IPO no estrangeiro

mas eu estou ca a pouco tempo se e um ano ainda falta um bocado.

achas que compensa mudar para placas suiças? o carro que tenho e um Fiat Grande Punto 1.3 multijet 75cv comercial de 2007

aqui arranja se carros baratos e muita porreiros.
imagina depois mais tarde tenho de voltar a por placas pt isso e caro

E sempre bom ter este tipo de informacao NTO, mas o melhor mesmo sera contactar os servicos automobilisticos porque as leis mudam de cantao para cantao e consoante o tipo de visto de trabalho.

Esta se dentro de 1 pais, mas cada cantao tem as suas regras quanto a legalizacao de veiculos e trocas de carta de conducao.

Sim, eu sei que varia de "cantão" para "cantão". [;)]

Não deixa de ser 26 pequenos países, dentro da Confederação Helvética. [;)]

Daí ter colocado, o endereço dos serviços automóveis de três cantões, para além do endereço da Confederação Helvética.

Isso apenas depende do tempo que por ca queiras ficar e se realmente vale a pena ficares com o carro.
E a historia de 1 ano certifica te junto das entidades legais. Porque de cantao para cantao as leis mudam. No cantao de Vaud, dependendo do tipo de permi que tenhas tanto podes ter 1 ano para trocar placas e carta como podes andar muito mais tempo [;)]
Enquanto nao tiveres permi nao consegues fazer nada. Basicamente estas ca de ferias, como estas quase a fazer 3 meses que ca estas, entretanto passas a ilegal se nao te fizerem o permi rapidamente [;)]

mas eu estou ca a pouco tempo se e um ano ainda falta um bocado.

achas que compensa mudar para placas suiças? o carro que tenho e um Fiat Grande Punto 1.3 multijet 75cv comercial de 2007

aqui arranja se carros baratos e muita porreiros.
imagina depois mais tarde tenho de voltar a por placas pt isso e caro

Caso matricules aí a viatura e se um dia, a queiras trazer, terá de ser matriculada cá.

Sendo que a viatura já é tua, logo estarias isento de impostos.

Para matricular cá, pagarias somente a legalização, que será qualquer coisa (de momento) a rondar os 750€.

pois estou perto de fazer 3 meses, poderei ficar nao posso e trabalhar. quer dizer sem permi nao posso fazer IPO?

nem legalizar nem nada na suiça?

voces ja aqui estiveram? realmente isto tem ca umas regras mesmo esquesitas bahhhhh

Sem permi pouca coisa consegues fazer ou quase nada. Como nao tens permi, automaticamente estas ca como turista, logo sera passageiro e em breve iras embora. Logo o carro ira contigo. Logo duvido que sem documentos validos te facam seja o que for.

Sem permi, nao tens residencia fixa na Suiça, como é que te irao legalizar seja o que for se a tua residencia e em Portugal?

E sim, ja ca estou a 2 anos e tal.

As regras nao sao esquisitas. Nos é que estamos habituados a falta de regras em Portugal. [;)] Dai a diferença.

Estas em que zona ribeiros? entao o mais certo e ter que ir fazer o IPO em Portugal tens a certeza que aqui nao da.
Posso conseguir ter mais trabalho e ate arranjar permi nao quer dizer que va embora logo.
Eu estou em geneve, estas por aqui perto?
bem eu em 3 meses tenho andado bem aqui a conhecer, geneve, lausanne, neuchatel, berna, luzerna, zurick, zona do ticinio, logano, st gallen, montreaux, titils montanhas, san gothard e mais umas coisitas, tenho corrido a suiça sempre que posso.
para ja eles nao sabem a quanto tempo ca tenho o carro por isso pode ca continuar tenho e de ir a portugal agora em junho de preprosito fazer IPO bahhhh

Até parece que o carro precisa de ir ao local da IPO para passar... [:D]

Uns quantos euros e tens o papel verde na mão, é só uma questão de procurares bem.

Eu nao tenho a certeza, apenas os servicos competentes te podem confirmar.
Mas de uma coisa é certo, se nao podes fazer uma IPO de um carro com matriculas Suiças fora da Suiça, duvido que se possa fazer o inverso.....

E so para informacao, as inspeccoes aqui nao sao como em PT [;)]

o problema e ter que ser feita em portugal ate posso chegar so a vilar formoso guarda e fazer logo la num centro. mas visto que se for a portugal vou ate a minha terra Viseu e la faço. bem o carro ja tem kms de 2007 ja conta com 156 mil kms bem mais 2 viagens destas e la vai mais 3500 a 4000 mil kms realmente este meu fiat grande punto 1.3 multijet ate agora tem sido um carro impecável sempre andar e so fazer mudanças de oleo coisas normais e so o 75cv comercial va um charuto mas mexe se bem e faz consumos 5* em AE 4.3 4.5 em cidade 4.8 5.0 nao mais e lembro me quando o comprei so me diziam epa fiat isso so da problemas e desde refegiracao a electrónica entre outras coisas e ate agora o meu na boa sempre andar espero que continue assim.

Estou em Lausanne.

A diferenca é que aqui sao bastante mais rigidos que em PT.
Aqui o inspector anda com o carro fora do centro de inspeccoes e detecta coisas que por vezes as maquinas e os olhos nao detectam.
Em termos de travoes, direccao e suspensao eles nao brincam. A minima coisa é um chumbo. Os discos estao mais gastos que o normal chumba. As pastilhas estao prestes a entregar a alma ao criador, tens uns dias para as trocar e apresentar la o carro senao chumba. Uma minima folga na direccao, bracos de suspensao, rolamentos é chumbo certo......... muitas coisas diferentes....

Sei que a minha antiga Espace se la fosse ja nem saia do centro de inspeccoes e ela em PT passou sem anotacoes [;)]

mas para ja o meu so tem de levar discos e pastilhas mais nada, de resto esta impecavel direccao suspencao tudo isso em bom estado. a unica coisa mais gasta e mesmo a embraiagem mas e normal 156 mil kms e acho que e ainda a primeira.
pois eu comprei com 122 mil kms ainda nem um ano fez e nunca levou nenhuma.
mas ligam muito a isso?
e que ela pega tanto em baixo como em cima eu ja tou abituado a ela mas pessoas novas e um pouco confuso. nem sei se ta gasta ou que nao percebo.

Pessoal ja liguei para o controlo de automóvel da suíça e posso fazer ca o IPO so que e valido aqui e na viagem depois terei de pedir nova inspecção em portugal.

afinal as regras continuam igual como antes.
e que ir a portugal agora era um pouco complicado ainda bem que aqui da para fazer.

Pessoal ja liguei para o controlo de automóvel da suíça e posso fazer ca o IPO so que e valido aqui e na viagem depois terei de pedir nova inspecção em portugal.

afinal as regras continuam igual como antes.
e que ir a portugal agora era um pouco complicado ainda bem que aqui da para fazer.

Se continuam como antes, melhor.

Agora não te esqueças é que como o mesmo só é válido aí, no momento em que sais da Suiça... estás sem IPO e sujeito a coima, quer seja em França, Espanha e Portugal (ou outros países que possas passar).

Mas mais uma vez, trata de te "declarar" nos serviços automóveis. Isto para depois não teres surpresas.

Ou seja, enquanto o carro ca andar tem IPO valida e durante a viagem de retorno para Pt tambem.... se fores a Franca, Italia, Alemanha e se fores mandado parar estas a roer........

Ja agora qual a validade da IPO?

Voltar
Superior