Kangoo 1.9D

100do

New member
Ontem tive oportunidade de conduzir uma Kangoo 1.9D de 99. Como eu tenho um clio do mesmo ano e com o mesmo motor estava à espera de uma resposta semelhante.

Mas fiquei surpreendido, aquilo puxa mesmo mal[:o)]
Em AE, qualquer subidinha é o suficiente para ela não passar dos 100km/h. Lembrei-me que fosse o filtro do ar sujo, mas até nem está muito mau. Fiz a média e deu 6,7 l/100. Em 600 km feitos, quase tudo em AE e IP. Quem anda com ela todos os dias acha que gasta demasiado, em comparação com uma igual. Se comparar então com o meu clio que gasta 6, no maximo, ja em conduçao um bocado exagerada...

Eu sei que a carroceria é diferente e por isso é de esperar um consumo mais alto, mas nem tanto, julgo eu. E é também de esperar que morra mais ao subir e ande menos, mas a diferença é muito maior do que eu poderia imaginar.

Que causas é que poderão existir para a carrinha morrer muito e gastar muito?
A única diferença que noto no meu clio é a bomba injectora, que é diferente. A da carrinha parece-me nova e é provavel que tenha sido substituida quando teve um acidente. Será daí a diferença ou alguma coisa poderá estar mal?

De 99 pode ja ser um 1.9 D de injecçao electronica e sao uns cancros, mas mesmo assim o meu megane dava quase 190

bem enganado fui, a pensar que ia comprar o megane com o motor de bomba mecanica mas saiu-me essa treta na rifa..

foi em 1999 mesmo que mudaram isso no 1.9 D da renault....

Como é que se vê se é de injecção electronica? OS 2 carros são de dezembro mas eu tenho a ideia que pouco tempo depois, talvez um ano, começaram a sair os dci.

A caixa de velocidades e o motor da Kangoo estão preparados para suportar esforços, não esquecer que a Kangoo é um veículo vocacionado para o trabalho e para cargas. Já o Clio é um derivado de turismo e a sua caixa de velocidades e motor estão preparados par atingir mais velocidades e ter menos força!

citação:Originalmente colocada por Gamboa

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Pode ser a versão de apenas 55 cv...
E não são todas de 55??? O meu clio penso que é. Aliás, só havia aquele motor na altura que o comprei.:(

A potência do motor do Clio é de 65 cv... Só a Kangoo teve direito à de 55 e 65 cv.

E também há um motor 1.5 dCi de 55 cv no Clio Societè, mas não por cá.

citação:Originalmente colocada por Gamboa

Ontem tive oportunidade de conduzir uma Kangoo 1.9D de 99. Como eu tenho um clio do mesmo ano e com o mesmo motor estava à espera de uma resposta semelhante.

Mas fiquei surpreendido, aquilo puxa mesmo mal[:o)]
Em AE, qualquer subidinha é o suficiente para ela não passar dos 100km/h. Lembrei-me que fosse o filtro do ar sujo, mas até nem está muito mau. Fiz a média e deu 6,7 l/100. Em 600 km feitos, quase tudo em AE e IP. Quem anda com ela todos os dias acha que gasta demasiado, em comparação com uma igual. Se comparar então com o meu clio que gasta 6, no maximo, ja em conduçao um bocado exagerada...

Eu sei que a carroceria é diferente e por isso é de esperar um consumo mais alto, mas nem tanto, julgo eu. E é também de esperar que morra mais ao subir e ande menos, mas a diferença é muito maior do que eu poderia imaginar.

Que causas é que poderão existir para a carrinha morrer muito e gastar muito?
A única diferença que noto no meu clio é a bomba injectora, que é diferente. A da carrinha parece-me nova e é provavel que tenha sido substituida quando teve um acidente. Será daí a diferença ou alguma coisa poderá estar mal?

As causas é ter um mau binário...é simplesmente isso...e não há nada a fazer.

mas o antigo clio 1.9D andava bem[:p]

Ah, então nesse caso é possivel que a kangoo tenha menos cavalos. Aquela coisa arrasta-se mesmo e o consumo, ui ui. Pode-se dizer que come e não trabalha.

Eu também tive um 206 2.0hdi,o motor era um espectáculo. Tenho um amigo meu com um 307,com o mesmo motor e...que desilusão.

citação:Originalmente colocada por mircao

Eu também tive um 206 2.0hdi,o motor era um espectáculo. Tenho um amigo meu com um 307,com o mesmo motor e...que desilusão.

Lá está o motor é bom a nivel de fiabilidade ou é ou não é e tem a mesma potencia sempre...

O binário é que altera pois isso envolve outros orgão e nota-se no desempenho final;)

Eu estava com esperança que a carrinha estivesse com algum problema e pensei no filtro de ar. Enfim, muito fraquinha mesmo, parece que até a descer lhe falta a força.
Às vezes quando se compra um carro a gente pensa em poupar um pouco e olha ao barato, depois acontecem surpresas desagradáveis.

A Renault Kangoo 1.9D é uma excelente carrinha ,melhorou consideravelmente face a antiga express 1.6D ke já era, no seu tempo a melhor opção.Em termos de fiabilidade não conheço melhor.É verdade ke tem pouca potencia mas serve perfeitamente para trabalhar.

Já agora conheço uma c/ quase 350.000Km (motor e caixa de origem)ke faz uns miseros 5 l/100!!!

Cumps,

citação:Originalmente colocada por CJSR

A caixa de velocidades e o motor da Kangoo estão preparados para suportar esforços, não esquecer que a Kangoo é um veículo vocacionado para o trabalho e para cargas. Já o Clio é um derivado de turismo e a sua caixa de velocidades e motor estão preparados par atingir mais velocidades e ter menos força!

Exacto... ;) por acaso aqui na empresa onde estou agora ando numa D55 de 1999 também, com 9000Kms... até tem os pneus de origem ;)

Não sei que kangoo, bem tratado, guiaste.

o cá de casa não anda mal, gasta BEM pouco e claro, só foi à oficina para mudar travões, óleo e correia.

A Kangoo q tenho é de dez. 2003 1900cc 65cv.Tem bomba injectora, gasta na ordem dos 7L/100, em velocidades de 120km/h, com pesos na ordem dos 700kg/800kg - até chega aos 160km/h.

É tudo uma questão de afinação da bomba injectora e mantêr os injectores limpos.

citação:Originalmente colocada por jotavp

A Kangoo q tenho é de dez. 2003 1900cc 65cv.Tem bomba injectora, gasta na ordem dos 7L/100, em velocidades de 120km/h, com pesos na ordem dos 700kg/800kg - até chega aos 160km/h.

É tudo uma questão de afinação da bomba injectora e mantêr os injectores limpos.

exacto;)

Ora então é assim:

1) provavelmente conduziste uma 1.9D 55cv, que são as mais comuns para a altura (1999), já que o preço era muito bom e vendiam como pão quente - logo aí perde 10cv para o Clio;

2) o Kangoo tem uma péssima resistência ao vento por efeito da caixa de carga - é uma parede - o que faz com que tenha maus desempenhos em AE;

3) finalmente, possui uma caixa de velocidades com relações curtas - a chamada "caixa de carga" - com o objectivo de compensar o baixo binário e permitir que tenha força suficiente para responder minimamente quando vai carregada - dessa forma, a velocidade de ponta é uma lástima, mas a 40km/h já vais em 3ª (e com jeitinho a passar para 4ª...)

Por isso é qe o Clio parece ter um desempenho tão diferente.
Há pessoal com Kangoos que aparentemente faz milagres, mas não...é tudo uma questão de hábito.

Voltar
Superior