Kit peugeot 405 sr 1991

CARAMONO

New member
Olá.

Como eu percebo tanto de mecânica como o Einstein percebia de Decoração, gostava de descrever o que me aconteceu e o que eu penso que possa ser, a ver se podem ajudar-me.

Quando regressava da IPO (a uns bons 150km) do meu local de residência, sendo que o carro passou sem qualquer deficiência (finalmente), no regresso a casa fiquei parado na auto-estrada, pois o carro não andava, apesar do motor trabalhar.

Eu já vinha notando que ao meter as mudanças, principalmente quando em aceleração, o motor como que "patinava" e só depois acelerava. E não estou a falar de arranques tipo rallye, mas sim de condução normal, tipo numa subida que obrigasse a uma redução de caixa ou ultrapassagem.

O que me aconteceu é que logo após ter passado a Via Verde e entrado na Auto-Estrada, o carro só respondia a reduções de caixa, tipo de 5ª para 4ª, 4ª para 3ª, etc. Mas mesmo que eu acelerasse o carro não respondia, só o motor acelerava.

Bom, chegou às tantas e parou definitivamente.

Quando fui ver o motor, não tinha qualquer perda de líquido do radiador, mas estava todo salpicado, por algo que parecia ter vindo de baixo.

O nível de óleo do motor, mesmo visto agora a frio, está bom.
O motor trabalha na perfeição.
As mudanças entram sem carregar no pedal da embraiagem, tal como se o motor estivesse desligado.
O carro não anda.

Eu penso que seja mesmo qualquer coisa relacionada com a embraiagem. Seja a bomba ou seja o disco ou se calhar a coisa toda.

Será que é mesmo?

E quanto é que custará um kit para um 405 SR de 1991?

Se me puderem ajudar com isso, agradeço porque o carro faz-me mesmo falta e já está parado há um tempito, que o guito hoje em dia anda assim meio escasso...

Obrigado.

Pelo que relatas, isso parece mesmo ser um problema oriundo da embraiagem.

A mesma deve ter entregue a "alma ao criador".

Quanto a valores, penso que precisarás qualquer coisa como 300€ (com mão de obra já incluída)

P.S: Sê bem-vindo ao fórum.

Bem-vindo.

Como disse o NTO se colocas mudanças como se tivesses a carregar na embraiagem, e ele não mexe, provavelmente esta foi à vida - mas eu não percebo muito disto.

Pelo que relatas, isso parece mesmo ser um problema oriundo da embraiagem.

A mesma deve ter entregue a "alma ao criador".

Quanto a valores, penso que precisarás qualquer coisa como 300€ (com mão de obra já incluída)

P.S: Sê bem-vindo ao fórum.
Obrigado pelas boas-vindas.

300€ c/ mão de obra já incluída é óptimo, porque já ouvi de 500 e mais para cima.

Já agora, posso perguntar aonde?

Bem-vindo.

Como disse o NTO se colocas mudanças como se tivesses a carregar na embraiagem, e ele não mexe, provavelmente esta foi à vida - mas eu não percebo muito disto.
Pois, eu também não.

Daí ter vindo aqui, pois se há sítio onde não devem faltar experts é aqui, eheheheh

É que realmente aquilo já deve ter muito km em cima.

Se fôr a de origem e passados 18 anos e meio que vai fazer, com 200 000km em cima... Não será muito de admirar. O que eu estranho é aquele "salpicado" que parece ter vindo de baixo.

Obrigado, também, pelas boas-vindas.

Última edição:
Boas, tive que mudar recentemente o kit de embraiagem ao meu carrito, e passou-se o mesmo...isso é diagnostico para embraiagem gasta.

Contudo verifica se o orçamento que te dão inclui óleo da caixa ( valvulina ) pois convém mudar e certos mecânicos aproveitam a antiga por considerarem vitalícia, mas discordo, pois o óleo perde propriedades ao longo do tempo.

