citação:Originalmente colocada por nyeby
..é normal isto ser tão inconstante?
Os testes de velocidade são sempre inconstantes, mesmo em banda larga convencional, e provavelmente um pouco mais no acesso móvel, o que é compreensível.
Aquilo que importa para ti é se no local onde mais necessitas do acesso tens 3G/HSDPA estável ou não. Se não tens, acho arriscado da tua parte estares a mudar, pois 2G (GPRS) é simplesmente horrivel e impraticável para aquilo que a Internet é hoje em dia. O 2G é apenas suficiente para desenrascar, enviar emails, etc. Para o dia a dia, é um pesadelo. Se a tua ligação cai com frequência para 2G, é melhor fugires da coisa...
Eu tenho um Kanguru, e escolhi-o pelos preços e limites. Mas antes testei um Vodafone e comparei. Quer um quer outro, na minha zona funcionam muito bem embora nos testes que fiz em muitos outros locais pareceu-me que o Vodafone tinha uma melhor cobertura em geral. Mas como no local onde mais uso a Net ambos trabalhavam bem, acabei por escolher o Kanguru pelo preço/limites e troquei assim uma ligação de 4Mb da Netcabo pelo 3G.
Sei que é mais lento e mais instável, mas além de me ser mais barato dá-me a vantagem da mobilidade. Pesados os prós e contras, considero-me hoje bastante satisfeito com a opção.
Não podes é ter ilusões de ter uma banda larga exactamente igual à banda larga cablada. Isso é impossível, mesmo com as velocidades a aumentar como se tem visto. É sempre um acesso mais instável e não te esquecas que a velocidade de upload é muito baixinha devido a limitações tecnológicas, o que só por si gera alguma instabilidade nas ligações.
No entanto, a decisão tem sempre que ser feita com a tua situação particular.
Nesta matéria, os operadores são quase irrelevantes, o que conta é a cobertura especifica do local(ais) onde mais precisas do acesso. Tanto podes ter um acesso bestial com um operador num determinado local, mas noutro local o acesso ser uma m...
Portanto, se puderes, testa os vários operadores. Se possivel pede a amigos que tenham acessos, etc. Mesmo que o mapa de cobertura e o operador te digam que tens 3G a 1.8 ou 3.6, tens sempre que testar, pois a zona pode ter isso mas o sinal pode não te chegar em boas condições a casa.
Perguntar a opinião de alguém se este ou aquele é bom ou mau, nesta matéria, é completamente inutil e irrelevante. O que conta são as antenas e a forma como o sinal chega a tua casa.