Land Cruiser HDJ 80

PauloP2

New member
Boas! Antes de mais parabéns a todos por este excelente fórum. Descobri-o a semana passada e este é o meu primeiro post.Estou com uma dúvida quase existencial que passo a descrever e para a qual peço a vossa ajuda: vivo em África (Maputo, Moçambique) e na passada semana vendi um Pajero GDI V6 3.500 (gasolina) de 1997 o qual tive durante 3 anos e meio e que nunca me deu qualquer problema (ao contrário do que muita gente fala). O carro fora importado do Japão o que é muito frequente por estas paragens. Neste momento estou sem carro e preciso urgentemente de um. Vi um Discovery de 1997 a gasolina V8i com muito bom aspecto. Contudo, toda a gente diz para não me meter nisso pois as peças são caras e nem sempre fáceis de arranjar (nem falo do consumo....). Na generalidade, toda a gente me aconselha o Toyota (Prado ou o LC) dado que existem peças e dada a sua lendária robustez. Vi um de 1993, gasolina (4.500, 6 cil em linha) e outro igual mas de 1992. Todos me dizem que o carro faz mais 10 anos e que o único problema que poderei ter é com o desgaste de algumas peças, mas, na minha opinião, não deixam de ser carros com quase 20 anos. Conduzi um deles e de facto é uma maravilha a força do motor e o conforto, incluindo a inexistência de barulhos parasitas ao passsar por buracos num carro com aquela idade. O preço é que não é propriamente barato, variando entre os €11.000 e os €15.000 (para o último acabado de importar do Japão), sendo que por esse mesmo valor arranjo carros mais recentes. Por outro lado, também me dizem maravilhas do motor Diesel (se bem que ligeiramente mais caro) sendo que o seu consumo também deverá ser um pouco mais baixo (4.200, TD também com 6 cil. em linha). Primeira dúvida: a) vale a pena comprar um LC com 15 anos? Não seria melhor comprar outra coisa com menos uns 7/8 anos, tipo Pajero GDI longo, Discovery ou outro? Segunda dúvida: Optando pelo LC (que estou quase decidido a isso), devo ir para o Diesel ou Gasolina? Sinceramente não vou fazer muitas picadas (de vez em quando uns caminhos mais maus para a praia e alguns lodges no mato) e irei algumas vezes até à África do Sul, mas aí são óptimas estradas em alcatrão. Já tenho lido aqui algumas coisas de pessoal de Angola e as estradas aqui em Moçambique são, no geral, bastante boas (pelo menos aquelas por onde normalmente ando), tipo Portugal início da década de 80. Vossos conselhos e recomendações são bem vindos. Se calhar até podem ter alguma sugestão que nunca me passou sequer pela cabeça.

Antes de mais bem vindo.

Já tive em Moçambique, na Beira, de ferias. Lindo pais, fiquei a senti-lo um pouco como meu!

Quanto á tua duvida será sempre uma escolha dificl. Um jipe comm 20 anos é sempre um carro antigo e por muito que tenha sido bem tratado acusará sempre os desgaste.

Dado que que não fazes muito TT eu iria para o KDJ120 3.0 D4-D, ou um HDJ100 4.2 TD, dependendo do "plafond".

O Disco V8 Tb é uma boa opção, um membro aqui do forum tem um automatico e n tem tido problemas graves com ele. Retiras-lhe a suspenção pneumatica, metes molas e amortecedores e ficas com uma grande maquina.

A escolha não é facil, mas procura com calma, vê e testa varios que encontras um que te sirva.

O HDJ80 é altamente recomendado. Se encontrares um em bom estado, é fácil de manter e não tem electrónica nenhuma para te preocupares (modelos com motor de 12 válvulas).

Também tenho um Discovery mas é o série II. Já tem muita electrónica que poderá ser problemática de reparar sem o hardware e software adequados.

Da minha experiência, HDJ80. Se quiseres mais recente, procura pelo HZJ105, um 100 "despoluído" de equipamento superfluo.

Pois é... estou mesmo quase decidido a esperar mais uns dias e ficar com o LC HDJ 80 de 1993. É um daqueles importados directamente do Japão que nunca pôs os pneus em África pelo que não deverá estar muito escavacado. Por dentro está bastante bom, a pintura também está muito boa. Para a semana vou com ele a um mecânico para confirmar como está o motor. Algum aspecto particular que devo ter em conta quando estiver a ver o carro?

Pois é... estou mesmo quase decidido a esperar mais uns dias e ficar com o LC HDJ 80 de 1993. É um daqueles importados directamente do Japão que nunca pôs os pneus em África pelo que não deverá estar muito escavacado. Por dentro está bastante bom, a pintura também está muito boa. Para a semana vou com ele a um mecânico para confirmar como está o motor. Algum aspecto particular que devo ter em conta quando estiver a ver o carro?

Testas as caixas e os diferenciais, redutoras e afins,ja deves saber como é...

De resto boa sorte, e dp queremos muitas fotos.

Está prometido! Aquele é de caixa automática. Algum aspecto mais a verificar? É que eu sou completamente inepto no que respeita a perceber de motores e afins...

Está prometido! Aquele é de caixa automática. Algum aspecto mais a verificar? É que eu sou completamente inepto no que respeita a perceber de motores e afins...

Se levas um mecanico de confiança n deverás ter grandes problemas. [;)]

Mas podes ver se o carro tem babadelas no motor, caixas e etc, se faz fumo pela vareta, se o oleo e o liquido de refrigeração estão com as cores normais...