MANDEI PM (mensagem particular)

Cumprimentos

Boas, tive que mudar recentemente o kit de embraiagem ao meu carrito, e passou-se o mesmo...isso é diagnostico para embraiagem gasta.

Contudo verifica se o orçamento que te dão inclui óleo da caixa ( valvulina ) pois convém mudar e certos mecânicos aproveitam a antiga por considerarem vitalícia, mas discordo, pois o óleo perde propriedades ao longo do tempo.

MANDEI PM (mensagem particular)

Cumprimentos
Desde que esteja dentro do nível, não em faz muita diferença, desde que o chaço ande.

Mais dia menos dia vou ter comprar outro, por isso é mesmo gastar o mínimo possível neste, já para poupar para o próximo.

Isto em tempo de crise... Até os cartuchos das balas se reutilizam![:D][:D][:D]

Se estava salpicado com algo, então será mais do que uma embraiagem gasta.
Provavelmente tens alguma fuga no circuito (presumindo que a embraiagem é hidraulica) ou o circuito hidraulico foi mesmo à vida.

talvez, mas na maior parte das vezes (não todas) vais bem melhor servido com peças de origem [;)] a peugeot nem é das mais caras no que toca a peças

Isso é um assunto que dá pano para mangas.
Há muita escolha cá fora, desde material "pirata" até ao mesmo material vendido nas marcas...a preços bem inferiores.
Quem compra na marca não tem amor ao dinheiro.
Só se compra na marca aquilo que só a marca dispõe.

Nem sempre é assim.

O mercado aftermarket tem exigências bem diferentes do mercado de substituição original, daí a diferença de preço também. Claro que nem tudo é preto e branco mas há aí muito material que mesmo sendo a mesma marca a fabricar para a origem duram sempre menos, fazem mais barulho, etc. Aqui entra a experiência dos mecânicos para saberem se vale a pena ou não.

Nesse carro nem é muito dificil decidir, comprava um kit "corriqueiro" de uma marca tipo Sachs ou Valeo e já vai muito bem servido.

Cumprimentos.

Nem sempre é assim.

O mercado aftermarket tem exigências bem diferentes do mercado de substituição original, daí a diferença de preço também. Claro que nem tudo é preto e branco mas há aí muito material que mesmo sendo a mesma marca a fabricar para a origem duram sempre menos, fazem mais barulho, etc. Aqui entra a experiência dos mecânicos para saberem se vale a pena ou não.

Nesse carro nem é muito dificil decidir, comprava um kit "corriqueiro" de uma marca tipo Sachs ou Valeo e já vai muito bem servido.

Cumprimentos.

O caso que das da Sachs ou Valeo é tão somente marcas de componentes mais utilizados na industria automóvel.
A mesma peça Valeo ou Sachs que compras na marca é possível de comprares cá fora, a 3/4 do preço.
Há excepções, como por exemplo a BMW onde não há quase nada cá fora e não há por uma razão: a BMW fabrica muitos dos seus componentes.

Normalmente nunca compensa comprar peças na marca. Não estou mesmo a ver nenhum exemplo onde valha a pena dar o dobro ou quase do dinheiro na marca por uma peça cá fora, ainda que a qualidade seja inferior.

Já para não falar numa outra questão que é quem fabrica os componentes ser exactamente que os fabrica para a "concorrência".

No entanto, apenas os que levam o selo da marca, apenas e só porque têm o selo da marca já disparam o valor.

Qual é a diferença entre um Sanyo e um Mitsai? Só a marca, tudo o resto é absolutamente igual e a qualidade é absolutamente a mesma.

Qual a diferença entre um Sunny Delight e o sumo que vende o Minipreço? O do Minipreço tem 2L e aínda assim é mais barato do que 1,5L de Sunny Delight, o resto é tudo igual.

E também há muita gente aqui na minha zona com BMW e Volvo que, ao contrário do que muita gente pensa, conseguem encontrar muita coisa cá fora. Só não se encontra mais porque essas marcas (em Portugal), vá-se lá saber como, conseguem bloquear a importação de "genéricos".

