Ipo

PauloZJ

New member
Com respeito às inspecções periódicas, que já fiz duas gostava de saber o seguinte. Na primeira inspecção como o veículo é 4x4 permanente gostava de saber se deve colocar uns patins por baixo das rodas da frente ou não é preciso; na 1ª vez fiz num centro em Almada e na 2ª fiz aqui perto de casa e nesta última não fizeram como na primeira, porque será?!

Viva,
Eu tenho um NIVA, que também é 4x4 permanente e nunca meteram nenhum tipo de patins.
Se o diferencial central for um diferencial mecânico comum, com o bloqueio desligado, não há problemas.
A questão coloca-se quando o diferencial central é do tipo autoblocante ou acoplamento viscoso. É que nesses caso esses diferenciais não foram feitos para se ter um dos eixos completamente solto e outro completamente preso. Daí a necessidade de utilização de patins.

Inté

Viva,

no meu caso, 4x4 com diferencial central viscoso, na IPO colocaram uma das rodas a rodar num sentido e a outra noutro. Tanto para o eixo da frente como para o de trás. Se os diferenciais forem abertos, não há movimento no eixo central, pelo que mesmo que o central esteja bloqueado, ele não se vai mover.

Agora, o meu diferencial de trás tem autoblocante, mas o inspector disse que não havia problema.... (?) Eu acho que sim, mas.... como o teste foi rápido e o Jeep ficou aprovado, não perguntei mais nada.

Cumps,
Madureira

Boas!

Nos veiculos com diferencial viscoso é obrigatório o uso dos rolos livres, correndo sérios riscos para as transmissões se não forem utilizados.
Se o inspector se esquivar a colocá-los, dizendo que não é preciso, pode (e deve-se) impedir a inspecção ao veiculo e pedir o livro de reclamações.

Abraço.

é bom saber isto.. isso aplica-se ao meu kanguru, não é??

já agora aproveito.. Terracotta tens hipotese de me arranjar, ou dizer onde me posso dirigir pra obter informação tecnica detalhada do motor e transmição do kanguru??

grande abraço..

Olá Ricardo!

Infelizmente não te posso ajudar.. [s)]
Todos os manuais que tenho são LR, mas se fizeres uma pesquisa pela net, talvez te safes!! [;)]
Algum forum francês, ou na mula... não sei..

Abraço!

Olá Ricardo!

Infelizmente não te posso ajudar.. [s)]
Todos os manuais que tenho são LR, mas se fizeres uma pesquisa pela net, talvez te safes!! [;)]
Algum forum francês, ou na mula... não sei..

Abraço!

na boa.. [;)]
já tenho andado a tentar, só que o que consigo encontrar é em romeno e checo, ou mesmo em grego [:p] :sh) digamos que tenho alguma dificuldade em entender [:D]

tou registado no forum kangoo 4x4, já pedi por lá, mas como aquilo é pouco movimentado torna-se complicado..

obrigadão na mesma [;)]

abraço!!

Meus caros, os nossos meninos sofrem mais na IPO do que no maTTo.[8b]

Ainda hoje fui á IPO com o Freelander da "maria" e coitado aquilo abanou por todo o lado, claro que meteram os rolos nas rodas, é uma coisa que devemos estar atentos, é se os inspectores colocam os rolos ou não, neste tipo de jipes com tracção integral, tem de levar sempre os rolos, caso contrario não deixem prosseguir a inspecção.

AbRRaços
Arlindo Estulano

Voltar
Superior