irregularidades licenças

nyeby

New member
Boas,

Imaginem que entram para empresa à 4 anos atrás como administradores de sistemas e se deparam com um parque informático cheio de falhas desde cablagem, hardware, falta de controlo sobre o imobilizado informático, e a quase completa irregularidade no que toca a licenças de software. Estou a falar de cerca de 20 máquinas entre arquitecturas MAC e PC.

Na altura existiam 3 máquinas Mac em que 2 delas corriam software sem a devida licença no valor - Final Cut Pro Production Suite.

E TODOS os pc’s corriam Windows Xp Professional sem a devida licença, Ms Office XP Professional (word, excell, outlook, access…) sem a devida licença, 2 máquinas com 3D Studio Max sem licença, After Effects, Adobe Premiere, Phtoshop, Macromedia Flash, Freehand. E claro um servidor com windows 200 server sem licença… A parte mais estúpida é todos os PC’s tinham licença OEM de Windows XP Home, que o pseudo-técnico de informática ignorou por completo e no meio daquilo tudo anti-virus - “nem cheiro”…, backups - ..naaadaaa, ups - para quê???
No início deixei-me andar sem “levantar muita onda”, apenas para compreender qual a política da empresa, e quais a necessidades da mesma, e a razão daquilo estar naquele estado… não me interessava que ficassem com a ideia “ahh e tal, vem para aqui este tipo novo e quer mudar isto tudo“.

Ora ao longo dos primeiros meses comecei a entender a tal / tais razões… O”artista” que estava a tomar conta da parte informática..era um “artista” como ja disse, que dava graxa e puxava o lustro à administração, nao percebia nada da “poda” e dizia sim a tudo. Tudo o que eu dissesse era e é posto em causa, porque Eu é que tenho a mania de implicar. Acho até que se eu dissesse “não faças isso que vais infectar o sistema, porque a + b = c”e aparecesse a mulher da limpeza e comentasse “nao vai,porque ja vi o meu marido fazer e blabala” , tenho ideia que era mais forte a palavra da mukher da limpeza e ainda olhavam para mim de forma estranha…mas adiante.

Comecei algum tempo depois a tentar dar a volta aquela balburdia.

Criei então um documento com 9 páginas com as normas para a rede da empresa, que adaptei de um modelo que estava na ASSOFT, se não estou em erro, que passei a entregar a cada novo utilizador e que foi fornecido aos ja existentes utilizadores. Criei uma versão para a administração que se recusou a assinar e carimbar, pois não achava que existia necessidade de ser tão rigoroso…enfim, expliquei claramente qual o motivo de apresentar aquela documentação e pelo qual estava a realizar todas a modificações, e em todas as abordagens a resposta rondava sempre: “sim, compreendo. mas nao há dinheiro para comprar isso agora.” ou “ninguém vem cá ver isso, das licenças”…

- Para começar, foi passar o servidor que estava em situação irregular (2000 server) para Debian - 1 problema resolvido.

-Todas as máquinas que tinham a devida licença OEM do XP Home foram reinstaladas substituindo o XP Professional que estava “irregular” - 2 problemas resolvidos.

-Ms Office passou a OpenOffice….grande dor de cabeça para alguns utilizadores mais “cabeça dura”, outros aceitaram, e tiveram uma transição suave. Foi claramente explicado a razão da mudança, mas pelos vistos para algumas pessoas a questão das licenças…e que é preciso pagar para ter o windows e o ms office, faz-lhes confusão e não percebem nada do que lhes é explicado, mesmo quando opta pelo método “vou-te explicar como se tivesses 5 anos”. - 3 problemas resolvidos (se bem que deu umas chatisses, e ainda vai dando essencialmente por algumas dúvidas daquelas bem difíceis em que a resolução está mesmo à frente do utilizador….).

- Em relação ao software para produção vídeo, multimedia, etc tanto chateei que me apareceu na mesa um Volume licence do Final Cut Prodution Suite 5 + 1 para os Mac plataforma PPC - 4 problemas resolvidos (mas nao me perguntem de onde veio o software, que nao faço ideia)

- para cliente de emails Thunderbird (substuindo o outlook) - nao tive qq problemas com os utilizadores em relação a esta alteração
icon_smile.gif

- antivirus - clamwin nos postos com windows xp a correr no schedule durante a noite, visto nao ter OnAccessScan.

