IP's e Internet

nogueiraribeiro

Well-known member
Viva, na sequência da leitura de um tópico bloqueado que tanto se debatia o assunto dos IP's, e como estou dentro do assunto, penso que se podem dar aki umas luzes, nao querendo desde já ir contra ninguem, simplesmente despertou m a curiosidade.

1. O facto de dois IP's serem semelhantes, não quer dizer que sejam da mesma zona, isto porque, cada vez que nos ligamos à net dd casa, o nosso servidor (ISP - SAPO, ONI...) atribiu-nos dinamicamente um endereço público IP, isto quer dizer que, eu ligo-me agora obtenho um IP, a seguir liga-se um tipo de Lisboa, pode eventualmente receber o IP imadiatamente seguinte, tudo depende da gestão que faz o servidor de IP's do servidor (servidor DHCP). Se desligarmos a net e voltarmos a ligar quase de certeza absoluta que o IP é diferente.

Tira-se a curiosidade - já fizeram aqueles downloads gratuitos no rapidshare?!?Só se pode fazer um download gratuito depois é a pagar nao é?Entao tentem desligar a net e voltar a ligar e voltem ao rapidshare, e voltam a fazer outro download gratuito, isto pk o raidshare vai pelo IP, e se esse IP voltar a fazer um pedido ao fim de um x tempo, não deixa "sacar", caso contrário deixa.

3. O facto de 3 users terem o mesmo IP, se for simultaneamente, ai não há volta a dar...se for em tempos distintos, ainda é muita coincidencia...

Mais uma vez não pretendo ir contra ninguem, mas como vi algumas afirmações sobre o assunto que não eram as mais verdadeiras, resolvi colocar aqui uma achega à questão. Os utilitários que há na internet que nos mostram o nosso IP ou o IP de alguém k nos acede, apenas nos dao essa informaçao e não como as coisas funcionem. Aceitam-se opiniões quanto ao funcionamento disto, se eu estou enganado, pf corrijam-me!Cumps, no war[:I]

Ainda pesquisei, mas só agora e por incidente encontrei isto:

citação:citação:Originalmente colocada por marcunha

estive a ver o tópico do Leon FR que terminou de cadeado com a frase, e cito:

"Foi descoberto um IP igual em três users:

-Guida_
-Carrodiesel
-Lisboa_PT
"

e venho perguntar se já ouviram falar de routers, e partilha de uma ligação internet

desde quando por terem IPs iguais prova que são a mesma pessoa, não podem ser várias pessoas de um mesmo escritório/empresa?

+ do mesmo

MCunha

Para não falar, por exemplo, de uma universidade com milhares de PC's, todos eles com o mesmo IP visto externamente...

Também podiam os users estar numa universidade ou algo do género, que externamente sejam vistos iguais...

1. O facto de dois IP's serem semelhantes, não quer dizer que sejam da mesma zona, isto porque, cada vez que nos ligamos à net dd casa, o nosso servidor (ISP - SAPO, ONI...) atribiu-nos dinamicamente um endereço público IP, isto quer dizer que, eu ligo-me agora obtenho um IP, a seguir liga-se um tipo de Lisboa, pode eventualmente receber o IP imadiatamente seguinte, tudo depende da gestão que faz o servidor de IP's do servidor (servidor DHCP). Se desligarmos a net e voltarmos a ligar quase de certeza absoluta que o IP é diferente.

Cada Operador tem um Range de IP's específicos.
E cada zona Tb tem um range de IP's específico.

POr isso não é 100% o que dizes.

citação:Originalmente colocada por Methanex

É verdade que SÓ os modems ADSL é que renovam o seu IP cada vez que o ligamos/desligamos.

Agora os modems da Cabovisão usam sempre o mesmo IP.

Então ja que é tecnica ca vai tecnica.
O DHCP tem uma coisa chamada LEase Time
i.e. o tempo de dvalidade da atribuição do endereço.

Finda a lease time o cliente manda um DHCPREQUEST para o mesmo endereço, e o DHCP ira manter o endereço, a menos que o admin o tenha retirado da pool.

Agora quando se desliga o modem/placa de rede whatever podem acontecer duas coisas.

1º se as leases são curtas e os endereços escassos, o que acontece é que a renovação é frequente logo na proxima ligação o endereço vai ser diferente.

