Lâmpadas sempre a fundir

VMPM

Well-known member
Olá,

Tenho uma FIAT Croma e à cerca de 2 meses mudei uma Luz de Nevoeiro Traseira e também de Marcha-Atrás. Acontece que no Sábado passado fundiram-se os 2 STOP's Traseiros, troquei-os no Domingo.

Quando acabo de os trocar o Computador de Bordo avisa-me Mín. lado Dir. e Esq. Dian. fundido, comprei as lâmpadas mas ainda não as consegui pois parece impossível visto não ter quase acesso.

Na Terça Feira o Computador de Bordo volta a avisar-me Luz de Mín. Tras. fundidas. E eu pergunto como, visto ser a mesma Lâmpada dos STOP's que tinha mudado à 3 dias atrás.

Já fui verificar o fusível mas não o encontro no Manual correspondente as Luzes de Mínimos.

O que será isto?? Será só coincidência e estão todas a fundir-se ao mesmo tempo ou será outro problemas??

Obrigado.

Manda verificar as ligações de massa e o rectificador do alternador.

Aproveita e verifica também como estão os contactos, se poderão estar a fazer curto-circuito, e se há mau contacto.

É muito pouco provável que sejam dos fusíveis. Mas o que fizeste para eles, podes fazer para os contactos das lâmpadas, podem ter sujidade e provocar curto-circuitos. [;)]

Ontem abri novamente a caixa de Fusíveis do Interior do Veículo e confirmei as Amperagens que o Manual refere e as que estão lá nos Fusíveis.

Acontece que à um Fusível que tem 7.5 Amperes no Manual e na caixa de Fusíveis esse mesmo Fusível está com 10 Amperes. Tirei-o meti um de 7.5 Amperes que estava lá de um outro Fusível, liguei a Ignição e os Mínimos Tras. e Dian. acenderam por breves instantes (cerca de 10 Segundos) e apagaram. Atenção que quando liguei a Ignição tinha um espaço de Fusível vazio, visto que, precisei desse para colocar no lugar do que estava a 10 Amperes.

Atualizaçāo

Raspei os contactos, mas nada. Troquei o Fusível e nada na mesma.

Passei pelo mecânico que me falou que pode ser o Comutador das Luzes ou na pior das hipóteses o Body (caixa completa dos Fusíveis no Tablier), se for o Body terei de preparar 500€.

Boas

Esquece os fusíveis, dai não é de certeza, não vás na conversa do mecânico ou levas a banhada.
Eu aponto para coincidência e a que se fundiu depois de a trocares foi porque a tocaste com os dedos e ficou gordura na lâmpada.
Tive uma altura em que os médios do meu carro estavam sempre a se fundir, depois de pesquisar fiz o seguinte, nunca tocar na lâmpada com as mãos sem um pano ou luva e comprar lâmpadas de uma marca boa, foi remédio santo, já tou com uns 5 ou 6 anos sem trocar os médios.
No caso de não ser coincidência e teres mesmo um problema esse deverá ser de uma falha no negativo(massa) e não acredito que limpar contactos resolva...

Boas

Esquece os fusíveis, dai não é de certeza, não vás na conversa do mecânico ou levas a banhada.
Eu aponto para coincidência e a que se fundiu depois de a trocares foi porque a tocaste com os dedos e ficou gordura na lâmpada.
Tive uma altura em que os médios do meu carro estavam sempre a se fundir, depois de pesquisar fiz o seguinte, nunca tocar na lâmpada com as mãos sem um pano ou luva e comprar lâmpadas de uma marca boa, foi remédio santo, já tou com uns 5 ou 6 anos sem trocar os médios.
No caso de não ser coincidência e teres mesmo um problema esse deverá ser de uma falha no negativo(massa) e não acredito que limpar contactos resolva...
À 1 hora atrás falei com um Eletricista Auto, que me viu Fusível a Fusível e reparou que estão todos em bom estado. Falou-me então que o problema poderá ser do Módulo das Luz (se tiver) ou o Módulo da Carroçaria.

Mede a tensao da bateria com o carro a trabalhar para ver se o alternador está ok.
Já agora as lampadas que andas a por sao de qualidade?
As lâmpadas são da Phillips, como são baratas não valia a pena colocar marca branca.
O alternador também já me lembrei, o problema é que as lâmpadas que não dão são sempre as mesmas.

Problema Resolvido

A lâmpada de STOP's que tinha trocado anteriormente estava errada, resultados Luzes de Mínimos Dian. e Tras. deixavam de funcionar.

Já troquei pelas corretas e agora tudo funciona.

PS: E eu a pensar que já tinha de gastar 500€ num Body.

Voltar
Superior