Kit Distribuição Opel

JoaoGLapa

New member
Tenho um opel vectra 1.6 de 2000/12. Tem 42000 km.

Qual é o custo do kit distribuição?

Devo mudar ou não? Como ver se a correia apresenta algum sinal/sintoma de estar estragada?

Obrigado.

Com 42 mil km's ainda esta um pouco longe de mudar o kit.

Para veres o estado da correia tens de olhar para a própria e procurar sinais de velhice tais como, fissuras, se está ressequida, folgada, etc. Mas com essa quilometragem isso está mais que bom!

Quanto ao material, o kit é a correia e o tensor que numa loja de peças fora fica prai por 100/150€.

Na opel podes abrir os cordões à bolsa que fica um pouco mais caro e também tem de ser incluida a mão-de-obra.

Quanto à troca, cada fabricante recomenda uma quilometragem específica mas normalmente rondam os 100 000 km.

Cumprimentos

Nesse modelo em concreto não sei mas noutros modelos recomenda-se de 4 em 4 ou 5 em 5 anos, independentemente da quilometragem feita. A borracha não se degrada só com o funcionamento.
Dadas as consequências da sua quebra, é melhor não arriscar. Quando é que mudou a última vez?
Averiguar, deve dar para averiguar o aspecto visual dela mas isso acho que não é uma garantia a 100%.

O carro está como o comprei. Mudo o óleo, filtros, ... . Ando sempre com cuidado, nada de arranques bruscos, ... nada de condução agressiva. Sempre nas calmas. Só para verem fiz 2000 km nos últimos 2 meses e o computador de bordo marca 6,9L/100Km.(Bons consumos?)

Última edição:
Bons consumos sim! Esse motor, a par do 1.4 16v, ofereciam uma excelente relação potência/consumos.

Tenho ideia que o KIT para o 1.6 é igual ao do 1.4 logo conta com 120eur na Opel para comprar tudo completo. A bomba acho que é à parte e custa cerca de 60eur+10eur anti congelante.

Outra coisa, apesar de só ter 42mil kms já tem 8 anos e isso muda cada 4 anos ou 60mil logo se ainda é o original, é ligar o carro de casa para a oficina e mais nada. Cuidado com isso.

Cumprimentos.

O carro está como o comprei. Mudo o óleo, filtros, ... . Ando sempre com cuidado, nada de arranques bruscos, ... nada de condução agressiva. Sempre nas calmas. Só para verem fiz 2000 km nos últimos 2 meses e o computador de bordo marca 6,9L/100Km.(Bons consumos?)

Se nunca mudou a correia já estás a abusar da sorte.

O que custa mais nesta operação é a mão de obra, portanto o melhor é mudar o kit todo e a bomba de água também há quem aproveite para trocar... porque imagina que trocas só a correia e daqui a pouco tempo é um tensor ou qualquer coisa que falha... pagas outra vez a mesma mão de obra.
Mas sim, é possível mudar só a correia.

Isso é o KIT e sem discussões, duvido até que algum mecânico te monte só a correia pois isso é uma bomba relógio, mais cedo ou mais tarde rebenta por outras razões.

Pode é escapar a bomba de água se aparentar estar em boas condições mas é despesa que vais arranjar pela certa pois ela muito provavelmente não te vai durar até ao fim do intervalo de substituição da distribuição. Ah, tens de pagar exactamente a mesma mão de obra da substituição da correia por isso a poupança pode tornar-se um grande buraco.

Infelizmente é uma despesa grande mas quem compra já sabe ao que vai, há que manter.

Cumprimentos.

Hoje fui a uma oficina, desmontaram a protecção e estiveram a olhar para a correia de distribuição. O que o sr. me disse foi que olhar para ela está boa, até me chamou para ver as letras da correia de distribuição da parte de cima visíveis e os dentes estarem bem não havia sinais de a corrente estar ressequida. Mas certezas ninguém mas dá.

Já deves ter reparado que o conselho numero 1 aqui do forum é efectuar a mudança o mais rapido possivel :)

Agora o que mudar...pega no manual e ve o que se muda com o kit de distribuiçao, tipo bomba de agua, e nao sei mais o quê...

