Javalis ????

Cuidado com os javalis ferido, então se forem machos velhos ou fêmeas com filhos, fiquem sossegados dentro do carro.

É que eles investem com as navalheiras em riste:

2007_2008_GRANJA_JAVALI_2.jpg

Já agora, as presas de baixo são as navalheiras, as de cima são as amoladeiras: diz-se assim porque como crescem durante toda a vida do javali, estão sempre a raspar umas nas outras de modo a manterem-se afiadas.

Venho eu em plena ultrapassagem numa recta, de noite, quando me deparo com , não 1 .....mas 3 javalis :eek: a cruzar a estrada em corrida e fila indiana. [:D]

Evitei o ultimo por muito pouco, se algum tem hesitado na corrida era morte do artista.

Já estou a ver a frente do carro a ir toda :sh)

por mera curiosidade, se o pior tivesse acontecido, a quem podia recorrer para reivindicar os danos ?

à minha carteira né ? [:D]

[:)][:)][:)] por acaso nao tavas pos lados de mafra?

Cuidado com os javalis ferido, então se forem machos velhos ou fêmeas com filhos, fiquem sossegados dentro do carro.

É que eles investem com as navalheiras em riste:

2007_2008_GRANJA_JAVALI_2.jpg

Já agora, as presas de baixo são as navalheiras, as de cima são as amoladeiras: diz-se assim porque como crescem durante toda a vida do javali, estão sempre a raspar umas nas outras de modo a manterem-se afiadas.

Pequena correcção

Navalheiro - Bicho (velho e com grandes presas)

Navalhas - Presas.

Epá mas a carne é mesmo boa [:D]

Última edição:
Conheço pelo menos um caso de uma carrinha vw transporter que teve um encontro imediato com 2 javalis numa AE perto de Leon.

Um bateu na frente, deu cabo do radiador e passou depois por baixo, o outro bateu de lado na porta do pendura e conseguiu metê-la bem para dentro. Miraculosamente o condutor conseguiu controlar a carrinha e não se despistar (apesar de ter andado aos S's).

Quem pagou na altura foi o seguro de danos próprios (era um renting de uma empresa).

Eu quando vou la para os meus Alentejos, estou sempre a olhar para a berma a ver se vejo algo.

Varias pessoas já mandaram carros para a sucata nos encontros com os bichinhos.

Com javalis nunca em encontrei, mas há uns meses um cão de grande porte mandou-se (em modo de ataque) contra a lateral do meu carro, estava eu parado num cruzamento... além das mossas e riscos partiu-me a cava da roda dianteira.
O desgraçado do bicho desapareceu e não consegui descobrir quem era o dono. Não se deixa um cão daquele tamanho solto na rua.

3 javalis no forno, com as batatas certas e o tempero correcto, bom, digamos que não era prejuízo mas sim saboroso lucro. Claro que tal implicava superar algumas variáveis extra como ter uma arca congeladora e não morrer durante o processo de... recolha.

wild-boar-3.JPG

O meu pai chegou a dominar esta arte na perfeição há uns anos, mas com pulguentos coelhos selvagens em passeatas por estradas alentejanas. Não só os deixava sempre no ponto (suculentos e nunca demasiado salgados) como nunca danificava a frente dos carros - tipicamente Toyotas - e depois da pancada seca subtil conseguia sempre convencer a minha mãe de que "foi um acidente, mas vou só lá atrás ver se o bicho está bem" antes de voltar ao assento já com o pitéu a marinar na bagageira.

Mas divago... depende da viatura claro... se algumas eu alegremente atiraria contra qualquer porco selvagem gigante, outras mereciam ser protegidas até do mais pequeno oink.

Como diz o outro, "epah, é caso a caso..." mas já se sabe quem é que está no topo da cadeia alimentar (o condutor, e acima só mesmo as seguradoras, a banca e bate-chapas e oficinas em geral).

Última edição:
Voltar
Superior