Bem malta, boas notícias.
Já conduzi pela primeira vez, um KIA cee'd. Foi a versão 1.6 EX a gasóleo.
E devo dizer que gostei imenso do carro, apesar de um primeiro contacto passar sempre "a correr"... tanta expectativa e sem dar por ela, já passou!
Gostei da qualidade dos materiais. O volante era forrado a pele, tal como a manete das mudanças e o travão de mão. Materias de qualidade abundam um pouco por todo o lado. Encontrei facilmente uma boa posição de condução, e nem sequer me lembrei de mexer nas regulações do volante (em profundidade e também na vertical). Tudo fluiu normalmente... não tive que andar à procura dos comandos nem nada... tudo parecia tão intuitivo e normal... mesmo como eu gosto.
No que toca à visibilidade para a frente, a norma dos "carros modernos" dita que "Não saberás onde o carro acaba" e o cee'd não é excepção. No entanto, consegue-se ver o topo do capot (impossível em muitos outros carros onde o tablier é muito mais "comprido" e dá para fazer piqueniques em cima). Tudo o resto se ganha com hábito.
Alguns reparos "Jarodianos": os retrovisores exteriores são bem grandes e permitem uma visibilidade esmagadora! No modelo em questão para além de serem eléctricos tinham rebatimento eléctrico também. Eu acho isso uma mariquice mas vê-los a actuar é uma moca! E ficam dobrados para dentro (como devem) e não "para cima" como em alguns carros.
Em condução, as mudanças entram quase sem esforço... mais parece um comando sequencial do que outra coisa... é mesmo "tac" e já está. Só experimentando é que saberão como é. Eu pelo menos gostei!
A nível de aceleração eu não puxei pelo carro (não é o meu estilo de condução) mas deu para ver que em qualquer mudança, há muito "à vontade" neste cee'd.
Outro reparo Jarodiano: Quando fazia pisca, eu ouvia o "tic tac" machão que estou habituado a ouvir e não um "plim, plim" maricas que alguns carros têm!
Espaços de arrumação há em todo o lado e isso é um espectáculo. Há também um compartimento para óculos de Sol ou Comando da garagem no tecto, com abertura amortecida e revestimento interior aveludado! O porta-luvas é bem grande e também é refrigerado! E tem a abertura do lado esquerdo (em vez de, por exemplo, no meio), o que na prática se traduz em menos esforço por parte do condutor em aceder ao seu interior.
Nas portas cabem uma garrafa de água.
Sentei-me atrás do lugar do condutor e há imenso espaço. Também há 2 porta-copos, bolsas nas portas, e as "pegas" no tecto também operam de forma amortecida... brutal. Cabem 3 adultos à vontade.
A mala é grande e tem um gancho para pendurar sacos de compras, e ainda aros metálicos nos cantos para eventualmente colocar uma rede a segurar a bagagem.
As jantes neste modelo são de 17 polegadas e os pneus são Michelin. Quanto à traseira do veículo acho bem que o carro tenha 2 faróis de marcha atrás, e 2 faróis de nevoeiro (!) Todos os carros deviam ser assim... é um visual muito mais simétrico e bonito do que muitos carros têm (luz vermelha dum lado, e branca do outro... viva a contenção de custos...!)
Tenham em atenção o visual das luzes de travão... até se vão passar com o efeito espiral!!!
Quanto à questão das revisões, o vendedor mencionou que eram de 20.000 em 20.000 km, ou então de ano a ano, e que poderiam variar entre os 150 e os 200 euros.
O preço de peças não deve fugir muito da norma do mercado de hoje em dia, ou até é inferior em muitos casos.
Eu gostei muito do KIA cee'd. É um carro sem Bullshit. Um carro discreto, normal, funcional e versátil, com uma qualidade de construção espectacular, garantia de 7 anos / 150.000 km, muito bem equipado e bem mais barato do que um carro equivalente de muitas outras marcas!
Único "defeito" que existe é a Marca... para mim não interessa pois os 7 anos de garantia cobrem bem qualquer medo, mas eu e o vendedor falámos de "Status" e como influencia a compra e afasta compradores (em Portugal) da KIA em geral.
Ele contou que a KIA fez um teste com 12 pessoas, sobre o novo KIA cee'd. O carro tinha os logótipos da marca tapados, e praticamente todos adoraram o carro e diziam que o comprariram, tendo em conta o Preço/Qualidade.
Quando se "revelou" que era um KIA... apenas 2 continuaram a dizer que comprariam o carro. DOIS! Aparentemente uma senhore disse mesmo "Ah sabe... esta marca não tem Status..."
E vai assim o "Status" em Portugal...!
Agora tenho é de dar uma voltinha em carros parecidos de outras marcas para poder comparar...