Jeep Cherokee 2.5 TD

Valium

New member
Está a chegar a altura de dar descanso ao Corsa A!

Ando a ver modelos que me agradem e um dos que me lembrei é o acima exposto, dos últimos modelos de 00.

Caso tenham informação sobre viabilidade e pontos fortes e fracos, digam qq coisa...
Na parte todo-o-terreno era mais aconselhado, mas aqui a visibilidade é maior.

Obrigado desde ja!

Hum...Não conheço muito, mas pelo que sei, não é assim grande espingarda...Mas com certeza já parecem mais informados que eu para ajudar!

Se fôr o que eu estou a pensar é o famoso 2.5 da VM, que também equipa a chrysler
lá de casa, esse motor tem má fama... o meu tem 220.000 e os principais problemas
foram um injector e uma caixa de velocidades (já não é motor).

eu tou com pressa logo meto aqui algumas citações

" cherokee 2.5 tem no seu motor 2.5 Turbo tanto um handicap como uma mais valia.... passo a explicar:

- a potência e binário, digamos a "força de vontade" deste bloco é fantástica. Sempre disponível num leque alargado de RPMs fez dele um motor escolhido tanto pela Chrysler/Jeep (Voyager, Cherokee, Grand Cherokee...) como pela Land Rover (Range Rover).

No entanto, e como este motor de facto CONVIDA a andar bem, o comum possuidor de um Cherokee, neste caso, esquece-se que está dentro de um JIPE e pensa que entrou num desportivo. Ora, um paralelipípedo como o Cherokee a 150 km/h oferece uma resistência ao deslocamento considerável, já para não falar em toda a linha motopropulsora que consiste numa transmissão 4x4 e que por conseguinte esforça ainda mais o motor quando é para andar depressa. Daí que quando o pessoal abusa, o motor cede.

É verdade que cede... nao preciso ser eu a dar-vos essa noticia porque ela nao é novidade para ninguem. No entanto, eu conheço uma série de Cherokees 2.5 que nunca deram problemas graves (apenas o normal, bomba de água, velas de aquecimento, relas, etc.) Aliás, conheço em maior numero os que nao têm dado problemas, do que os que de facto deram.

Não esquecer que o motor do Cherokee (2.5 TD VM) foi inicialmente projectado para funcionar como MOTOR MARÍTIMO, daí que a sua capacidade de arrefecimento quando montado num carro (ainda mais num 4x4) seja bem menor do que a agua GELADA do oceano.

Conclusão:
O motor VM é um BOM motor, quando tratado com jeitos. Quem quiser um 4x4 para andar a 150+ km/h, então se calhar é melhor comprar um BMW X3, porque um verdadeiro (puro) 4x4 como o Jeep XJ não foi (nunca) pensado para andar nessas velocidades, seja com que motor for (até mesmo o 4.0L a gasolina se queixa nesses regimes............

Trust me, eu sei do que falo. O meu irmão tem, desde 1997, um Range Rover de 91 com VM lá metido. Desde que ele aprendeu a conduzir um 4x4, o VM tem dado ZERO problemas (Já lá vão 2-3 anos).

Qualquer duvida, ... ;)

Miguel"

por MiguelXJ

"A minha rápida opinião. Bom TT. 2 eixos rígidos, bons ângulos de desmepenho, económico nos consumos, ruidoso, peso baixo, estilo TT puro e duro. Pena não poderes escolher um 4.0 ficavas melhor servido. A ires para o Vm há que ter atenções não esticar muito em AE e claro andar sempre em cima do bicho. É o que faço ao meu. Muitos problemas acontecem por desconhecimento ou desleixo. A assistência na marca é cara e as peças também. Existe sempre a net pra resolver a história das peças. Procura bem que encontras um jipe desses bem estimado."