Um amigo meu com um Volvo teve de ir a uma casa que fica lá para os lados do Barreiro para conseguir encontrar o que queria fora da Volvo. E teve sorte, porque, pelo que o homem lhe disse, ele ia acabar com a importação daquilo porque tem de ser pedido em lotes enormes e para a quantidade de pessoas que têm Volvos e o tempo que ficam em stock, não lhe compensa.

E realmente ele pagou bem abaixo do que lhe pediam na Volvo. Bem menos de metade.

Mas vai-se aqui acima à Galiza e já se consegue encontrar, por exemplo.

É como tudo.

Eu por mim, para o meu, até se encontrasse um kit jeitoso na sucata, era mesmo lá que comprava.

Para o que vai servir, que vai ser mesmo coisa a curto-médio prazo, quase nem vale a pena comprar novo. Mas pronto... Se tiver de ser, lá terá de ser, não é?

Obrigado a todos, pelas vossas respostas.

Aqui as marcas são um conjunto de mafiosos.
Elas conseguiram, ao abrigo de uma norma qualquer europeia, que todos os automóveis que precisasem de peças fossem obrigados a comprá-las no seu país de residência.
Antes não era assim.
Sabem tão bem como eu que ixistia muita gente a ir a Espanha comprar peças, a 1/3 do preço e completas, porque cá, além de mais caro, desmontavam conjuntos de peças e vendiam a bulso.

Só a título de exemplo, lembro-me de uma vez que foi necessário comprar um carburador para um Rover 213 e cá eram, se não me engano, 80 ou 90 contos só pelo corpo do carburador, ou seja, sem tubos e tubinhos, diafragmas, parafusos e fêmeas.
Em Espanha era menos deste preço e trazia tudo.
Aliás, dentro da Honda um Sr. responsável reconheceu que as peças quando chegavam cá eram desmanteladas e vendidos os seus componentes a bulso.
Portanto, não admira que hajam marcas que não deixem entrar a "candonga" por cá.
Ao menos a maior parte das peças para a maior parte das amrcas aidna se arranja, porque de facto BMW, Volvo e mais meia dúzia é complicado.

Bom, se assim foi então é muito estranho porque há uma outra coisinha europeia que diz só isto:

Livre Circulação de Pessoas, Bens, e Serviços.

O que é que me impede de ir comprar lá fora?

Ou de contratar uma seguradora espanhola ou alemã ou holandesa ou sueca para circular em Portugal?

Ou de encomendar na origem, seja lá o que fôr?

Eles sabem muito, mas também não pensem que um gajo é parvo...

É..é tipo a Samsung e a Samtron. É tudo a mesma coisa mas é engraçado que os Samtron por vezes não davam uma imagem tão boa como o "pai" Samsung ou vinham com pequenos defeitos, alguns quase imperceptíveis é certo mas que nos Samsung não se encontravam. Para não falar na duração do produto.

Para quem não percebe, de facto é tudo a mesma coisa, mas afinal a realidade é bem diferente.

Fico-me por aqui porque o que disse na minha primeira intervenção é suficiente.

Cumprimentos.

O material que se vende na marca, tem quase sempre mais qualidade do de "concorrência". Num ML270 CDI, colocar um filtro de combustível BOSCH, tem algum problema?

Bom, se assim foi então é muito estranho porque há uma outra coisinha europeia que diz só isto:

Livre Circulação de Pessoas, Bens, e Serviços.

O que é que me impede de ir comprar lá fora?

Ou de contratar uma seguradora espanhola ou alemã ou holandesa ou sueca para circular em Portugal?

Ou de encomendar na origem, seja lá o que fôr?

Eles sabem muito, mas também não pensem que um gajo é parvo...

É muito simples.
Não és tu que não podes ir a um balcão de peças estrangeiro.
Eles é que não te vendem a peça se tu fores de cá e o teu carro tiver matrícula portuguesa.

Voltar
Superior