IPSS multada por dar comida a mais pobres do que devia

Falta só dizer que, isto não é matemática pura para a SS. Em caso de emergência, contactada a SS e exposto os casos há possibilidade de se apoiar para lá do nº estabelecido até se encontrar respostas.

Vais lá de manhã e eles orientam logo o almoço? Pois sim.

Há assuntos que nem acampando à porta são resolvidos em tempo útil.

Por boa vontade que exista nas IPSS, se eu fosse director de uma e me chegasse uma multa do género, o que faria era entregar a gestão dos serviços na SS e eles que tomassem conta do assunto. Ou isso, ou pedir ajuda e autorização à SS para pagar a multa (irónico), já que são eles que tutelam os serviços, que tutelem também as multas e as paguem.

Por boa vontade que exista nas IPSS, se eu fosse director de uma e me chegasse uma multa do género, o que faria era entregar a gestão dos serviços na SS e eles que tomassem conta do assunto. Ou isso, ou pedir ajuda e autorização à SS para pagar a multa (irónico), já que são eles que tutelam os serviços, que tutelem também as multas e as paguem.

A SS não multa de animo leve, antes da multa há vários procedimentos... Nem digo mais nada...

Uma noticia interessante sobre este tema:

Algarve: Pobreza envergonhada e sazonalidade alteram realidade de apoios sociais

Se a SS financia a 2,50 euros, as pessoas na prática (neste caso) não pagam nada e o custo por refeição é de 4,20 donde vem o resto do dinheiro?

mas enfim, a mentalidade burrocratica é no que dá
se está escrito que são 30 então têm de ser 30, mesmo que depois se verifiquem que afinal podiam ser 52 que nenhum dano ocorreria, bem pelo contrário, afinal bem feitas as contas até podiam ser 90.

mas a burrocracia é o que é
no final disto tudo que ficará prejudicada é a população mais necessitada

A única coisa que posso dizer dessa noticia é o seguinte ( e acho que para qualquer pessoa que pense um bocadinho chega lá), 4.20 por uma refeição de 1 pessoa numa IPSS é uma grande aldrabice. Agora cada um come o que quiser.

Vou supôr para ver se entendes porque tem de existir regras, é que são Humanos que estão à frente das IPSS...

Só precisavam comprar 40 febras, mas mesmo assim compraram 50 febras. Porquê? O dinheiro das 10 febras não compradas não desaparece, fica em caixa, para a IPSS gerir, não têm de devolver esse dinheiro.
imagina que orçamento contemplava febras a 2€ kg, mas os Porcos nesse ano cresceram muito e as febras custaram 1.5kg... A diferença é para a IPSS gerir, para quando as febras custarem 2.5€ kg, não para comprar mais 10 febras.
Agora imagina que a IPSS compra constantemente 10 febras a mais, ... e se descobre que o talho tem ligações à pessoa que faz as compras.... Isto acontece todos os dias, por isso tem de existir rigor e controlo.

E lucidez não?
porque essas 50 febras, com 10 a mais, podem até ser abaixo do preço de mercado.
Porque se há quem compre as coisas por 10 também há quem as consiga comprar por 8 ou ainda menos?

Por isso é nuns casos o mesmo dinheiro dá para apoiar 100 e noutros não chega para apoiar 50. Há quem faça uma boa gestão e quem faça uma má gestão.
A mentalidade burocratica que não atende a essas diversidades, é a letra que importa

quando a pedidos à segurança social para alguma coisa... se for para um remédio quando o apoio vier já o doente está morto e a ajuda pode servir para o funeral. Isto digo eu que todos os meses tenho a assistente social cá do sitio a pedir-me para adiantar dinheiro a várias familias para pagar medicamentos que depois, daqui a meio ano, a segurança social irá dar a essa familia o dinheiro e depois eles pagam-me.
A segurança social responde a estas solicitações com uma lentidão lamentável.

Última edição:
Falta só dizer que, isto não é matemática pura para a SS. Em caso de emergência, contactada a SS e exposto os casos há possibilidade de se apoiar para lá do nº estabelecido até se encontrar respostas.

