Ir para Inglaterra

Precisamente, esta frase aliás diz muito:

Se querem poupar para um pé de meia, comecem por fazê-lo em Portugal! Ou em Portugal têm de viver no centro de Lisboa, andar de carro novo todos os dias, comer fora e ir ao cinema várias vezes por semana, compras no ECI, etc, mas quando emigram já podem viver no gueto a 40 kms de Londres, andar de transportes públicos 1 hora por dia e ir às compras ao Lidl?

Eu acho que o objectivo tem de ser precisamente o oposto, emigrar para se ter um nível de vida muito melhor do que em Portugal, porque para ter o mesmo ou pior, mais vale ficar onde se está, ao menos tem-se um verão como deve de ser 150 dias por ano (em vez de 15), a comida é deliciosa e barata, os amigos e a família estão presentes, etc!!!

Compare-se o comparável! A não ser (mais um vez) que o objectivo não seja o dinheiro mas sim o desafio, a carreira, as oportunidades futuras, etc. Aí a conversa é necessariamente outra.

Concordo perfeitamente.

Caso tivesse trabalho em Portugal a decisão de sair seria ainda mais difícil, mas não impossível apenas pelo desafio que representaria.

O facto de estar sem trabalho e de sempre ter desejado novos desafios e conhecer novas realidades faz com que não pense duas vezes.
O ordenado inicial não será muito bom, mas certamente dará para progredir na carreira e acima de tudo crescer como pessoa.

Cumprimentos

Se querem poupar para um pé de meia, comecem por fazê-lo em Portugal! Ou em Portugal têm de viver no centro de Lisboa, andar de carro novo todos os dias, comer fora e ir ao cinema várias vezes por semana, compras no ECI, etc, mas quando emigram já podem viver no gueto a 40 kms de Londres, andar de transportes públicos 1 hora por dia e ir às compras ao Lidl?

Eu acho que o objectivo tem de ser precisamente o oposto, emigrar para se ter um nível de vida muito melhor do que em Portugal, porque para ter o mesmo ou pior, mais vale ficar onde se está, ao menos tem-se um verão como deve de ser 150 dias por ano (em vez de 15), a comida é deliciosa e barata, os amigos e a família estão presentes, etc!!!

Compare-se o comparável! A não ser (mais um vez) que o objectivo não seja o dinheiro mas sim o desafio, a carreira, as oportunidades futuras, etc. Aí a conversa é necessariamente outra.

Claro que sim... Mas a periferia de Londres, não é a periferia do Porto ou Lisboa. Viver no centro do Porto não é viver no centro de Londres. Mas concordo contigo...

Até acho que o UK oferecesse mais em termos de progressão do que valias financeiras. Pelo menos na minha área...

O que não é definitivamente comparável é o cenário que montaste com a proporcionalidade entre os benefícios e despesas...

Não vivo em Londres mas do que sei, parece-me quase absoluto que os benefícios e as despesas não crescem na mesma proporção de Lisboa para Londres. O centro de Londres não é só 3,5x mais caro que o centro de Lisboa! Em contraponto, a alimentação não é de longe 3,5x mais cara...etc...manter o mesmo nível de vida que tenho em Lisboa pode significar por exemplo não viver no centro de Londres...o tempo que demoro de casa ao trabalho já é, de si, um bom critério comparador...etc etc

Era a esta a ideia que tinha. As coisas na realidade não funcionam na proporção que se estava aqui a falar. As diferenças na habitação dos arredores para o centro são muito maiores em Londres do que em Portugal, por exemplo. E a verdade é que "ninguém" emigra para manter o mesmo nível de vida que faz em Portugal...tendencialmente tenta fazer o seu pé de meia e para isso está disposto a sacrificar-se um pouco...

Pois. A minha situação é de facto um pouco diferente do que é mais comum. Felizmente tenho um bom emprego cá em Portugal e não estou propriamente necessitado de emigrar por motivos financeiros. As motivações são outras: se eu for para Londres será para aproveitar uma oportunidade de carreira da qual nem sequer estava à espera e se calhar sobretudo para mudar de ares. Mas, claro, ninguém gosta de andar de cavalo para burro, e daí as minhas dúvidas.

O que não é definitivamente comparável é o cenário que montaste com a proporcionalidade entre os benefícios e despesas...

Não vivo em Londres mas do que sei, parece-me quase absoluto que os benefícios e as despesas não crescem na mesma proporção de Lisboa para Londres. O centro de Londres não é só 3,5x mais caro que o centro de Lisboa! Em contraponto, a alimentação não é de longe 3,5x mais cara...etc...manter o mesmo nível de vida que tenho em Lisboa pode significar por exemplo não viver no centro de Londres...o tempo que demoro de casa ao trabalho já é, de si, um bom critério comparador...etc etc

Sim. É muita coisa a comparar...

Em Londres também se ganha mais do que a 50km de distância. Mas talvez se demore menos de metro a fazer os 50km do que os 15km para chegar a Lisboa de carro...
Depois será que não há mais facilidade de progressão na carreira? Aumento de salário? Parcerias com infantários?