- backups - existem e bem de saúde (email - dados contabilisticos - projectos..etc etc)
- ups - apenas no servidor…. tudo o resto vai abaixo ..enfim nao adianta praticamente de nada, mas ja ajuda. Todas as tentativas de comprar ups são cortadas, neste momento nao há €€

Recentemente veio um “artista” para o departamento de video, e que começou a fazer os favozinhos todos e ficou na graça da administração. Até ao ponto de adquirir equipamento informatico para o departamento de video - máquinas da apple, neste caso Imacs de 24″ plataforma Intel e 1 powerbook - sem me consultar. Certo dia chego ao escritorio e vejo 1 caixa com o imac ja aberta e com o boss e o artista a ligarem aquilo tudo, e a dizerem “ahh e tal já viste!! é pá espectáculo!!”, ao que retorqui “-Bom dia.” “Um mac novo,para quem é?” ao que obtive a bela resposta “é aqui para o vídeo, o G5 ja esta a ficar cansado, compramos este, assim é mais rápido nos renders e tal”. Eu sorri, e fui para a minha secretária, e nem mostrei interesse em ver a máquina, pois vi logo o que ia acontecer..mas ja agora queria ver o que os génios da tanga que se acham mais espertos vao fazer.

Nem foi preciso esperar muito, ouço ao fundo do openspace:
Administração: “-ó ‘artista’ está tudo ok?”
Artista: “- sim ‘administração’ vou agora instalar isto aqui com o ‘eu’ e daqui a nada temos mais esta máquina prontinha a trabalhar”
Brilhante!! Era isso mesmo que eu queria ouvir
icon_smile.gif
Aproveitando que ainda andava ali a administração disse com toda a calma:
Eu: “ai, sim? então também compraste a licença do final cut studio.Porreiro, já dá para usar mais umas funcionalidade da nova versão!”
Foi o escândalo. O”artista” nem teve tempo para responder, a administração disse logo
Administração: “-comprar?!! comprar o quÊ? Se temos aí 6 licenças do produto? não é preciso comprar nada”. “-não?”
Eu: “-então força,esqueçam que eu existo e façam lá isso que eu até ao fim do dia vou ai para experimentar a máquina, têm toda a razão” .
Olharam para mim com um desdém , que nem vos conto (eu estava fulo por dentro).
Passado nem 15 minutos.. fui lá espreitar o que o artista estava a fazer..Resultado?Após ter tentado instalar a versão de FCPro Prod.Suite para plataforma PPC numa plataforma Intel, e ter levado com erros atras de erros e nao ter conseguido instalar estava la caladinho à voltas num fórum com uma cara toda lixada :p
Eu: “então ‘artista’, isso ja esta instalado?”
Artista: “isto esta aqui a dar uns erros, mas da para instalar”
Eu: “deixa-te de merdas! aqui so instalas a versao para plataforma Intel que por sinal tb da em PPC, se tivessem consultado quem está aqui designado para tratar disso…agora vai-lhe dizer que afinal é preciso comprar uma licença de software de 1200€”

etc, etc, etc, passados uns dias o “artista” instalou o Final Cut Studio 2 sem a devida licença no Imac, mas veio falar comigo a perguntar se podia instalar a versão “pirata” ao que eu disse que Não. Fui falar com a administração e mandaram-me às favas por assim dizer. E sim adivinharam o software pirata foi instalado mas com a devida remarca que eu não me responsabilizo por qualquer software que esteja em situação irregular.

Quem teve paciência para ler até aquifaz ideia para que é que veio o PowerBook de 15″ ?? Pois é a “administração” comprou para substituir o desktop..portanto chamou-me para instalar configurar aquilo para ele poder trabalhar…ora portanto em Windows Xp Home OEM(com licença), com MS Office, Autocad, Corel Draw, e mais um monte de software que nem no desktop estava em situação regular (a única máquina em que está tudo irregular). Nem vou comentar… Lá perguntei eu:

Eu: “ok, entao é preciso adquirir uma licença de windows xp com o sp2″
Administração: “entao nao dá para tirar o autocolante daqui deste e colar aí e instalar?”
Eu: “Não, essa é uma licença OEM…” etc, etc…..
Administração: ” e quanto é que custa isso?”
Eu: “o valor de uma versão Retail ronda x€”
Administração: “não pode ser! tão caro!” (ja com voz e expressão de quem ja se ia começar a passar) “uma ***** que é so meter um cd ou dvd ou que car*lh* é isso!, instala com um desses cd’s que tens ai , eu quero é essa ***** a funcionar para eu poder trabalhar”
Eu: “mesmo que queira, os cd’s que estão aqui nao tÊm o sp2, portanto nao vao funcionar, porque o bootcamp” blábláblá…
Administração: “nao quero saber, tira da internet, pede a alguém que tenha, senão ligo a fulano ou a sicrano e arranjo-te isso”
etc,etc,etc.. acabei por ceder e instalar tudo e mais alguma coisas, mas sempre a dizer que aquela não é a forma correcta, e que todo o software esta em situação irregular e que é necessario aquirir as licenças. E um antivirus para aquela máquina.
Admistração: “mas isto é um Mac, isto nao apanha vírus. Fulano já me tinha dito que isto nao apanhava virus,para que estas a dizer…..” etc etc etc..
Já sabem para onde é que isto caminha
icon_smile.gif

Estas são 1 ou 2 situações do que tem ocorrido ao longo deste periodo..só para terem um leve ideia das situações que ocorrem.

