Eu acho que é uma estrada que se faz bem. Tem muito menos transito que as nacionais onde ando (entre Évora e Lisboa, nomeadamente), o piso é francamente bom e tem muitas zonas de ultrapassagens. Agora para fazer esses kms todos não sei, é uma questão de se experimentar.
Eu em viagens médias (tudo o que vá para lá dos 150kms) esqueço um bocado a economia e opto por troços em que combine nacionais com auto-estradas (com mais tendência para estas últimas) e raramente conduzo para os consumos. Era incapaz de fazer como conhecidos meus a meterem-se em nacionais e a fazer percursos que não lembram a ninguém para não pagar portagens. No Alentejo gosto de nacionais e não me importo nada de viajar por lá, daqui (Évora) a Castro Verde é um tirinho nos 120 [

], agora um amigo meu fez Porto - Lisboa pela nacional, claro que teve quase a cortar os pulsos, mas quando chegou a Lisboa foi jantar fora com o dinheiro da portagem. [

] Um familiar meu também fazia regularmente Évora - Coimbra - Évora no mesmo dia pela nacional (indo por Mora, Montargil até Abrantes, entrava na A23 e saía logo no Entroncamento, IC10 até Tomar e pegava no IC3 até Coimbra, passando por Penela, Ferreira do Zezere,etc), uma vez fui com ele e jurei para nunca mais, apesar de não demorarmos assim MUITO tempo porque fazia bons ritmos (Audi A4), no entanto já saímos de Coimbra de noite, muita chuva e frio, era inverno puro e duro, e aquela viagem parecia nunca mais ter fim, não se via vivalma em lado nenhum e cada vez chovia mais. :sh) Esse meu familiar é tão anti-portagens e Brisa que, a título particular, com excepção de Pontes e alguns troços de AE "obrigatórios", não paga portagens há mais de 2 anos. :sh)
Eu era incapaz de ser assim, que paciência. Contudo sou obrigado a dizer que Guarda - Algarve pela AE é puxadote no que toca a portagens, mas eu nem pestanejava em ir pela AE.