Isolamento térmico e caixilharias

306dm

New member
Boas a todos.
Então é assim: A minha casa já têm uns anos e estou a equacionar meter isolamento térmico nas paredes (não sei se é possível sem furar), pois na altura a experiência de vida não era muita e nem me apercebi da importância disso.
Por outro lado, tenho uma caixilharia fraca (penso eu) pois deixa passar frio (janelas de correr numa zona fria), embora tenha vidros duplos, também é para mudar.
Não percebo nada do assunto e tenho que consultar empresas dedicadas ao assunto.
De qualquer forma pensei "passar" por aqui para ficar com umas luzes.
Opinem e deixem links uteis
Cumps

1º é necessário saber como são as paredes.

Se têm caixa de ar ou não, qual o material, espessura etc etc.

Depois não referes se é uma habitação em apartamento, se é uma vivenda.

As janelas é estranho serem de vidro duplo e deixarem passar assim tanto ar, ou são más, ou estão mal feitas ou mal instaladas.

Se sao janelas de correr é normal deixarem passar frio...nao pelos vidros obviamente mas sim pelos sitios onde elas correm....as mais eficazes sao as de abrir e nao as de correr....mas mesmo assim por uma questao pratica prefiro as de correr...e nem as mudava se fosse eu...[;)]

qto ao resto da casa é que me preocupava em mudar algo de modo a isolar a casa.

Como sao as paredes? é casa ou moradia?

1º é necessário saber como são as paredes.

Se têm caixa de ar ou não, qual o material, espessura etc etc.

Depois não referes se é uma habitação em apartamento, se é uma vivenda.

As janelas é estranho serem de vidro duplo e deixarem passar assim tanto ar, ou são más, ou estão mal feitas ou mal instaladas.

Silver:
Em relação às paredes não faço ideia
Vivo num apartamento
Em relação às janelas, creio que pode ser qq uma delas.

Manda ideias ou dicas, mesmo com as parcas informações disse

Tudo depende da espessura das paredes e de isolar as pontes térmicas ou seja, principalmente os sitios de entrada de ar tipo janelas. Mas isto também está dependente da orientação dos envidraçados, tipo de vidros, caixilharia, estores (interiores ou exteriores) etc. É normal que as janelas sejam o ponto mais fraco, principalmente na zona da caixilharia.

Mas para isolar ou se adiciona massa à parede ou se isolam as pontes térmicas, ou seja, ou se aumentam as paredes com um isolante térmico, ou se opta por tratar dos pontos específicos de perda de calor. Depende do caso.

Nephilim, quanto isolar tectos e afins por causa dos vizinhos já é outra história. Num apartamento pode-se estar mais sujeito a sons de percurssão e o aumento da massa das paredes (mas principalmente do tecto) só faz aumentar esses sons. O aumento de massa isola sons aéreos (tipo vozes, televisores, música etc), mas prejudica em termos de ruídos de percurssão.

Eu cheira-me que neste caso optava pelo tratamento pontes térmicas, mais propriamente na zona das janelas e eventualmente de um qq tipo de dispositivo de aquecimento perto das janelas.

Vou roubar-te o tópico e aproveitar para fazer umas perguntas.

O que por naqueles sitio onde a persiana ( presiana? ) enrola, por cima do tampo de madeira. Isto porque dá-me ideia que passa imenso ruido exterior por aí.

Vou roubar-te o tópico e aproveitar para fazer umas perguntas.

O que por naqueles sitio onde a persiana ( presiana? ) enrola, por cima do tampo de madeira. Isto porque dá-me ideia que passa imenso ruido exterior por aí.

Acho que são caixas de ar, também tenho esse problema

Tudo depende da espessura das paredes e de isolar as pontes térmicas ou seja, principalmente os sitios de entrada de ar tipo janelas. Mas isto também está dependente da orientação dos envidraçados, tipo de vidros, caixilharia, estores (interiores ou exteriores) etc. É normal que as janelas sejam o ponto mais fraco, principalmente na zona da caixilharia.

Mas para isolar ou se adiciona massa à parede ou se isolam as pontes térmicas, ou seja, ou se aumentam as paredes com um isolante térmico, ou se opta por tratar dos pontos específicos de perda de calor. Depende do caso.

Nephilim, quanto isolar tectos e afins por causa dos vizinhos já é outra história. Num apartamento pode-se estar mais sujeito a sons de percurssão e o aumento da massa das paredes (mas principalmente do tecto) só faz aumentar esses sons. O aumento de massa isola sons aéreos (tipo vozes, televisores, música etc), mas prejudica em termos de ruídos de percurssão.

Eu cheira-me que neste caso optava pelo tratamento pontes térmicas, mais propriamente na zona das janelas e eventualmente de um qq tipo de dispositivo de aquecimento perto das janelas.

Mas quem é que falou em aumentar a massa?[:blush:]

alias nem era isso k me referi nem é essa a formula de se isolar uma casa.

se for nos tectos...é colocares um tecto falso com isolante acustico...aí deixas MESMO de ouvir os vizinhos de cima

e para revestir o apartamento do frio e do calor...isto se ele nao tiver já isolamente é sendo um apartamento a UNICA FORMA é ser isolado por dentro na sua totalidade a nivel de paredes exteriores[;)]

pode ser é com varios tipos de isolante já k existe no mercado boas opções para o efeito.[;)]

Mas quem é que falou em aumentar a massa?[:blush:]

alias nem era isso k me referi nem é essa a formula de se isolar uma casa.

se for nos tectos...é colocares um tecto falso com isolante acustico...aí deixas MESMO de ouvir os vizinhos de cima

e para revestir o apartamento do frio e do calor...isto se ele nao tiver já isolamente é sendo um apartamento a UNICA FORMA é ser isolado por dentro na sua totalidade a nivel de paredes exteriores[;)]

pode ser é com varios tipos de isolante já k existe no mercado boas opções para o efeito.[;)]

Paredes exteriores. Tecto é outra história à parte. Convem notar que normalmente as pessoas querem resolver um problema e acabam por arranjar outro. Para isolar uma casa é necessário verificar todas as consequências. Por vezes nem são sequer associadas à térmica.

