IP's e Internet

citação:Originalmente colocada por fililipe

citação:Originalmente colocada por blink

Onde trabalho, temos mais de 1000 pc's... todos ligados à net pelo mesmo IP.
E é IP fixo.

isso é diferente.

tens apenas 1 ip publico.

depois o router faz o resto, e distribui ip's privados, na gama 192.168.x.x

Tal n é obrigatório sendo apenas uma regra, não sendo de todo uma obrigação.

Empresas dividem as gamas de IP's privados por laboratórios/secções para ser mais facilmente administradas entre dezenas de outras coisas.

RR

Não te esqueces que já não é apenas os serviços ADSL e Cabo. Agora vais tens 3G, tens telemoveis com IP próprio, carros, etc...

E em IPv4 tens apenas perto de 4 Biliões de IP's publicos possiveis, e dos quais 60% são dos americanos. E como vais servir o continente africa e asiatico? Que estão a crescer a olhos vistos?

A alteração para o IPv4 não é uma opção, vai mesmo acontecer.
Como a maior parte dos acessos é de aplicações cliente, a maior parte dos utilizadores pode usar endereços privados por detrás de NAT/PAT.

No limite, um ISP com milhares de clientes pode ter apenas meia dúzia de IPs públicos. É um desperdício atribuir IPs públicos a clientes residenciais... os ISPs podem muito bem usar espaços de endereçamento privado, com NAT/PAT.

citação:Originalmente colocada por eu

Não te esqueces que já não é apenas os serviços ADSL e Cabo. Agora vais tens 3G, tens telemoveis com IP próprio, carros, etc...

E em IPv4 tens apenas perto de 4 Biliões de IP's publicos possiveis, e dos quais 60% são dos americanos. E como vais servir o continente africa e asiatico? Que estão a crescer a olhos vistos?

Como a maior parte dos acessos é de aplicações cliente, a maior parte dos utilizadores pode usar endereços privados por detrás de NAT/PAT.

No limite, um ISP com milhares de clientes pode ter apenas meia dúzia de IPs públicos. É um desperdício atribuir IPs públicos a clientes residenciais... os ISPs podem muito bem usar espaços de endereçamento privado, com NAT/PAT.

Desperdicio porque?

Eu quero aceder ao meu PC em casa, de qualquer ponto geográfico.

Com a solução que falas, será necessário usar portas, para o router do ISP saber para aonde redireccionar o trafego.

Embora seja uma solução, não é viavel, nem prática.

Á que evoluir!!!

Em IPV4
4,294,967,296 = 2^32

tem que se descontar 20 milhoes para private e multicast.

Agora com o ipv6 a 128bits... jaissus...

340,282,366,920,938,463,463,374,607,431,768,211,456 = 2^128...

Deve chegar! ;)

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Em IPV4
4,294,967,296 = 2^32

tem que se descontar 20 milhoes para private e multicast.

Agora com o ipv6 a 128bits... jaissus...

340,282,366,920,938,463,463,374,607,431,768,211,456 = 2^128...

Deve chegar! ;)

:)

Pelo menos durante uns anos...

Mas melhor que os numeros é o facto de ser plug and play, e bastante mais seguro.

IPv6 dexe chegar para uma carrada de anos...a FCCN já fala disso e já começam a surgir projectos e "conspirações" em volta do IPv6. O Nat/PAT surgiram com o intuito de "poupar" o IPv4, pois se todos nós utilizassemos IP's públicos onde já ia o IPv4. A vantagem de utilizarmos um único IP público para ligar a net e com um Router fazer a gestão da rede interna àparte é mesmo poupar o IPv4, pk senão...

A cena das MAC poderem ser alteradas, nunca vi mas já ouvi dizer, já ouvi falar em "queimar" a MAC..mas tipo, s for uma placa d rede, se bloquearem por MAC, em último recurso comprasse uma nova placa!A não ser k o admin faça manutenção MAC a MAC, k está em desuso!

