Jtd / Hdi / Tdci / Dci

Superes

New member
Boas,

Tenho a oportunidade de adquirir 4 modelos de carros, um Focus 1.6 tdci 109cv, um Alfa 147 Jtd 1.9 140cv, um 307 1.6 hdi 110 e um megane 1.5 dci.

Todos na mesma faixa de anos, 2004/2005/2006 e todos ja acima dos 200 mil rodados.

Queria vossas opnioes a respeito dos motores e "chatisses" que estes podem vir a causar.
Confesso que, de todos, o que me deixa mais interessado é o alfa, mas a fama que ouço, não é das melhores e me deixa um tanto assustado. É tão mau assim?

Obrigado

desses, o de 140 (que pelos vistos é melhor que o de 150 que saiu mais tarde) e depois os dois 1.6, que são ambos o mesmo tipo de motor, mas com siglas diferentes. mas se calhar e esquecendo um pouquinho a potencia, o focus é o melhor no geral.

das 4 opções são todos boas opções, cada um tem os seus snãos, resumidamente é ver qual se encontra em melhor estado e o principal como está mecanicamente mantido...

Experiência com Focus TDCi 1.6 Fap , de 2008 a 2017 , foi vendida com 285.000 , para além da normal manutenção , levou com 120.000kms amortecedores atrás porque um deles "babava" um bocadinho , aos 175.000 teve de levar a borracha da porta do condutor , culpa minha ( 1.93m) por roçar ao entrar , por essa altura levou o fecho da mala que avariou .
Ou seja practicamente zero problemas , troquei-lhe correia de distrubuição e bomba de água aos 125.000 e aos 240.000 por descargo de consciência , a marca recomenda a cada 175.000...
Consumos muito comedidos inclusivé em cidade , E.N.+ A.E fazia 4.8/5.2 , com cidade pelo meio fazia 5.8/6 0.

Boa sorte nessa compra.

O unico que de evitaria é o alfa. Principalmente devido à caixa. Come os rolamentos, começa pela relação mais usada, e vem por aí a baixo. Muito mas são essas caixas[;)]

Carros com >10 anos e >200k km.

Mais importante que a fiabilidade tipica de cada modelo é saber como foram mantidos até aqui.

Repara, um veículo desses que necessite de trocar nos próximos tempos de distribuição, turbo, embraiagem/bi-massa.... em quanto fica?

Pode acontecer a qualquer um.

Agora imagina que tens um livro de revisões onde conste que trocou embraiagem/bi-massa no ano passado, ou levou um turbo... ou faltam 60 mil para a distribuição...

Às cegas nenhum é melhor que outro, na minha opinião.

JTD sem duvida! Motor extremamente fiável, boas performances e consumos razoáveis. Em relação ao 147, apesar da idade, continua bastante bonito, dinâmica muito competente e divertido, boa qualidade de materiais e de construção.
O espaço é que é limitado.
Falo com conhecimento de causa, mora um de 2002 cá em casa com uns 210 mil kms e a única avaria que teve foi uma fechadura duma porta traseira.

Voltar
Superior