junta da tampa das válvulas(Como mudar)

PauloFVF

New member
Pessoal, fui á garagem dar uma sprayada de tinta nas carenagens da mota....para disfarçar os riscos......e aproveitei para abrir o capot do primera e ver a agua e o óleo....

verifiquei que está a babar um pouco de óleo pela junta da tampa das válvulas,

12nc2.jpg

julgo que isto é relativamente facil e barato de resolver não é?só não sei se eu posso abrir a tampa, ou se depois aquilo tem valores de aperto marados quaisquer...

dêem ai as vossas dicas cientificas!:);)

Ah...é o GA16DS com 215.000km nunca aberto!

Tu podes abrir, podes é não saber fechar. Os parafusos da tampa têm ordem e binário de aperto, tinhas de ter um manual técnico e uma chave própria, por isso convém não inventar. ;)

Quanto ao óleo já chegar aí, bem eu ia a um mecânico dar uma vista de olhos nisso.

citação:Originalmente colocada por fapoc

Tu podes abrir, podes é não saber fechar. Os parafusos da tampa têm ordem e binário de aperto, tinhas de ter um manual técnico e uma chave própria, por isso convém não inventar. ;)

Quanto ao óleo já chegar aí, bem eu ia a um mecânico dar uma vista de olhos nisso.

pois, é isso mesmo que vou fazer!! já estava ver que isso ia ser assim , com ordem de aperto e valores de aperto!!;)

já agora, o oleo chegar ali é um sintoma.....mm??!!![:p]

ai o japuna.....porquê é que nao fui para um europeu :D

A ford da minha irmã já "papou" uma série de juntas dessas ; )... é o maior defeito da carrinha.

Isso não é caro e resolve logo a situação. A maior parte das oficinas vão de escada apertam isso e pronto, nem se preocupam com binários de aperto... Mas se fosse a ti ía ao concessionário, eles devem facultar esse tipo de informações.

Cump.

citação:Originalmente colocada por ice

A ford da minha irmã já "papou" uma série de juntas dessas ; )... é o maior defeito da carrinha.

Isso não é caro e resolve logo a situação. A maior parte das oficinas vão de escada apertam isso e pronto, nem se preocupam com binários de aperto... Mas se fosse a ti ía ao concessionário, eles devem facultar esse tipo de informações.

Cump.

ao concessionário é que não vou de certeza......ainda tenho que deixar lá o carro para pagar o arranjo!!ehehe....

vou a uma oficina por aqui pela zona....;)

Epá, pela informação de aperto de uma tampa de válvulas não creio que cobrem...

O entreposto de setúbal até forneceu bem mais que estas informações a um colega meu para um s13, e não cobraram nada ; )

Cump.

Epá, pela informação de aperto de uma tampa de válvulas não creio que cobrem...

O entreposto de setúbal até forneceu bem mais que estas informações a um colega meu para um s13, e não cobraram nada ; )

Cump.

ah sim, pela informação penso que não devem cobrar nada....

eu estava a falar do próprio trabalho em si!

;)

Se tiveres a informação e a ferramenta adequada, a junta é baratita.

Ou, por outro lado, já podes ir descansado a uma qualquer oficina e fornecer-lhes os dados : ))

Cump.

Se tiveres a informação e a ferramenta adequada, a junta é baratita.

Ou, por outro lado, já podes ir descansado a uma qualquer oficina e fornecer-lhes os dados : ))

Cump.

ya!é isso que vou fazer!!!

se bem que acho que o meu irmao tem um programa de pc que diz isso tudo......vou falar com ele

Na tampa das válvulas nunca vi essa questão da força de aperto e ordem de aperto.

É claro que o manual técnico do carro tem a força de aperto para todo e qualquer parafuso que o carro tenha, mas acredito que mais de 90% dos mecânicos aperta isso a olho e toca a andar.

Pelo menos, sempre vi fazer assim...

Hi people, I'm back!
Atão FVF, o carro não é novo!
Isso n tem importância. Se a fuga é mínima não vai perder óleo que se note por aí. Podes reapertar (sem moer os parafusos de 6mm, chave 10 sextavada. É normal que vão ficando aliviados pois a junta vai espalmando com o tempo.
O binário de aperto é importante no aperto de uma colaça.
Na tampa de válvulas ninguém vai apertar de dinamométrica (vão-se rir). Nem costumam ter dinamométricas para apertos tão pequenos (menos de 20Nm). Isso só leva um encosto.
Podes tirar sem medo, comprar a juntinha e encaixa-la bem no rebordo da tampa.
Apenas com o senão de que tens de comprar uma bisnaga de silicone (formador de juntas) pois precisa e vem de origem com um pouco de silicone nos cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames. Quando estiver fora logo vês do que falo.

citação:Originalmente colocada por telmauto

Hi people, I'm back!
Atão FVF, o carro não é novo!
Isso n tem importância. Se a fuga é mínima não vai perder óleo que se note por aí. Podes reapertar (sem moer os parafusos de 6mm, chave 10 sextavada. É normal que vão ficando aliviados pois a junta vai espalmando com o tempo.
O binário de aperto é importante no aperto de uma colaça.
Na tampa de válvulas ninguém vai apertar de dinamométrica (vão-se rir). Nem costumam ter dinamométricas para apertos tão pequenos (menos de 20Nm). Isso só leva um encosto.
Podes tirar sem medo, comprar a juntinha e encaixa-la bem no rebordo da tampa.
Apenas com o senão de que tens de comprar uma bisnaga de silicone (formador de juntas) pois precisa e vem de origem com um pouco de silicone nos cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames. Quando estiver fora logo vês do que falo.

[^] telmauto sempre no ponto certo!Obrigado

;) silicone normal? ou especifico? se é assim vou fazer isso eu próprio!

já agora, onde será que arranjo a junta para isto?

Procura na concorrência pq a origem nissan é sempre bem cara.
É só uma junta de borracha! Não precisa de vir num saquinho com a marca do carro e a custar o dobro ou mais.
O formador de juntas (silicone) vendem também na concorrência. Tubo ou bisnaga das mais pequenas q houver (é para usar uma vez). Comprar tb um frasco pequeno de diluente (celuloso q é mais barato) para limpar a tampa com um pano humedecido bem como as bordas da colaça onde ela pousa (em qq hiper, drogaria ou casa de tintas). O diluente também vai servir para limpares os dedos no final porque o silicone n sai facilmente.

citação:Originalmente colocada por telmauto

Procura na concorrência pq a origem nissan é sempre bem cara.
É só uma junta de borracha! Não precisa de vir num saquinho com a marca do carro e a custar o dobro ou mais.
O formador de juntas (silicone) vendem também na concorrência. Tubo ou bisnaga das mais pequenas q houver (é para usar uma vez). Comprar tb um frasco pequeno de diluente (celuloso q é mais barato) para limpar a tampa com um pano humedecido bem como as bordas da colaça onde ela pousa (em qq hiper, drogaria ou casa de tintas). O diluente também vai servir para limpares os dedos no final porque o silicone n sai facilmente.

telmauto, obrigado novamente por essas informações que valem ouro! (que para ti acredito que sejam ....instintivas) :D

;)Grande ajuda que tás aqui a dar ao madeirense aleijado!:)

Voltar
Superior