Tb tive o mm problema recentemente...e verdade seja dita, apos ja ter encomendado a pick-up, a duvida subsiste....
Posso apenas passar-te a minha impressão dos test drives que efectuei aos dois modelos, mas foram as dual cab de 5 lugares...
Tal como tu sou noob nisto, e neste segmento, e estas conclusões foram tiradas apos investigação , perguntas a proprietarios e entendidos, e teste às viaturas...
A NISSAN NAVARA
A Navara com o seu já classico, inconfundivel e arrojado look que tanto sucesso tem feito, parece na sua natureza mais um SUV, embora as suas linhas robustas e musculadas, não nos fassam esquecer as suas origens "laborais".
O comportamento em estrada é bastante agradavel com arranques e recuperaçoes interessantes, penso em parte graças a caixa de 6 vel, acompanhado de uma posição de condução confortavel, com direcção mais directa, transmite-nos a ideia que estamos num ligeiro de passageiros um pouco mais elevados, o que nao deixa de ter a sua piada. ...
Esperava um pouco mais dos 171 cv, apesar do habitaculo, posição de condução e recuperaçoes, mas não me posso esquecer que se trata de uma pick-up com 2300kg, factor que me é logo relembrado se entra em velocidade numa rotunda molhada e a traseira começa logo a atravessar
...confesso que provoca aquele calafriosinho para quem não esta habituado...mas nada daquele susto que temia, bem pelo contrario...deu-me antes aquela sensação de gozo dos kartes, a fazer a curva em slide controlado, o que faz antever um enorme divertimento em estradão acidentado de terra batida, alias como pude comprovar numa brincadeirazinha em terra batida a desafio do vendedor que nos acompanhou...
Em TT puro e duro ja ponho mais reserva....apesar do binario elevado, se virmos o peso, a curta distancia ao solo , a distancia entre eixos, a ausencia de bloqueio de diferencial (bem como a ausencia de um modo como o super-select, ou um diferencial central
), e a minha desconfiança no diferencial de deslizamento limitado, parece tudo desvantagens em relação à Mitsubishi L200....mas só mm testando as duas no terreno, e isso seria pedir demais aos vendedores...paciencia
No conforto e extras, nada a apontar, alias este é um dos fortes desta Pick-Up, apenas a salientar o espaço dos bancos traseiros que me pareceram um pouco reduzidos o que pode ser um factor para quem os ocupar, em viagens longas.
Outra coisa que me espanta, é que visto esta Navara ser no meu entender um veiculo assumidamente SUT, mais vocacionado para a estrada, não dispoe de um sistema de controle de estabilidade (e tracção ja agora
) seleccionavel como a L200, bem como a sua caixa de vel. longa e mto solta(talvez fosse um problema daquela unidade que ja mostrava algum desgaste geral).
Agora a Navara com os sistemas e transmisão do PATHFINDER...isso é que era, mas por alguma razão este custa o dobro da pick-up
Curiosamente quem espremeu bem a Navara, foi a minha mulher ao testa-la... abuzou das acelerações, recuperaçoes e atravessadelas, levando mm o vendedor a meter as maos à cabeça e a adverti-la
... o que foi OPTIMO pois podemos ter uma ideia melhor do que o animal pode realmente fazer...
Mitsubishi L200
A L200 pareceu-me mais Pick-up por excelencia em termos de comportamento, dando-nos indicios que no TT e no reboque seria mto dificil de bater, com a força e tracção mto bem distribuidas.
Um look moderno\urbano com linhas futuristas e com a eletronica a acompanhar, cujo design inovador transmite a intensão SUT (Sports Utility Truck) com inovadoras linhas, por parte da Mitsubishi .
Supreendeu-me o espaço do habitaculo, tanto nos bancos frontais como traseiro, dando nota mais aos bancos traseiros onde o espaço supreendentemente em nada fica a dever a um vulgar carro familiar. A posição de condução pareceu-me um pouco mais em cima do eixo da frente e algo alta, como numa carrinha de transporte, mas é amplamente compensada pelo seu conforto, espaço, e caixa de velocidades bem colocada, bem como o seu curso curto como se de um carro desportivo se tratasse. Os interiores estão bem pensados, com o espaço bem aproveitado, e a nivel de equipamentos gerais (comp de bordo,leitor de cds, ar condicionado estofos em pele, etc) não esta nada mal supreendentemente... embora pudesse ser mais desenvolvida claramente, mas acreditem que em termos de linhas o interior esta mto de acordo com o exterior, onde se vê que o design foi uma preocupação da marca.