Num apartamento a solução passa por:
- Isolar as paredes por dentro (wallmate ou lã de rocha) e Pladur
- É estranho sentires perdas com caixilharia dupla. Antes de mudar a caixilharia verifica se foi bem aplicada. Em princípio tens de manter janelas de correr, instala umas com corte térmico
- Já foi aqui dito, verifica a caixa de estore, pode estar aí o problema

Janelas de correr, mesmo com vidro duplo, se à partida não forem de bastante boa qualidade, pouco há a fazer sem as trocar. Eu q o diga, q tenho janelas de péssima qualidade em casa. Encontrei um isolante q é basicamente uma fita plástica de perfil em "V", q se aplica nas arestas e quebra um bocado a passagem de ar. É eficaz, notando-se q a temperatura não desce tão rapidamente, mas é apenas uma solução de recurso para não estar a gastar milhares na troca das janelas.

Num apartamento a solução passa por:
- Isolar as paredes por dentro (wallmate ou lã de rocha) e Pladur
- É estranho sentires perdas com caixilharia dupla. Antes de mudar a caixilharia verifica se foi bem aplicada. Em princípio tens de manter janelas de correr, instala umas com corte térmico
- Já foi aqui dito, verifica a caixa de estore, pode estar aí o problema

Essas com corte térmico qual a vantagem?
Eu acho que o espaço entre a janela e a caixilharia é muito grande e têm uns buracos que penso serem para escoamento de água.

E já agora truques para verificar se a caixilharia foi bem posta??

Com corte térmico em vez de um perfil existem 2 perfis de alumínio, um pelo interior outro pelo exterior, unidos por uma borracha (?) q minimiza as perdas térmicas.
Quanto às aberturas têm sempre q existir para garantir ventilação, pode não estar aí o problema, mas se mudares de caixilharia, há algumas com dispositivos que regulam a entrada de ar, inclusivé automaticamente.
De qq forma tens de tentar identificar o problema, pode até não estar na caixilharia, embora em princípio seja isso. Truques não há, pode sim haver uma falha na selagem do vão parede-caixilharia ou caixilharia-cx estore.

Aqui em casa as janelas, portas exteriores e portadas são Deceuninck (Passion for excellence, dizem eles[:D]). Mas realmente é muito bom (confirma-se o lema), não se ouvem os carros, nada... Isola mesmo muito bem, não passa frio e som (posso tar a passar alta música em casa que não passa para fora).
Se o dinheiro não for problema (digo isto porque é um material mais caro se não me engano), aconselho!! Já vi semelhante e não é a mesma coisa, a qualidade é diferente (acabamentos, qualidade das ferragens, etc).

Atenção que há uma questão muito importante e que muita gente se esquece que é o vidro utilizado. há muitos tipos de vidro e um vidro por ser duplo não quer dizer que seja bom. Aconselho uma visita ao site da SGG. E convém lembrar que para aí 80% de uma janela é vidro e não Aluminio/Pvc/Madeira. Depois, a única janela que garante 100% de estanquecidade é a de batente (abrir). As de correr, por melhores que sejam, não são 100% eficazes, já que não apertam e apenas vedam com borrachas que com o tempo começam a deixar passar ( barulho, água, etc), apesar de haver uns sistemas corredores-elevadores ( a ferragem faz a folha levantar e só depois é que corre) que são melhores que as tradicionais corredoras, mas também mais caros.
E depois há muitos tipos de alumínio, PVC ou madeira cada uma com as suas qualidades e defeitos...

Aqui em casa as janelas, portas exteriores e portadas são Deceuninck (Passion for excellence, dizem eles[:D]). Mas realmente é muito bom (confirma-se o lema), não se ouvem os carros, nada... Isola mesmo muito bem, não passa frio e som (posso tar a passar alta música em casa que não passa para fora).
Se o dinheiro não for problema (digo isto porque é um material mais caro se não me engano), aconselho!! Já vi semelhante e não é a mesma coisa, a qualidade é diferente (acabamentos, qualidade das ferragens, etc).

Boas.
O problema de estanquicidade das habitações hoje em dia, tem vantagens e desvantagens. Vantajem a nível de isolamento térmico e acústico mas desvantagens a nível de renovação de ar.
Quanto à questão principal acerca do isolamento, e dado se tratar de um apartamento, o melhor isolamento é o de "pladur" pelo interior das paredes, assim como tecto falso nos compartimentos.
Se fosse uma moradia, nada melhor que utilizar o S.I.T.E. (sistema de isolamento térmico pelo exterior, vulgo chamado de capoto.
A caixilharia dupla com persiana/estore no meio das caixilharias tb é uma boa solução.

Mas consoante os casos, e é o "caso-a-caso", há variadas soluções.

Qualquer dúvida: arq.helder@gmail.com

Abraço.

Em relação ao isolamento das janelas e da caixa da persiana a solução foi colocar outra caixilharia/janela por fora; ou seja, fica janela/persiana/janela. Em termos de isolamento térmico e sonoro fica muito bom.
Só é preciso ter em atenção se existe espaço para colocar outra caixilharia.

Voltar
Superior