.

É um enquadramento raro,( tirando acidentes de trabalho) as mortes por poluição ou afins costumam ser indirectas ou dificeis de provar.

Não sei como me sentiria se um familiar meu tivesse sofrido com isto. Ter o causador ali à vista :(

Está confirmada a origem do surto:

SIC Notícias - Legionella

Não deixa de ser uma sensação estranha existir um causador directo conhecido de 10 mortes.

É um enquadramento raro,( tirando acidentes de trabalho) as mortes por poluição ou afins costumam ser indirectas ou dificeis de provar.

Não sei como me sentiria se um familiar meu tivesse sofrido com isto. Ter o causador ali à vista :(

Não dês ideias ao pessoal. Ainda vai algum tontinho fazer desgraças.

Foi um acidente, cabe às autoridades apurar e julgar.

Por um lado fico contente por a culpa não morrer solteira.

Por outro lamento as mortes e lamento o que vai acontecer aos bons profissionais da ADP que não têm culpa de decisões da gestão de topo.

Não dês ideias ao pessoal. Ainda vai algum tontinho fazer desgraças.

Foi um acidente, cabe às autoridades apurar e julgar.

Não era mesmo nada disso que tinha em mente quando escrevi. Até porque não resolve nada, só poderia piorar.

Seguramente que ninguém fez uma coisa destas de propósito. No máximo terá havido negligência.

Apenas acho o enquadramento invulgar e sinistro, nada mais. Não me lembro de um caso semelhante recentemente (descontando países subdesenvolvidos) e eu acompanho com alguma atenção este tipo de situações.

(Como "causador" referia-me à empresa enquanto entidade abstracta...)

Obviamente ninguém fez de propósito, mas isso não retira qualquer responsabilidade. Com certeza que os responsáveis conheciam os riscos e no entanto não quiseram saber. Se acontecer algo, pagam-se as multas e continua-se a trabalhar que provavelmente é o que vai acontecer.
A empresa em questão colocou manutenções de lado, alegando falta de dinheiro. Eu pergunto, se não têm dinheiro para garantir a segurança da fábrica, relativamente à saúde pública e ambiente, então como podem continuar a funcionar como se não fosse nada? A crise agora é desculpa para tudo...
Agora levantam-se outras questões: é que isto não é de agora. Quantas pessoas tiveram problemas respiratórios nos últimos anos em que não houve ligação? Até eu ando há 4 semanas com um...
E não pensem que é só Legionella que de lá vem... Aquilo é um buffet de maravilhas que se extende por km.

Última edição:
E não pensem que é só Legionella que de lá vem... Aquilo é um buffet de maravilhas que se extende por km.

Mas isso vem nos livros de "estudo do meio" da escola primária há décadas e chama-se "poluição atmosférica"...
Quem vive em centro urbanos já sabe como é.

Claro, mas pelos visto aqui há fábricas que cumprem as suas obrigações, nomeadamente de manutenção e controlo do que emitem e outras que só emitem. Os carros também poluem. E uma coisa é uma pessoa andar com um carro devidamente mantido, a poluir o normal e outro andar com um carro todo estragado, a deitar fumo e a emitir muito mais gases que o permitido somente porque não se está para chatear e gastar dinheiro em manter esse mesmo carro.

se estás à espera de espectáculo e mudança de direcção conforme estão no poleiro tens de ir mais para a esquerda...

Há três anos a culpa era das políticas de destruição do SNS do governo PSD/CDS, agora é um azar.

Agora mais a sério, apesar de tudo há poucos casos de Legionella tendo em conta o que se vê por aí de instalações de climatização e de fornecimento de águas, sejam em edifícios públicos como particulares.

Última edição:
Voltar
Superior