E lucidez não?
porque essas 50 febras, com 10 a mais, podem até ser abaixo do preço de mercado.
Porque se há quem compre as coisas por 10 também há quem as consiga comprar por 8 ou ainda menos?

Por isso é nuns casos o mesmo dinheiro dá para apoiar 100 e noutros não chega para apoiar 50. Há quem faça uma boa gestão e quem faça uma má gestão.
A mentalidade burrocratica que não atende a essas diversidades, é a letra que importa

quando a pedidos à segurança social para alguma coisa... se for para um remédio quando o apoio vier já o doente está morto e a ajuda pode servir para o funeral. Isto digo eu que todos os meses tenho a assistente social cá do sitio a pedir-me para adiantar dinheiro a várias familias para pagar medicamentos que depois, daqui a meio ano, a segurança social irá dar a essa familia o dinheiro e depois eles pagam-me.
A segurança social responde a estas solicitações com uma lentidão lamentável.

A SS não é um primor de serviço, toda a gente sabe.

Mas lamento, as instituições têm regras a cumprir, não podem fazer o que lhes dá na telha, o exemplo das febras era uma paródia para ver se alguns percebiam.., mas já vi que não.

a segurança social, de um ou outro caso que conheço, não limitou o nº de utentes pela capacidade da instituição, nem pelas necessidades da população abrangida, mas pelo dinheiro disponível da segurança social

regra geral há mais pessoas necessitadas de apoio que aquelas que os acordos que são feitos com a segurança social prevêem e isso cria uma pressão da população sobre as IPSS para que estas respondam às solicitações.

algumas conseguem meios próprios (donativos, voluntariado, etc) e conseguem responder a estas solicitações (ou antes conseguiam porque com estas multas irão deixar de o fazer)

Depois já que dás o exemplo das febras, bom exemplo, há quem se limite a ir ao talho ou hipermercado da esquina e comprar as febras. Há quem se lembre (e isto é autêntico, ocorreu mesmo) de comprar uma dúzia de porcos inteiros ao criador, os desmanche e assim consiga uma preço muito melhor. Claro que a instituição que compra as febras no talho ou hipermercado mais próximo consegue fornecer muito menos refeições que aquela cujo dirigente teve a ideia de comprar os porcos ao produtor.

a segurança social, de um ou outro caso que conheço, não limitou o nº de utentes pela capacidade da instituição, nem pelas necessidades da população abrangida, mas pelo dinheiro disponível da segurança social É, acontece, o que não faltam por aí são listas de espera...

regra geral há mais pessoas necessitadas de apoio que aquelas que os acordos que são feitos com a segurança social prevêem e isso cria uma pressão da população sobre as IPSS para que estas respondam às solicitações. Se as IPSS conseguirem cumprir requisitos sem apoio da SS, não a SS que se opõe ao alargamento do apoio. Palavras chave: cumprir requisitos

algumas conseguem meios próprios (donativos, voluntariado, etc) e conseguem responder a estas solicitações (ou antes conseguiam porque com estas multas irão deixar de o fazer)

Depois já que dás o exemplo das febras, bom exemplo, há quem se limite a ir ao talho ou hipermercado da esquina e comprar as febras. Há quem se lembre (e isto é autêntico, ocorreu mesmo) de comprar uma dúzia de porcos inteiros ao criador, os desmanche e assim consiga uma preço muito melhor. Claro que a instituição que compra as febras no talho ou hipermercado mais próximo consegue fornecer muito menos refeições que aquela cujo dirigente teve a ideia de comprar os porcos ao produtor. Isso é proibido (comprar porcos e desmanchar na IPSS)

A vermelho

Quem disse que eram desmanchados na IPSS?
São desmanchados num matadouro autorizado, mas são comprados ao produtor.