por TerranoII

"Tenho um e estou muito satisfeito. Como disse o TerranoII a assistência na marca é cara, aliás, é astronómicamente cara, mas se fores a uma oficina comum, fica-te a um preço normal, as peças idem. Se fores à marca comprar peças de manutenção, estilo filtros e óleos é para esquecer, mas se comprares fora da marca o preço é normal. Outro tipo de peças tens a net.
Ao principio andava sempre preocupado com pequenos sintomas que poderiam ser problemas, mas depois percebi que não era defeito, mas sim feitio. É um jipe muito confortável que se dá bem tanto dentro como fora de estrada. O meu tem uma média de consumo de 10Lt.
É claro que tem o problema do aquecimento, mas é como disse o Miguel, este carro não é para andar a abrir na AE."

por gonexplorer

[;)]

Quando andei para comprar caro o mecanico foi precisamente o que me disse, que o motor até é bom mas tem de ser bem cuidado, porque a dar problemas é mesmo um problema grande.

Do tipo para mudar uma correia temos quase de desmontar o motor, foi este testemunho que me fez não ir para a Voyager ou para o Cherokee

Quando andei para comprar caro o mecanico foi precisamente o que me disse, que o motor até é bom mas tem de ser bem cuidado, porque a dar problemas é mesmo um problema grande.

Do tipo para mudar uma correia temos quase de desmontar o motor, foi este testemunho que me fez não ir para a Voyager ou para o Cherokee

Peço desculpa, e eu até entendo, mas não é uma contradição?[;)]

É que se compro um carro (claro que não é para "estragar"), não quero andar sempre a pisar ovos ou com o credo na boca...:sh)

Com cuidados extremos, todos são bons...

É que se compro um carro (claro que não é para "estragar"), não quero andar sempre a pisar ovos ou com o credo na boca...:sh)

Um motor para ser bom não conta só com a fiabilidade[;)] eu acho o motor bastante
solícito para os seus 115 cv.

Mas compreendo o que disseste

A diferença é entre teres um motor que tens de andar muito mais regularmente a verificar os niveis e elementos e outros em que nem te precisas de preocupar. Eu tento ver regularmente os niveis e tenho alguns cuidados com os carros, mas nem sempre isso é possivel e assim preferi não arriscar.

Resumindo se for uma pessoa cuidadosa com os carros, até dá para "arriscar" se for daqueles que não sabe onde se verifica o oleo, esquece [;)]

Infelizmente já tive um 2.5 VM .em casa .. mas nao tava montado num cheroke ... deu-me imensos problemas muito dinheiro se gastou nele ...até que o meu pai desistiu e vendeu .

Mas tb o que se espera de um motor italiano ( eheheh )

Infelizmente já tive um 2.5 VM .em casa .. mas nao tava montado num cheroke ... deu-me imensos problemas muito dinheiro se gastou nele ...até que o meu pai desistiu e vendeu .

Mas tb o que se espera de um motor italiano ( eheheh )

é o que dá montarem motores projectados para barcos em automóveis. [:)]

O motor do freelander acho que é de origem bmw.

Até +-99 era origem rover, após esse periodo é de origem bmw.

Cump.

Com os motores VM ja vi de tudo. Desde motores novos a darem raia, desde motores reparados a darem raias passado poucos kms, passando por motores com 250.000 kms sem nunca darem problemas nenhuns.

Eu tenho um Toyota com o super fiavel motor 1KZ-TE (3.0 td) e estalou a cabeça aos 230.000 kms por isso...... Tudo ke sempre são alguns kms e eu n sou propriamente meigo com ele, mesmo asim acho ke saiu mto bom com oke ja sofreu... Mas adiante...

Se a ideia for ter um jipe para segundo carro, capaz em TT para fazer umas brincadeiras ao fds, passear com a famelga por montes e vales, com mto conforto, ou mesmo investir um pouco e preparar para TT mais radical, e sendo o carro de confiança, n me assustava, agora se for para fazer a vida ke eu faço de jipe com com penus MT, viagens para o Alentejo com TT ao fds, viagens a Marrocos, e 30.000 kms por ano ha ai coisinhas melhores, mas tb secalhar um pouco mais caras.

Eu para mim n os keria, mas isto e como tudo, cada um sabe de si, preferia por pouco mais € um RR 200/300 tdi.

Voltar
Superior