Dou o exemplo de uma enfermeira (practice nurse), que cada vez ouço mais casos de emigração para Inglaterra:
Londres: 30000-40000 libras anuais.
Blackburn: 23000-28000 libras anuais.

Claro que varia de oferta para oferta, mas o salário é bem diferente...

Pois. A minha situação é de facto um pouco diferente do que é mais comum. Felizmente tenho um bom emprego cá em Portugal e não estou propriamente necessitado de emigrar por motivos financeiros. As motivações são outras: se eu for para Londres será para aproveitar uma oportunidade de carreira da qual nem sequer estava à espera e se calhar sobretudo para mudar de ares. Mas, claro, ninguém gosta de andar de cavalo para burro, e daí as minhas dúvidas.

Na minha opinião (não estou fora do país) acho que o nosso cantinho dá pouca oportunidades a quem investe no trabalho...

Sim. É muita coisa a comparar...

Em Londres também se ganha mais do que a 50km de distância. Mas talvez se demore menos de metro a fazer os 50km do que os 15km para chegar a Lisboa de carro...
Depois será que não há mais facilidade de progressão na carreira? Aumento de salário? Parcerias com infantários?

Dou o exemplo de uma enfermeira (practice nurse), que cada vez ouço mais casos de emigração para Inglaterra:
Londres: 30000-40000 libras anuais.
Blackburn: 23000-28000 libras anuais.

Claro que varia de oferta para oferta, mas o salário é bem diferente...

Na minha área, para inicio de carreira a diferença entre Londres e o "resto" é de cerca de 5000 £/ano, sinceramente acho que não compensa monetariamente, contudo no resto certamente que sim.

Para alguém com experiência já é bem diferente a dierença.

Na minha área, para inicio de carreira a diferença entre Londres e o "resto" é de cerca de 5000 £/ano, sinceramente acho que não compensa monetariamente, contudo no resto certamente que sim.

Para alguém com experiência já é bem diferente a dierença.

Se não tens experiência talvez compense fugir do centro, e até apostar quem sabe numa pós-graduação. Depois acredito que fazendo a troca consigas um salário muito melhor...

E a verdade é que "ninguém" emigra para manter o mesmo nível de vida que faz em Portugal...tendencialmente tenta fazer o seu pé de meia e para isso está disposto a sacrificar-se um pouco...
Isso falando dos que emigram logo à partida com intenção de voltar, como o caso típico do tuga que vai para França trabalhar nas obras para juntar dinheiro para a sua vivenda e o seu MB quando voltar.

Hoje em dia penso que a tendência está-se a inverter, esses cada vez são menos - até porque ir lá para fora fazer trabalho não ou pouco qualificado já foi chão que deu uvas - e cada vez são mais os profissionais qualificados que vão porque cá não arranjam empregos decentes na sua área. E esses vão para ficar, pelo que ir para um nível de vida inferior ao que teriam cá está fora de questão.

Isso falando dos que emigram logo à partida com intenção de voltar, como o caso típico do tuga que vai para França trabalhar nas obras para juntar dinheiro para a sua vivenda e o seu MB quando voltar.

Hoje em dia penso que a tendência está-se a inverter, esses cada vez são menos - até porque ir lá para fora fazer trabalho não ou pouco qualificado já foi chão que deu uvas - e cada vez são mais os profissionais qualificados que vão porque cá não arranjam empregos decentes na sua área. E esses vão para ficar, pelo que ir para um nível de vida inferior ao que teriam cá está fora de questão.

...É só estereotipos...

Há algum emigrante pouco ou muito qualificado que não pondere um dia voltar? Só nos casos em que constrói a família lá e mesmo assim, não consigo facilmente concluir o que dizes, mas se o dizes ...

Fazer um pé de meia não significa guardar para voltar (!), significa que (e foi isso que inicialmente quis dizer...) convém emigrar para respirar um pouco melhor não? isto para quem emigra em busca de melhores condições económicas, o que ainda continua a ser a grande motivação geral.

Há algum emigrante pouco ou muito qualificado que não pondere um dia voltar? Só nos casos em que constrói a família lá e mesmo assim, não consigo facilmente concluir o que dizes, mas se o dizes ...

Eu não penso voltar. Já o fiz em 2009 e não demorei muito tempo a perceber o erro que foi essa decisão. E nem tem a ver só com o dinheiro no meu caso.

Última edição:

Muita coisa em Londres é o mesmo ou é quase o mesmo preço que em Portugal (comida, roupa, CD's,DVD's).

Outra coisa que ninguém falou que os impostos são mais baixos. Um salário equivalente a 40k euros em Londres paga menos impostos, por isso o salário líquido será mais alto. E o mesmo se passa na Irlanda.

No meu caso nem tem comparação, o meu rendimento líquido aqui é o triplo do que era aí, e as despesas são no máximo mais 50%.

Eu não penso voltar. Já o fiz em 2009 e não demorei muito tempo a perceber o erro que foi essa decisão. E nem tem a ver só com o dinheiro no meu caso.

Tens que idade, se me permites? Qual a tua situação familiar? ...etc...