2- com lease time longas, ou endereços com fartura o DHCP vai senmpre atruindo novos e so vai reusar se tiver falta, logo o clinete quase sempre apanha o mesmo endereço, mesmo que esteja algum tempo desligado.

existe ainda a leases estaticas MAC ADRESS->ip em que um mac address leva sempre o mesmo ip por conveniencia

Uma corecção nao podem haver 2 ou mais peossoas com 2 ips (talvez se estejam a utilizar a mesma ligação, neste caso nao sei) por isso e que se esta a prepara a pasagem do actual modelo ipv4 para ipv6, que vai permitir muitas mais pessoas/maquinas (servers) on line ao mesmo tempo.

quem quiser saber mais sobre o ipv6 e a necessidade de mudança http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipv6 este artigo explica tudo muito bem :)

citação:Originalmente colocada por Im-Ho-Tep

Uma corecção nao podem haver 2 ou mais peossoas com 2 ips (talvez se estejam a utilizar a mesma ligação, neste caso nao sei) por isso e que se esta a prepara a pasagem do actual modelo ipv4 para ipv6, que vai permitir muitas mais pessoas/maquinas (servers) on line ao mesmo tempo.
Com a adopção das técnicas NAT/PAT já não existe a necessidade de usar o IPv6 por falta de endereços públicos.

Só para adicionar o que já foi dito e trazendo um pouco da realidade...

A teoria diz que um ISP atribui-te um IP random. Verdade... em parte.

Os ISP compram ranges de IP's e depois jogam com esses ranges.
Alem disto, cada país tem também um range de ip's atribuidos, ou seja, há um range para cada pais (RCCN), e abaixo deste há para cada ISP, logo a atribuição de IP random... é verdade... mas nao a 100% ;)

Depois há o lease time que já foi bem explicado.
Se estiveres o mesmo ip, pode acontecer... se estiveres numa mesma rede, por exemplo uma univ. uma empresa, etc etc. Mas como consumidor caseiro, isto geralmente nao acontece... pelo menos os ISP's em portugal nao tem esta possibilidade tanto quanto sei.

Se desligarem o modem da Netcabo por uns 5/10/15min, vão ver que o IP muda muitas das vezes. Em ADSL é mais fácil, é so desligar e voltar a ligar, e supostamente recebem um novo IP dentro do intervalo de IP's que o ISP pode atribuir. :)

Se para além do IP se utilizassem os endereços MAC físicos das interfaces de rede da máquina de origem dos pacotes, então aí era possível detectar ao certo quem faz o quê.

citação:Originalmente colocada por OrDoS

Se desligarem o modem da Netcabo por uns 5/10/15min, vão ver que o IP muda muitas das vezes. Em ADSL é mais fácil, é so desligar e voltar a ligar, e supostamente recebem um novo IP dentro do intervalo de IP's que o ISP pode atribuir. :)

Se para além do IP se utilizassem os endereços MAC físicos das interfaces de rede da máquina de origem dos pacotes, então aí era possível detectar ao certo quem faz o quê.

E, mesmo assim, é possível viciar o MAC. Mas isso já requer artimanhas propositadas do utilizador, não é intrínseco ao mecanismo.

citação:Originalmente colocada por eu

citação:Originalmente colocada por Im-Ho-Tep

Com a adopção das técnicas NAT/PAT já não existe a necessidade de usar o IPv6 por falta de endereços públicos.

Vai sempre ser necessario mudar para o IPv6.

Não te esqueces que já não é apenas os serviços ADSL e Cabo. Agora vais tens 3G, tens telemoveis com IP próprio, carros, etc...

E em IPv4 tens apenas perto de 4 Biliões de IP's publicos possiveis, e dos quais 60% são dos americanos. E como vais servir o continente africa e asiatico? Que estão a crescer a olhos vistos?

A alteração para o IPv4 não é uma opção, vai mesmo acontecer.

citação:Originalmente colocada por blink

Onde trabalho, temos mais de 1000 pc's... todos ligados à net pelo mesmo IP.
E é IP fixo.

isso é diferente.

tens apenas 1 ip publico.

depois o router faz o resto, e distribui ip's privados, na gama 192.168.x.x

citação:Originalmente colocada por OrDoS

E podes fazer isso , fácil fácil e é feito todos os dias dentro das empresas para monotorização da rede (se bem que como quem disse é possivel alterar o mac-address).

RR

citação:Originalmente colocada por fililipe

citação:Originalmente colocada por blink

Onde trabalho, temos mais de 1000 pc's... todos ligados à net pelo mesmo IP.
E é IP fixo.

isso é diferente.

tens apenas 1 ip publico.

depois o router faz o resto, e distribui ip's privados, na gama 192.168.x.x
Claro! :)
Referi o meu caso como exemplo de que "Foi descoberto um IP igual em três users" na realidade não descobre nada.

Voltar
Superior