Liquidos, filtros e calços tu é que sabes quanto tempo é que ja têm em cima, se mudaste aos 40k nao vale a pena mudar outra vez :)

Conselho

Conselho

boas noites amigo joao
como mecânico que sou num concessionário da OPEL aconselhar-te-ia a substituir a tua distribuição,isto pq esse carro faz a mudança da mesma ou aos 60.000(que ainda nao atingiste) ou cada 4 anos.
portanto se ainda é a de origem, e conveniente faze-lo.
ou seja
correia,2 rolamentos guia, e rolamento tensor,no que diz respeito a bomba de agua,(que é aconselhável a mudança cada 8 anos ou 120.000km)também a substituiria,porque pelo que me parece,com os km que tens fazes muito poucos por ano,mesmo com o anticongelante,esse carro passa muito tempo parado ou só faz curtos percursos,o anticongelante perde qualidades quando isto acontece,pq nunca chega a atingir a tempª. (liquido de arrefecimento também deve ser substituído de 4 em 4anos),possivelmente a bomba agua também poderá não ter muita "saúde",alem de que atingiu também os 8 anos.

quanto ao preço depende de onde comprares ou da marca que comprares.[;)]
posso dizer-te que a opel tem um kit completo com um preço bastante razoável,mas ficar-te-a mais caro (na opel) peça a peça[;)].
caso queiras comprar na concorrência deixo-te aqui o conselho,correia
GATES,ROLAMENTOS INA,TENSOR LETENS OU INA .

quanto a correia,pode estar com bom aspecto,mas de um momento para o outro partir,nao pelo desgaste em km ,mas pelo tempo que pode ter tb,e nao só, podes ter um dos rolamentos "gripados" ,pq a distribuição não é só" correia".
possuis um excelente modelo opel, "trata -lhe da saúde"[:D] para teres carro durante uns bons anos .
espero ter sido útil,qualquer informação dispõe.
um abraço
ass:ASTROPEL

Tenho um opel vectra 1.6 de 2000/12. Tem 42000 km.

Qual é o custo do kit distribuição?

Devo mudar ou não? Como ver se a correia apresenta algum sinal/sintoma de estar estragada?

Obrigado.

Orçamento Opel para Kit Distribuição + Bomba de Água. 436€

Talvez possam fazer mais alguma coisa 10% nas peças, ... mas para já é isto.

Que dizem?

Isso é mudar mesmo na Opel, certo? Está assim assim..um mecânico é capaz de te fazer isso por cerca de 300 euros logo com umas atenções deve vir para os 380..390 euros.

É sempre quase 100 euros de diferença mas por norma é outro descanso pois ali eles mudam tudo mas mesmo tudo, não deixam um rolamento ou bomba de água como por vezes acontece noutros mecânicos. Poupa-se no momento e gasta-se o resto mais tarde, raramente escapa disso.

Podes perguntar a teus conhecidos ou familiares onde levam os carros e se achares que é de confiança pedes um orçamento. Esse motor também não é nenhuma dor de cabeça para mudar a distribuição por isso se encontrares alguém fora da marca que te faça o serviço, vale sempre a pena.

Cumprimentos.

Depois de ir lá pessoalmente fizeram por 397.88€.

Eu pessoalmente, como o carro é "novo" tem 41300 km, acho que vale a pena ir lá (à oficina da Opel). Espero estar a pensar bem. As peças eu perguntei se as podia trazer e ele disse-me que podia desde que assina-se um papel de responsabilidade devido às novas leis. (Estava com medo que não me trocassem as peças que pedi).

Por isso estou 90% virado para a opel. Mas também informo que o StaionMarché faz-me 325€ e posso lá ficar a ver.

O meu carro é um Opel Astra H 1.7 cdti de 100cv e como já está quase a fazer 90000 km, chegou a altura de começar a ver de preços. Fui à secção de peças da Opel e deram-me os seguintes valores para as seguintes peças:

- Kit de Distribuição (Correia, Tensor e Rolamento) -> 199.00 € + IVA
- Bomba de água -> 141.50 € + IVA
- Líquido anti-congelante por litro -> 5.95 € + IVA

Depois pedi um orçamento na oficina da Opel e deram-me o seguinte orçamento:

sdaderdfsdaasdm.jpg

Assim, gostaria de saber a vossa opinião do que acham destes preços e se alguém me sabe dizer em que consiste a "prova dinâmica" e porque vem no orçamento uma outra correia para além da de distribuição. A correia do alternador não deveria ser apenas mudada aos 150000 km?

Obrigado [;)].

Por acaso passei por uma situiação igual. fui fazer a revisão à minha Berlingo(1.9 D) que é de 06/2000 e fez 60000KM. Quando fui levantar o carro o recepcionista da Citroen disse-me que havia um pequeno problema com o carro. É que a Citroen manda substituir a correia de distribuição as 120000 KM ou aos dez anos. E o meu carro tinha metade da quilometragem mas tinha os tais dez anos. Depois de conversar com ele deu-me o preço já com mão de obra e IVA que foram 300€ (o KIT completo incluindo a bomba de água). Agora pelo que dizes acho que foi um bom preço pois foi feita em oficina de marca e com garantia de um ano. Poderia adiar pois o carro está impecável mas decedi não correr qualquer risco, pois o valor acaba por ser insignificante para os danos que uma avaria destas possas causar

Voltar
Superior