Laguna sem força - Avaria

brunoabreu

New member
bom dia a todos.

A carrinha da minha irma, uma Laguna de finais de 2001, motor 1.9 120cv, depois de uma ida hà renault onde foi mudado kit de distribuição, radiador e circuito de água, apresenta perda de força, com a luz de avaria no ligada no quadrante.
este fim se semana andei com a carrinha, e o que notei, é que quando se carrega mais no acelarador (numa subida ou ultrapassagem) a carrinha acende a luz de avaria e fica sem força, como se nao tivesse turbo (parece um saxo 1.5d [8b]). se eu desligar a carrinha, quando volto a ligar, ela fica normal, até que é preciso carregar mais no acelarador e fica na mesma.
não sei se isto se deve á intervenção que foi feita na renault, ou se pode ser outra coisa, como medidor da massa de ar, egr, catalizador, turbo (o famoso problema destes motores).

já aconteceu a alguém, ou alguem sabe o que possa ser? ela amanha vai á renault, mas gostava de ir preparada.

obrigado a todos

Boas,

Pelos sintomas ela em esforço entra em "SafeMode"...

Apontava mais para o medidor de massa de ar (MAF).

Mas nada como um diagnóstico na Renault.

Cumprs [;)]

posso nao estar correcto, mas penso que pode haver algum problema nos injectores, que quando injectam gasoleo a mais, o que vai originar a entrada em safe mode da carrinha.
o consumo aumento um bocado mais, mas pode ser devido ao facto que ter que se esticar mais a carrinha para ela andar um bocado.

mais sugestoes.

obrigado

espero que seja uma coisa simple, tipo ficha do acelarador ou egr, a ultima intervenção foram perto de 2000€, há menos de um mês.
se for a ficha do acelarador, ou maf, isso é brincadeira para quanto?
o turbo ainda é o de origem, com 210k, se for preciso trocar fica em quanto?

obrigado pelas respostas

[modo conspiração on]
em contrapartida a carrinha de algum mecânico ou amigo ficou a andar nas horas
[modo conspiração off]

trek

A carrinha da minha irma, uma Laguna de finais de 2001, motor 1.9 120cv, depois de uma ida hà renault onde foi mudado kit de distribuição, radiador e circuito de água, apresenta perda de força, com a luz de avaria no ligada no quadrante.

Desloca-te novamente à oficina com o veiculo e pede para ver o código de erro.
Será uma operação certamente sem custos, pois todas as reparações tem garantia.
Só a partir daí, é que se pode efectivamente analisar a situação convenientemente.

Ola viva...

Não sei se o que vou dizer serve para o teu caso, porém passo a explicar para te ajudar no que possa com a experiência que tive.

Tive dois carros com esse motor, um de 2001 e outro de 2002, os quais fizeram muitos km´s (260 000 km) e a unica chatice que deram foi a EGR. Penso que os dois motores apesar de serem de anos dieferentes serão iguais.

Os sintomas que identifiquei por falha da EGR (queimou - 200€ na Renault), foram falta de força, embora ele trabalhe ao relanti como se nada se passasse, porém quando é necessário fazer o motor puxar, ele pura e simplesmente não colabora. Parece que existe um fosso profundo e que o motor não consegue subir a rotação. Cumulativamente quando a EGR falhou fez imenso fumo, porém depois deixou de fazer. Como é que consegues descobrir se isso aconteceu? Espreita por baixo do para choques e vê se está tudo negro e com alguma fuligem. Se vires isso significa que provavelmente queimou e tu não te apercebeste.

Quanto ao turbo partido, isso daz conta facilmente, basta deixares o carro ao relanti e presta atenção barulho vindo do motor. Se for o habitual, significa que o turbo não partiu. Podes fazer o mesmo ao arrancar, ou até fazeres a rpm subir acima das 2000 rpm.

Quanto á maf, tenho algumas duvidas, pois nunca ouvi dizer que algum renault tivesse tido problema com as maf´s.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Boa sorte

a minha irma, antes de eu andar com a carrinha disse que ela tinha deitado muito fumo, mas eu nao notei nada disso, mas que o parachoques estava preto lá isso tava,mais logo falo ela e digo o que se passou.

obrigado a todos

não tendo a noção do turbo equipado na carrinha em questão, pode ter a ver com o mesmo.. ainda para mais ao referir que a carrinha tem cerca de 210 mil km, pode estar a precisar de uma descarbonização no mínimo..

pode ter algum carvão acumulado e consequentemente a geometria do turbo estar presa (no caso de ser de geometria variável), provocando um excesso de pressão.

poderá também ter alguma fuga nos tubos de vácuo, provocando um desvio da pressão, originando o "safemode".

no caso de se tratar da substituição dos tubos de vácuo, é uma intervenção barata, no caso de ser o turbo, poderá atingir valores mais elevados caso este tenha de ser revisionado.

no entanto, tudo isto são suposições, nada como levar o carro a quem possa verificar o problema

[;)]

Voltar
Superior