Ok, desde que cumpra o estipulado no HACCP tudo bem, mas isso funciona para quem faz centenas de refeições diárias, para quem faz dezenas não faz sentido.

sei, um pouco caricatas, mas há

regras que não são usadas nas cozinhas domesticas, mas são exigidas para restaurantes, etc...

também as acho um bocadinho ridiculas
assim como a regra de andar a controlar a temperatura dos congeladores de x em x horas

o que seria de nós sem os burocratas a inventar resmas e resmas de regras

Portugal pode ser pobre em muita coisa, mas é rico, muito rico, em regras e regulamentos

Vou supôr para ver se entendes porque tem de existir regras, é que são Humanos que estão à frente das IPSS...

Só precisavam comprar 40 febras, mas mesmo assim compraram 50 febras. Porquê? O dinheiro das 10 febras não compradas não desaparece, fica em caixa, para a IPSS gerir, não têm de devolver esse dinheiro.
imagina que orçamento contemplava febras a 2€ kg, mas os Porcos nesse ano cresceram muito e as febras custaram 1.5kg... A diferença é para a IPSS gerir, para quando as febras custarem 2.5€ kg, não para comprar mais 10 febras.
Agora imagina que a IPSS compra constantemente 10 febras a mais, ... e se descobre que o talho tem ligações à pessoa que faz as compras.... Isto acontece todos os dias, por isso tem de existir rigor e controlo.

Espeta com essas contas na cara de quem À TUA FRENTE TE PEDE COMIDA porque não tem nem um pão para comer nesse dia.

M€rda para os números, enquanto todos pensarem assim, este mundo não evolui...[8b]

Imagino que as IPSS´s sejam informadas das regras e respectivas multas, impostas pela SS pare receberam o valor acordado. Portanto não há desculpas para entrarem em incumprimento. As maioria das IPSS´s são desorganizadas, estão habituados a gerir os donativos como bem entendem, mas esquecem-se que parte destes "donativos" são públicos, têm que cumprir regras.

Se para aumentar a ajuda basta efectuar um requerimento à SS, que os peçam, não ajudem por debaixo da mesa.

Espeta com essas contas na cara de quem À TUA FRENTE TE PEDE COMIDA porque não tem nem um pão para comer nesse dia.

M€rda para os números, enquanto todos pensarem assim, este mundo não evolui...[8b]

É isto:

Imagino que as IPSS´s sejam informadas das regras e respectivas multas, impostas pela SS pare receberam o valor acordado. Portanto não há desculpas para entrarem em incumprimento. As maioria das IPSS´s são desorganizadas, estão habituados a gerir os donativos como bem entendem, mas esquecem-se que parte destes "donativos" são públicos, têm que cumprir regras.

Se para aumentar a ajuda basta efectuar um requerimento à SS, que os peçam, não ajudem por debaixo da mesa.

E se eu dissesse algo deste tipo, as IPSS que ajudam os pobres com fome, ou melhor, algumas pessoas que são as IPSS, estão marimbando para os pobres cheios de fome... o que diriam????

Mas aqui não falamos em ficar com algo ou roubar nada, estamos a falar em DAR a quem precisa, se há a mais porque os donativos assim o permitem, então que se dê a quem efectivamente passa fome. Qual é o ponto que não perceberam????

é a burrocracia, se a letra o diz há que cumprir
não interessa que o apoio tenha sido assim feito por limitações financeiras da segurança social, não por alguma falta de capacidade financeira da IPSS
a segurança social tem tabelas, se o acordo diz 30 utentes então a verba para apoio é x vezes 30.
Não interessa que a IPSS consiga desenrascar-se a ajudar 50, porque têm voluntários, porque têm outras ajudas... mentalidade burocratica
se aceitassem 50 então teriam de gastar mais dinheiro... que é o que vai acabar por acontecer com estes episodios.

sim, grande parte da gestão das IPSS é amadora, muitas vezes podiam rever os acordos mas não o fazem por amadorismo, outra vez porque a burrocracia da segurança social cria obstaculos porque temem que se aceitarem hoje que aquela instituição tem pessoal e instalações para apoiar 50 utentes e hoje consegue faze-lo porque tem voluntarios e donativos amanhã já não o conseguirá fazer porque não os tem e aí pode ser a segurança social solicitada a tapar o buraco.
quando os quadros são "premiados" pelo dinheiro que poupam...

Voltar
Superior