Ainda continuo a pé à espera do HDJ80. Começo a desesperar, aparentemente, o processo de atribuição de matricula está lento. Ontem vi novamente a Disco v8i cinzenta e fiquei com o bichinho. Ainda por cima é mais nova e mais barata quase €5.000. Se até sexta-feira continuar na mesma acho que ainda fico com a Disco. A não ser que vocês me convençam que mais vale esperar pelo HDJ. Abraços

É que quase toda a gente me diz o contrário apesar de eu gostar bastante do carro fico com um bocado de receio em me meter num e amanhã vir a ter problemas. Provavelmente será mais o motora diesel que dará problemas e como este é o V8i a gasolina tenho esperanças que não dê.

Em Moçambique não é de facto barato. Creio no entanto que se for à África do Sul talvez seja mais barato e tenho a certeza que o serviço deverá ser melhor executado. Por outro lado, pela simplicidade do motor, parece-me que "qualquer sucateiro" com uma oficina debaixo de um cajueiro sabe mexer no motor do Toyota uma vez que é muito mais básico e praticamente sem electrónica, ao contrário do motor do Discovery ou do RR. Digo eu que não percebo nada de motores.

Bem... Só para informar que acabei por comprar um RR de 1996, motor V8, 4.6 a gasolina. Fui um pouco contra todas os conselhos de amigos e de pessoal na net, pois a recomendação geral era para ir para o ToyVX. A verdade é que me cansei de esperar e apareceu este RR acabado de importar do Japão e em muito bom estado. Por dentro está impecável, por fora precisa apenas de um polimento e o motor aparenta estar 5*. Aquele som é do motor é fantástico e a força que tem é mesmo de mais. Já o levei a Joanesburgo ao agente oficiail da LR onde pedi para fazerem uma revisão geral e substituirem o que achassem necessário. Acabei pagando cerca de €3.000 e dizem que o carro está impecável. Como seria de esperar num RR tinha o motor do vidro da porta do condutor avariado e o forro do tecto a cair (coisas que ficaram arranjadas). O carro vinha com 40.000Kms (o que me custa a acreditar) mas os tipos da LR de Joanesburgo dizem que pelo estado de conservação do interior do carro, desgaste dos pedais e estado de algumas peças do motor, devem ser reais os kms que marca (explicaram-me também que no Japão se anda pouco de carro). Até agora estou bastante satisfeito. Fiz os cerca de 1.200 Kms que é a distância de ida e volta de Maputo a Joanesburgo e foi 5*. O meu grande receio (para além daquelas mariquices típicas da LR/RR) é a suspensão pneumática, pois nunca se sabe quando é que aquilo pode avariar (os tipos da LR disseram-me que de facto era difícil de saber quando é que poderia ficar off). Agora que enquanto a suspensão está a funcionar é uma maravilha isso é uma grande verdade. Se avariar há sempre a possibilidade de optar por substituir por uma suspensão "normal" (se bem que perca um bocado a "piada"). Ah... consumos... pois bem, para Joanesburgo a andar nos 120-140Kms/h e com o AC ligado, média de 14l/100 (sinceramente esperava pior atendendo ao facto de ser um V8 com 4.600 cc). Em cidade anda na casa dos 21 a 23l/100. Não admira.
Espero não me vir a arrepender desta decisão contra tudo e todos. Abraço

Ah valente! PARABÉNS! :)

Esse motor tem realmente um som maravilhoso! Que o aproveites. O segredo desse carro é andar sempre em cima dele. A maior parte dos problemas "caros" de resolver acontecem por causa de má manutenção.

Vai a www.landmania.pt/forum e dá uma vista de olhos nos tópicos do P38A (é a designação do teu RR).

Ah valente! PARABÉNS! :)

Esse motor tem realmente um som maravilhoso! Que o aproveites. O segredo desse carro é andar sempre em cima dele. A maior parte dos problemas "caros" de resolver acontecem por causa de má manutenção.

Vai a www.landmania.pt/forum e dá uma vista de olhos nos tópicos do P38A (é a designação do teu RR).

Foi por isso mesmo que quis ir logo com ele ao concessionário oficial da marca em Joanesburgo, onde em princípio são melhores (se bem que haja um outro mais próximo de Maputo, a "apenas" 200 kms e que também não devam ser maus. O único problema deste mais próximo é que se for necessária alguma peça que não haja em stock terão que a mandar vir de Joanesburgo o que atrasa em mais 1 dia ou 2 a reparação) e mandei fazer uma revisão geral ao carro. Sinceramente fiquei satisfeito com o trabalho e não achei extraordinariamente caro (há que ver que é um carro com 12 anos e ainda por cima com as mariquices que tem). Mas creio que é mesmo como dizes, se andar sempre em cima do carro e no agente, talvez a conta de oficina não suba assim tanto. O que eles me disseram no agente é que agora só daqui a 20.000Kms ou 1 ano (acho, contudo, que talvez deva mudar o óleo e filtros mais cedo).

Para a semana devo ir ver se monto novos pneus, pois aqueles estão um pouco ressequidos. Também já tenho cotação para uns Michelin MX a qual anda à volta dos € 1.100, para os 4 pneus. Recomendas alguma outra marca?

Depois disto, o meu único receio serão mesmo apenas as suspensões.
Abraço e obrigado pela dica do site.

Tenho um amigo que tem um igual ca em PT.

Tem um cantar lindo.

O ponto fraco é mesmo a suspensão. Ai onde andas se fores fazer muita picada é aconcelhavel a retirar as pneumaticas e meter molas. O calor, e pó é demulidor para o compressor.

Mete umas fotos! [;)]

Voltar
Superior