Jeep Cherokee 2.5 TD

avirex

New member
Boas
Desde que tirei a minha carta (já lá vão uns 14 anos) que, quando passa um Jeep Cherokee 2.5 TD por mim, fico a admirá-lo.
Agora que já tenho Familia e vida orientada, chegou a altura de adquirir uma máquina destas.
jeep.jpg

Por isso gostaria de vos pedir ajuda no sentido de saber :
-Como escolher
-O que ter em atenção
-Quais os cuidados e reparos a ter quando o testar

Ao fim ao cabo, o que necessito de saber para comprar esta bela máquina.

Agradeço ajuda.
Obrigado pelas vossas respostas

Bem-vindo ao fórum.

A versão mais bem conseguida é a 4.0 a gasolina sem ter caixa Peugeot, que acho que alguns tinham... Tem mesmo de ser diesel?

Olha, podes clicar no meu nick e procurar todos os tópicos que escrevi/participei sobre este tema, hehe.

O que é que te posso dizer...?
Tem atenção ao estado do liquido refrigerante.
Deixa o carro aquecer um bocado e depois mete-lhe a marcha atrás a ver se arranha. O meu arranha e de que maneira, mas metendo primeiro uma outra mudança qualquer entra bem. Penso que não é grave, é das sincronizadores ou qualquer coisa assim, mas sempre é um argumento para baixar o preço.
Atenção ao estado do motor e às cabeças explosivas, fugas de óleo, etc...

Há aqui quem te possa aconselhar muito melhor.

Esse motor tem de ser tratado nas palminhas senão sofres um desgosto.

Prepara-te para nunca levar o carro à marca (a menos que sejas podre de rico), pois os preços são escandalosamente altos.

Boas
Obrigado desde já pelas respostas, têm ajudado bastante.
Quando exprementei o Jeep,tive a sensação de que estav perante um carro sem problemas de maior, tudo funcionou sem problemas,até a marcha atrás foi muito suave...testei e gostei bastante de tudo, até imaginei os meus putos aos pinotes lá atrás a caminho da serra para um belo picnic.(já tava a divagar)muito suave mesmo.
Este Jeep Cherokee Sport verde, tem 85.765Km´s e é de 1999.
O interior está "Mint" como dizem os ingleses, só o banco do condutor é que está gasto no lado Esq., tendo já rasgos no couro(?)mas nada que n se resolva no estofador.O tecto do carro, pormenor que eu dou importância devido a espelhar a utilização e o tratamento dos carros, estáva incólume.Fiquei contente.
Agora o motor é que me está a preocupar, porque isto aqui no Algarve não é própriamente ameno no que diz respeito a temperatura, nem reparei se tinha duas ventoinhas de refrigeração.
Hoje falei com um mecânico da Jeep que trabalha "em casa" tambem, e, através da matricula, pude saber que o carro nunca teve nada de maior a não ser a mudança do diferencial de trás!Diz que puderá ter sido de alguma batida!
Agora saber o que puderá fazer com que se tenha de substituir esta peça.
Alguma opinião?

Gracias

Pois, o meu comprei-o com 76000 e era de 98. Se tens a certeza que o Jeep não teve nada e que, claro, sempre fez as revisões na Jeep (para que a info que te deram seja 100% correcta) e se gostas do bicho então avança (eu avançava). Lê é com atenção os tópicos que estão para trás e certifica-te que ele não sofre de nenhum dos males que lá vêm relatados. Quanto ao diferencial. Tanto pode ter sido azar como algum abuso em TT - Olha por baixo do Jeep e ve se ele tem riscos ou amolgadelas, isso quer dizer que já andou a fazer TT mais duro (penso eu...).

Oi
Vi hoje por baixo e está impecável até parece que nem subiu passeios...foi sempre assistido na US Motors,ora eu aqui no ALgarve conheço quem me possa ver , através da matricula , se teve algum problema de maior, agora ai e Lisboa já não conheço ninguem.
Seria pedir demais a alguem que conheça essa oficina, se através da matricula, teve algo de maior?Digam que eu mando a maticula, já já que postá-la aqui é incoviniente.
Agradeço a vossa ajuda.

Olá eu tenho um xj de Dezembro 2000, xj é o código do modelo que estamos a falar. Se navegares por sites americanos da especialidade vai dar bastante jeito saber o código.

O meu é um turbo Diesel VM com 85 mil km.

A 1ª coisa a fazeres é mandar retirar o radiador para ser lavado numa casa de radiadores especializada.
e depois de limpo, colocar o circuito em carga para ver se as relas estão boas.

A partir daqui podes fazer uma condução normalíssima, se por acaso exagerares em auto-estrada, no verão, durante bastante tempo a fundo, e o manometro da temperatura passar dos 90º para os 110º num salto, não te assustes, é uma segurança mas tens de tirar o pé e prepárar-te que só ao fim de uns km's a andar devagar é que baixa (e também baixa de repente para os 90º).

eu tenho um artigo no Forum-tt sobre o xj
http://forum-tt.com/site/index.php?module=article&view=11

Felicidades
FNeuparth
cj2a '47, RR 200tdi '94 e xj '00

citação:Originalmente colocada por Neuparth

Olá eu tenho um xj de Dezembro 2000, xj é o código do modelo que estamos a falar. Se navegares por sites americanos da especialidade vai dar bastante jeito saber o código.