O que dá pra fazer e isso já vi, é, quando estamos ligados à net, ir mudando o IP constantemente, tipo de minuto a minuto ou assim, mas isso só é útil se estivermos a fazer "bosta" pela net!Achei útil este tópico e de facto encontrei aqui alguns assuntos como queimar a MAC entre NAT/PAT e afins que acho k é sempre bom discutir e arendermos uns com os outros!

Agradeço a vossa participação!Cumps!

citação:Originalmente colocada por eu

Desperdício porque?

Eu quero aceder ao meu PC em casa, de qualquer ponto geográfico.

Com a solução que falas, será necessário usar portas, para o router do ISP saber para aonde redireccionar o tráfego.

Embora seja uma solução, não é viável, nem prática.

Á que evoluir!!!

Para isso não tens que estar preocupado com o IP. Até te aconselho que ele mude várias vezes, por razões de segurança.

IP fixo não aconselho, apenas para empresas e mesmo elas não precisam disso.

Vê este tópico que te explica bem como podes fazer isso. Pus lá uns "tutoriais" para a configuração do acesso a casa.

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=82180&SearchTerms=informatica

citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

Ainda pesquisei, mas só agora e por incidente encontrei isto:

citação:citação:Originalmente colocada por marcunha

estive a ver o tópico do Leon FR que terminou de cadeado com a frase, e cito:

"Foi descoberto um IP igual em três users:

-Guida_
-Carrodiesel
-Lisboa_PT
"

e venho perguntar se já ouviram falar de routers, e partilha de uma ligação internet

desde quando por terem IPs iguais prova que são a mesma pessoa, não podem ser várias pessoas de um mesmo escritório/empresa?

+ do mesmo

MCunha

Para não falar, por exemplo, de uma universidade com milhares de PC's, todos eles com o mesmo IP visto externamente...

Também podiam os users estar numa universidade ou algo do género, que externamente sejam vistos iguais...

Para esse caso nem era preciso saber os IP's, bastava ler com alguma atenção e olhar ao contexto e facilmente se descobria que era a mesma pessoa...:D

E mais, quem quiser criar clones com IP's completamente diferentes e de diferentes locais do mundo, é facílimo. Há software que facilmente permite isso. Não vou dizer aqui, pois era um autêntico guia para uma nova reedição do "ataque dos clones"...

citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

IPv6 dexe chegar para uma carrada de anos...a FCCN já fala disso e já começam a surgir projectos e "conspirações" em volta do IPv6. O Nat/PAT surgiram com o intuito de "poupar" o IPv4, pois se todos nós utilizassemos IP's públicos onde já ia o IPv4. A vantagem de utilizarmos um único IP público para ligar a net e com um Router fazer a gestão da rede interna àparte é mesmo poupar o IPv4, pk senão...

A cena das MAC poderem ser alteradas, nunca vi mas já ouvi dizer, já ouvi falar em "queimar" a MAC..mas tipo, s for uma placa d rede, se bloquearem por MAC, em último recurso comprasse uma nova placa!A não ser k o admin faça manutenção MAC a MAC, k está em desuso!

O que dá pra fazer e isso já vi, é, quando estamos ligados à net, ir mudando o IP constantemente, tipo de minuto a minuto ou assim, mas isso só é útil se estivermos a fazer "bosta" pela net!Achei útil este tópico e de facto encontrei aqui alguns assuntos como queimar a MAC entre NAT/PAT e afins que acho k é sempre bom discutir e arendermos uns com os outros!

Agradeço a vossa participação!Cumps!
O IPv& é virtualmente suficinete para varias centenas de maquinas por habitante da terra.

