Boas! Antes de mais parabéns a todos por este excelente fórum. Descobri-o a semana passada e este é o meu primeiro post.Estou com uma dúvida quase existencial que passo a descrever e para a qual peço a vossa ajuda: vivo em África (Maputo, Moçambique) e na passada semana vendi um Pajero GDI V6 3.500 (gasolina) de 1997 o qual tive durante 3 anos e meio e que nunca me deu qualquer problema (ao contrário do que muita gente fala). O carro fora importado do Japão o que é muito frequente por estas paragens. Neste momento estou sem carro e preciso urgentemente de um. Vi um Discovery de 1997 a gasolina V8i com muito bom aspecto. Contudo, toda a gente diz para não me meter nisso pois as peças são caras e nem sempre fáceis de arranjar (nem falo do consumo....). Na generalidade, toda a gente me aconselha o Toyota (Prado ou o LC) dado que existem peças e dada a sua lendária robustez. Vi um de 1993, gasolina (4.500, 6 cil em linha) e outro igual mas de 1992. Todos me dizem que o carro faz mais 10 anos e que o único problema que poderei ter é com o desgaste de algumas peças, mas, na minha opinião, não deixam de ser carros com quase 20 anos. Conduzi um deles e de facto é uma maravilha a força do motor e o conforto, incluindo a inexistência de barulhos parasitas ao passsar por buracos num carro com aquela idade. O preço é que não é propriamente barato, variando entre os €11.000 e os €15.000 (para o último acabado de importar do Japão), sendo que por esse mesmo valor arranjo carros mais recentes. Por outro lado, também me dizem maravilhas do motor Diesel (se bem que ligeiramente mais caro) sendo que o seu consumo também deverá ser um pouco mais baixo (4.200, TD também com 6 cil. em linha). Primeira dúvida: a) vale a pena comprar um LC com 15 anos? Não seria melhor comprar outra coisa com menos uns 7/8 anos, tipo Pajero GDI longo, Discovery ou outro? Segunda dúvida: Optando pelo LC (que estou quase decidido a isso), devo ir para o Diesel ou Gasolina? Sinceramente não vou fazer muitas picadas (de vez em quando uns caminhos mais maus para a praia e alguns lodges no mato) e irei algumas vezes até à África do Sul, mas aí são óptimas estradas em alcatrão. Já tenho lido aqui algumas coisas de pessoal de Angola e as estradas aqui em Moçambique são, no geral, bastante boas (pelo menos aquelas por onde normalmente ando), tipo Portugal início da década de 80. Vossos conselhos e recomendações são bem vindos. Se calhar até podem ter alguma sugestão que nunca me passou sequer pela cabeça.