A 1ª coisa a fazeres é mandar retirar o radiador para ser lavado numa casa de radiadores especializada.

A partir daqui podes fazer uma condução normalíssima, se por acaso exagerares em auto-estrada, no verão, durante bastante tempo a fundo, e o manometro da temperatura passar dos 90º para os 110º num salto, não te assustes, é uma segurança mas tens de tirar o pé e prepárar-te que só ao fim de uns km's a andar devagar é que baixa (e também baixa de repente para os 90º).

http://www.forum-tt.com/texto.show.cgi/osuinpukhh.prd

Felicidades
FNeuparth

Hmmm... Moras em Cascais? Ja la vi um CJ2A (axo eu q era um CJ2A) beje, há uns tempos, no LIDL perto da Torre. Que tal se está a aguentar o XJ? foi comprado novo? algum problema de maior?

caro Avirex:

Alem das informações que já te deram, todas (na minha opinião) bastante completas, queria apenas esclarecer a situação do diferencial.

O eixo de trás que encontras em qualquer XJ a diesel será um Dana 35. Este eixo, como podes comprovar em sites americanos, está bastante sub</u>dimensionado para o torque que recebe do motor! Seja em termos de semi-eixos, rolamentos ou mesmo o conjunto de satélites/planetários.

Estes Dana 35, quando acoplados com um motor 4.0 a gota, não duram muito mesmo que nao vás para o monte com ele. O eixo não vale nada, e ponto final. NO ENTANTO, e como o 2.5 (e muito menos o 2.1TD, como é o meu caso [8D]) não põe no chão tanta potencia como o 4.0, com uma condução cuidada pode-se prolongar mais um pouco a duração do diferencial e seus componentes.

Resumindo, o facto de ter trocada o diferencial (se conseguisses saber o que foi ao certo, era fix :) ) não significa obrigatoriamente que tenha sido maltratado. O meu XJ, com o 2.1TD e sendo tratado como um autentico FORD T ([}:)]), teve de levar um diferencial atrás aos 142 mil kms.

Abraço e boas compras.

citação:Originalmente colocada por Neuparth

http://www.forum-tt.com/texto.show.cgi/osuinpukhh.prd

Felicidades
FNeuparth

Boas Filipe
Li atentamente a tua crónica, e achei muito interessante.
Gostaria de saber quais as médias de consumo e a autonomia do teu Jeep e de outros que aqui se representam pelos seus donos?
Obrigado.

Boas Miguel e avirex,

Sou de Lisboa,

O cj2a é amarelo (original) e está à 4 anos à espera que hája orçamento para ser restaurado. Está no ar, sem água, com o motor cheio de óleo por baixo e por cima dos pistões e com os diferênciais e cx de velocidades atestados.:)

Os consumos do xj: nunca consegui menos de 11L nem mais de 16,4L, a média costuma ser 12,5L.
O xj comprei novo e o único problema foi com uma rela rota.

Um Abraço
Filipe Neuparth

Oi Avirex,
O meu consome 10-11Lt. Autonomia não sei, porque nunca deixei chegar ao fim :), mas deve andar à volta dos 900-1000Km.

Neuparth,
De faco o mundo é pequeno, mesmo na net. Li a tua crónica muito antes de comprar o meu, li a tua crónica e foi mais um factor para me convencer a comprar o Jeep.

No manual diz que são 78Lt, mas geralmente ultrapasso bastante esse valor, isto enchendo-o não estando ele vazio ou na reserva. Portanto, diria que sim, se não forem 100Lt deve andar lá perto...

citação:Originalmente colocada por gonexplorer

No manual diz que são 78Lt, mas geralmente ultrapasso bastante esse valor, isto enchendo-o não estando ele vazio ou na reserva. Portanto, diria que sim, se não forem 100Lt deve andar lá perto...

confirmo!!!

numa ida p o algarve, o meu pai foi encher o depósito... meteu 83 litros [8D] e não estava ainda no gargalo! Só parou porque achou que eu ia ficar com muito zóleo só para mim!! [8]

Uma perguntinha: POr vezes em autoestrada a partir dos 100Km/h começo a sentir um trepidar na zona dos pés, que por vezes se estende até ao volante. Mas isto só acontece em algumas zonas (por exemplo, pode acontecer na A5, mas depois na A2 já está bom).
Há uns tempos mandei alinhar a direcção e estava bem. Alguém sabe o que poderá ser?

Já agora: algum de vocês já mudou o autorádio do bicho? É que o rádio de orgigem é tão gordo que não sei que autorádio caberia ali...

verifica os sinoblocos dos braços superiores e inferiores do eixo da frente...
Uma direcção alinhada não significa que tenhas as jantes em condições, mas se fossem as jantes, fazia sempre... hmmmm...

Verifica tabém as ponteiras da direcção.

Voltar
Superior