No que realmente interessa, o comportamento....
Bem, em estrada (asfalto) nota-se a diferença dos 35 cv... no arranque e recuperações, embora a caixa de 5 vel. mais certa compense um pouco... tive pena de não poder comparar com a versão chipada dos 167 cv, pois gostaria de ver como se comportava a centralina reprogramada contra os 171cv de base da sua concorrente... mas claro esta, sabemos que estas viaturas não são propriamente para o "picanço" logo os cavalos teoricamente são menos importantes.
O controle de estabilidade e tração tb se nota em 2WD, tal como no Super Select em 4x4, tentanto eu por tudo nas rotundas molhadas que a pick-up se atravessa-se, mas nada, o sistema não deixava... Nota mto positiva e inesperada na segurança, especialmente com chuva miuda como era o caso, por outro lado perde-se um pouco o gozo da condução agressiva e por vezes a resposta não é bem aquela que esperamos, pois o sistema de controle de estabilidade e tração corrige as nossas "azelhices"..mas se nos quizermos armar em Carlos Sousa, podemos sempre desligar os sistemas no botão do tablier
.
A direcção que conferere à L200 o angulo de curva mais curto do seu segmento, sendo extremamente util no parqueamento e manobras, requer um pouco de habituação como ja foi referido, mas é sem duvida outra das suas mais valias....apenas parece ficar um pouco mais prejudicada nas respostas directas da direcção em estrada, requerendo um pouco mais de movimento de volante....
O grande atractivo desta pick-up, seria sem duvida o seu modo Super-Select herdado do Pagero, com o 3º diferencial central... algo que me impressionou desde o inicio...infelizmente o maximo que testei deste sistema, foi o alterar parado a posição da manete mecanica, e a ver os modos a aparecerem no mostrador do tabelier... de resto só testei o 2wd e 4wd (que pode ser permanente ate aos 100km\hora) à chuva e no alcatrao
...
O mais proximo que andei de TT foi qd a minha mulher subiu o passeio da rotunda para trocarmos de condutor
.....enfim foi pena pois sei que aqui é que a L200 iria dar cartas...
Infelizmente o senhor da Mitsubishi que nos acompanhou pareceu algo receouso, não sei se pela unidade que testa-mos ser nova, ou se estava com pressa , ou então não sei, apenas sei que tao depressa o test-drive começou como acabou
... mas garantiu-me que produto como aquele nao existia no mercado, pois era a unica pick-up que conseguia subir escadas, dai ser o veiculo de eleição da protecção civil do estado e afins (policias, bombeiros, baywatch, etc etc etc)....só tenho pena de não a termos testado NÓS, na escadaria do stand para então o poder comprovar
.... mas meus caros ja sabem, da proxima vez que necessitarem de um carro para subir escadas, a Mitsubishi L200 é a vossa viatura de eleição
...
Brincadeiras à parte , lamento não termos tido hipoteses de esticar um pouco mais o bixo, e leva-la para o que parece ser o seu habitat mais natural, a TERRA BATIDA e o TT mais duro, ao contrario da Navara, e nisso a L200 saiu prejudicada,..
Mas em compensação, o vendedor da Mitsubishi ofereceu-nos uma proposta mto boa...
Conclusão do teste-drive
Em estrada a Nissan Navara apesar de lhe faltar o sistema de controle de estabilidade e tracção, e da traseira dançar um pouco nas curvas em piso molhado, a sua direcção mais directa, os cavalos, as recuperaçoes, e a posição de condução dão um gozo enorme, levando vantagem sobre a mais estavel e segura Mitsubishi L200.
Na Terra Batida, infelizmente so testei a Nissan Navara, e esta em termos de comportamento cumpriu perfeitamente visto ser apenas uma brincadeira simples. Estou certo que neste terreno a Mitsubishi L200 com o super select e controlo de tracção teria mostrado o seu valor, e levaria vantagem sobre a Navara... mas tal não foi possivel...
Posto isto,e após a Nissan Navara não me ter impressionado como eu esperava, e a Mitsubishi L200 ter-me supreendido positivamente de forma inesperada...
estas duas estavam agora empatadas 50/50, seria apenas uma questão de qual seria o melhor negocio que poderiamos obter por parte das marcas, e mais alguns factores que foram revistos ate à exaustão (fiabilidade,garantia,revisões,etc etc etc)
....