Depreendo as tuas respostas e obviamente que não estamos a falar do mesmo caso.

Aliás, sentimentalismos à parte, Portugal ou Espanha são excelentes países para se vir gastar uma reforma.

Muita coisa em Londres é o mesmo ou é quase o mesmo preço que em Portugal (comida, roupa, CD's,DVD's).

Outra coisa que ninguém falou que os impostos são mais baixos. Um salário equivalente a 40k euros em Londres paga menos impostos, por isso o salário líquido será mais alto. E o mesmo se passa na Irlanda.

No meu caso nem tem comparação, o meu rendimento líquido aqui é o triplo do que era aí, e as despesas são no máximo mais 50%.

Tudo depende do rendimento que se tenha em Portugal. No limite, quem não tem emprego, está melhor no estrangeiro nem que seja a ganhar apenas para as despesas.

Como é a saúde, educação e segurança social? É público ou cada um trata do seu? As pessoas às vezes pensam que os países são todos como em Portugal e não se informam, apenas vêm o preço das casas e da alimentação.

Tão ver o belo dia de sol que está hj em Portugal? Dizem que é assim todo o ano em UK. :sh)

Por acaso, Londres não me atrai nada em termos de emigração sobretudo pelo clima[:vm)]. Se a Maria concordasse: ia amanhã para Paris ou para o Rio ( no extremo).[:D] Tb já tou farto dest mrd. Está tudo parado, não há dinheiro, não há negócios, e sobretudo não há entusiasmo em lado nenhum... Uma valente mrd portanto. :sh)

...É só estereotipos...

Fazer um pé de meia não significa guardar para voltar (!), significa que (e foi isso que inicialmente quis dizer...) convém emigrar para respirar um pouco melhor não? isto para quem emigra em busca de melhores condições económicas, o que ainda continua a ser a grande motivação geral.
É claro que é estereótipo, por isso disse "o caso típico". Mas os estereótipos costumam ter razão de ser, quem não conhece algum amigo, tio, enteado ou algo do género que encaixa no perfil?

Eu tenciono emigrar e voltar só mesmo para passar férias, e mesmo aí é pela família e amigos. Penso que daqui a uns 30 ou 40 anos, quando os pais infelizmente já morreram e não deixo cá irmãos, eu não ponho cá mais os pés. Conheço muitos outros jovens que pensam como eu.

Obviamente que indo para ficar depois geralmente constrói-se lá família, da mesma forma que se construiria cá (conhece-se alguém, uma coisa leva a outra, depois os filhos quando vêm funcionam como uma espécie de "âncora" e acaba-se por ficar...), embora não seja necessariamente esse o objectivo à partida.

Ir para fazer um pé de meia sem ser para voltar com ele não faz muito sentido, porque segundo o raciocínio que estava em questão (ir para um nível de vida inferior) se se vai para lá fazer um pé de meia para poder respirar melhor e andar sem preocupações, então também se faz o tal nível de vida inferior cá e faz-se o pé de meia cá (que embora seja verdade que não se junta tanto, também numa emergência não se gasta tanto, a verdadeira vantagem nesse aspecto e aquilo que os portugueses tradicionalmente faziam ao emigrar era juntar muito num país que o permita, e depois voltar para Portugal onde se gasta mais lentamente, e assim em 10 anos consegue-se juntar lá fora dinheiro que cá dura 20 ou 30).

Última edição:
Tens que idade, se me permites? Qual a tua situação familiar? ...etc...

Tenho 36, casado mas sem filhos.

Depreendo as tuas respostas e obviamente que não estamos a falar do mesmo caso.

Aliás, sentimentalismos à parte, Portugal ou Espanha são excelentes países para se vir gastar uma reforma.

Não sei. Se é pelo clima há sitios melhores e neste momento não vejo mais razão nenhuma para se viver em Portugal. Talvez na reforma mas mesmo isso tenho dúvidas.

T

Como é a saúde, educação e segurança social? É público ou cada um trata do seu?

Aqui na Irlanda? Podes usar o público, que é mais ou menos como aí, bastante demorado. As pessoas com baixos rendimentos e os com mais de 65 têm um cartão que dá acesso gratuito à saúde. Os outros pagam as consultas de medico, mas depois de serem encaminhados pelo médico podem usar o sistema público.

A maioria tem seguros de saúde.

No meu caso o que pago a menos de impostos aqui cobre bem as despesas de saúde.

Tão ver o belo dia de sol que está hj em Portugal? Dizem que é assim todo o ano em UK. :sh)

Por acaso, Londres não me atrai nada em termos de emigração sobretudo pelo clima[:vm)]. Se a Maria concordasse: ia amanhã para Paris ou para o Rio ( no extremo).[:D] Tb já tou farto dest mrd. Está tudo parado, não há dinheiro, não há negócios, e sobretudo não há entusiasmo em lado nenhum... Uma valente mrd portanto. :sh)

Quem me dera ler em breve uma notícia sobre voos mais rápidos para a Australia... Bastava ficar ao nível de EUA ou Brasil que amanhã tinha o meu bilhete...

Voltar
Superior