Actualmente foram adquiridos + 2 imac24 >para video+ 1 powerbook 17 >para video+ 1 powerbook 15 > para substituir o da administração (alguém lhe disse que este novo tinha 200Gb de disco e que o dele tem 160..e é pouco). E é isto que me leva a escrever pois estou saturado de situações destas..nem sei como estou la à tanto tempo.
Já tive o recado para preparar o novo powerbook de 15 para substituir o actual, ou seja xp, office, corel, autocad…. tudo sem licenças. E neste momento nem quero saber dos imac24 porque ja sei que o “artista” vai instalar o FCStudio 2 sem a licença em todos os 4.

Questão: E se eu me recusar a instalar software sem a devida licença? Por essa razao nao me despedem, mas inventam logo outra coisa qq. O que é pode acontecer?

..existem muitas mais irregularidades, quer a nível fiscal, seg. no trabalho, etc,etc..nem imaginam as vezes que tive vontade de chamar la uma inspecção…mas penso em algumas das pessoas que la estao que o mais provavel é nao conseguirem emprego. Estou a falar de uma empresa que ganha balúrdios, rios de €€

Li tudo, a esta horas, de uma ponta a outra.
Nem sei que diga, para além disso ainda nem estou a trabalhar. Mas faz-me confusão as empresas fugirem à legalidade e depois ainda virem com a tanga de "não há dinheiro". Por amor à Santa!

Que tudo te corra bem caro nyeby. Vai dando novidades.

Um abraço.

PS: Sei que o meu post é desnecessário, mas acredita que me está a fazer pensar em muitas coisas. [;)]

eu nestas coisas sou muito o patrao manda a malta faz mesmo sabendo que nao é a melhor maneira...

nao sei se sera um qualidade ou defeito, mas ao menos assim ando sempre relaxado...

Tchi mais uma empresa dessas. Conheço tantas assim!

Tudo ilegal, mais de 20 postos de trabalho com pessoal a custo 0 ou a recibos verdes e 150 por mês e depois auto-intitulam-se grandes empresas!

Já agora, substituir um Mac G5 por um imac 24'' ? Não foi descer de cavalo para burro?

Se queres ter trabalho e arriscar, mandas uma carta anonima para a ASSOFT e esperas...

Esses são pouco atrasados, são!
Então primeiro gastam o dinheiro a por tudo direito e depois vão estragar tudo [:)] [8b] [8b]

Acho é que deves telefonar à Assoft e perguntar se tens alguma responsabilidade por seres "obrigado" a instalar versões ilegais.

Se te recusares a instalar o que o Boss manda ... tens bom remedio ... ele manda-te embora e procuras emprego numa Empresa que respeite as tuas regras ... (que para ser sincero devem ser poucas) ...

No fundo o que estás a fazer (aos olhos do patrão) é aumentar a despesa ao final do mês ... é injusto eu sei ... mas é a pura das verdades.

Cuidado se há uma inspeção e o boss diz que não sabe de nada e atira as culpas para ti...

Nas empresas onde trabalho os SW são todos legais, ou free...

De vez em quando lá se faz uma marosca com as trials de 15 ou 30 dias, para esticar um bocado... mas sempre em máquinas virtuais...

Aqui onde estou tenho também uma rede às costas (18 + 2 server) é uma rede com ERP + Exchange + file server 2003 autosuficiente que raramente dá problemas. Funciona e pronto.

Software é 99% legal visto que há sempre um frewarezito que destoa no quadro. Mas não é disso que "eles "andam à procura como bem sabemos.

Mas aqui há orçamento para o software, e a tentativa de introdução do open office não funcionou porque o "excel" do open é muito limitado e o outlook não tem concorrente à altura.

Isso fez-me reviver situações passadas na empresa onde actualmente trabalho... No inicio também foi a bandalhice total.

Mas neste caso redigi um e-mail à administração caso o problema não fosse resolvido a administração incorria num processo de fiscalização que poderia dar em prisão. E guardei o e-mail como prova.

Resultado? Hoje são +200 máquinas e servidores todos licenciados. O processo já nem se discute. É assim e pronto.

Sim, a multa é sempre para a empresa, mas pode vir a ter problemas, ou não?

Caso a empresa vá a tribunal e ficar provado que os Administradores nao tinham qualquer conhecimento que o software era ilegal , e que teria sido o empregado a implementar o tal sistema ... aí sim poderá causar problemas ao funcionario.

Mas sinceramente isso é muito raro acontecer ... Alías em Portugal nunca ninguem foi preso ás custas disso.

Caso a empresa vá a tribunal e ficar provado que os Administradores nao tinham qualquer conhecimento que o software era ilegal , e que teria sido o empregado a implementar o tal sistema ... aí sim poderá causar problemas ao funcionario.

Mas sinceramente isso é muito raro acontecer ... Alías em Portugal nunca ninguem foi preso ás custas disso.

Ok, esclarecido, obrigado.

Voltar
Superior