:D;)

De qualquer maneira, para mudar um MAC dos pacotes julgo que o sistema será capturar os pacotes de determinada aplicação com um snifer, mudar-lhes o campo do MAC e reenviá-los. Na minha univ, um amigo meu já impediu um gajo de fazer download massivo porque estava a bloquear a rede toda ao pessoal...ele tinha aberto um monte de ligaçãos num espaço de rede público para os alunos e o meu colega ligou o snifer para lhe apanhar os pacotes (não me lembro se ele usou algum snifer especial)... ahhahahaha "Então?!? Isto não funciona?!? Fiquei sem rede, mas estou ligado... Pessoal, vocês têm rede? Esquisito, eu não..." [}:)][}:)][}:)][}:)]

Giro giro era cada dispositivo ter um IP físico! Assim já não havia desculpas e acabava-se com piratarias e coisas afins... As pessoas passavam mais tempo fora de casa se a pirataria acaba-se!!! [8D]

citação:Originalmente colocada por OrDoS

De qualquer maneira, para mudar um MAC dos pacotes julgo que o sistema será capturar os pacotes de determinada aplicação com um snifer, mudar-lhes o campo do MAC e reenviá-los. Na minha univ, um amigo meu já impediu um gajo de fazer download massivo porque estava a bloquear a rede toda ao pessoal...ele tinha aberto um monte de ligaçãos num espaço de rede público para os alunos e o meu colega ligou o snifer para lhe apanhar os pacotes (não me lembro se ele usou algum snifer especial)... ahhahahaha "Então?!? Isto não funciona?!? Fiquei sem rede, mas estou ligado... Pessoal, vocês têm rede? Esquisito, eu não..." [}:)][}:)][}:)][}:)]

Giro giro era cada dispositivo ter um IP físico! Assim já não havia desculpas e acabava-se com piratarias e coisas afins... As pessoas passavam mais tempo fora de casa se a pirataria acaba-se!!! [8D]
ethereal
http://www.ethereal.com/

Interceptar os pacotes apresentando-se como a máquina interessada é uma coisa. E é também muito boa para fazer asneiras (leia-se: aceder a informação que não lhe diz respeito).

Mudar o MAC na própria MAC é tb facílimo: longe vão os tempos em que o MAC era completamente "hardwarizado".

IP físico? Ó meu amigo, estás a inventar um nome novo para o MAC? ;)
IP é, necessariamente, um endereço lógico.

citação:Originalmente colocada por ClioII

Interceptar os pacotes apresentando-se como a máquina interessada é uma coisa. E é também muito boa para fazer asneiras (leia-se: aceder a informação que não lhe diz respeito).

Mudar o MAC na própria MAC é tb facílimo: longe vão os tempos em que o MAC era completamente "hardwarizado".

IP físico? Ó meu amigo, estás a inventar um nome novo para o MAC? ;)
IP é, necessariamente, um endereço lógico.

O que eu queria dizer era que os endereços deviam ser realmente únicos, e o mapeamento virtual de IP's não devia ter criado uma limitação (não fizeram nada bem os estudos de cresimento no início), e se tal tivesse acontecido, não precisavamos de uma nova versão do IP que difere no identificador. Deviam ter logo usado um monte deles no início, mas acredito que não o fizeram por questões de velocidade (aquilo no início era leeeeeeentinhoooooooooo). Mas como não me está a apetecer pegar na história da Internet, caguei nisso :)

O MAC, tal como o IP, é suposto ser único. A quantidade de máquinas que têm um MAC deve ser bem superior ao número de IP's que podes fornecer no IPv4. Mas qualquer dia acabam-se os MAC's únicos também, apesar de ser muito difícil...

"MAC addresses are gobally unique - unless they have been spooffed or cloned.

The first three octets of a MAC address identify the the manufacturer. Each manufacture has their own code. The last three octets is the number allocated by the manufacturer. That gives each manufacturer a possible 16,777,215 addresses to chose from. I don't think even Cisco have made anywhere near 16,777,215 network devices. If they ever do all they need do is get themselves another identifier and start again, there are plenty to go round. Allied Telesyn has five of them and there certainly aren't 16,777,215 manufactures making network devices."

Julgo que isto é verdade, não me dei ao trabalho de verificar.

Voltar
Superior