interior em "alcantara"

Ccorreia

Well-known member
Alguns carros novos "desportivos" ou com packs desportivos (seja A180d ou Ceed GT 1.4, entre muitos outros)
vêm com os interiores em "alcantara"

este interior aparenta ser desportivo é certo,
mas também um pouco quente e "que prende os movimentos" e sujeita a desgaste ? é mesmo assim ?
comparando com a pele (que é fria no inverno, e precisa de alguma manutenção para durar muito tempo) ou com o tecido, que é o "normal",
quais as vantagens e desvantagens ?

Já agora, em alguns carros não é só os bancos , mas também o volante, forro das portas, etc
quais as desvantagens ?

quem tem carros com este interior há alguns anos, como avalia ? Voltava a comprar ?

Tive um Golf VI CR140 Highline com estofos em alcantara
Gostei bastante, melhor até que a pele. O corpo fica bem seguro e mesmo no verão não é incomodativo.
Resistiu bem ao passar do tempo e do uso.
Esteve cá 4 anos e cerca de 168.000 kms e era daily drive. Não apresentava nenhum desgaste anormal no final desse tempo.
Existe sempre uma ou outra ruga, mas nada como uma boa aspiradela para ficar com bom aspeto. voltaria a comprar, se bem que não ache que seja primordial e neste caso vinha de série
T4JSQvr.jpg

Tenho volante e manete de mudancas em alcantara. Os bancos sao em cabedal, mas hoje escolheria alcantara.

É excelente ao toque, resistente, adere e tem má condutividade termica, ou seja, é confortavel ao toque em qualquer altura do ano, ao contrario da pele. A questao de "agarrar" deve ser vista como positiva, sendo que assim nao andas a nadar de um lado para o outro.

Requer algum cuidado na utilizacao, mas nada de mais, e a lavagem é rapida e facílima. Passo um produto e em 5 minutos está concluido.

gticlubsportinterior.jpg

Para mim, sempre que houver alcantara, vem alcantara.

Os bancos do meu carro têm alcantara na parte central e cabedal nas laterais e uma vantagem enorme da alcantara é não aquecer a pontos de queimar como o cabedal, não foi uma exigência minha vir com alcantara já vinha incluído no modelo que escolhi, mas sinceramente estou satisfeita.... Limpeza é do mais simples, pano húmido e já está....

Última edição:
Um volante em alcantara deve "sugar" toda a oleosidade natural das mãos, deve fica um lodo, se for uma mulher que mete N cremes nas mãos deve ficar muito bonito.

Já vi que vou ser do contra [:D]
Pessoalmente não gosto do aspecto da alcantara, prefiro o aspecto de bancos em pele e como costumo por sempre uma pala a proteger do sol no para-brisas do carro não costumo ter problemas dos bancos estarem a escaldar.

Acredito que o volante em alcantara dê um grip superior na pega do volante mas como nunca senti a falta disso e a ultima vez que vi um volante com esse material este tinha tão mau aspecto que não queria isso para mim.

No volante de facto é um material muito bom ... mas a longo prazo fica com um aspecto foleiro. No resto do carro aprecio bastante , principalmente no tecto.

Esquece, é uma porcaria.

É top enquanto é novo, depois fica a coisa mais horrível e nojenta que há.
Alcantara é bom para zonas onde ninguém toca e onde não cai sujidade. ex. forro do tecto

De resto, uma pele boa é o melhor que há para o interior de um carro.

Um volante em alcantara deve "sugar" toda a oleosidade natural das mãos, deve fica um lodo, se for uma mulher que mete N cremes nas mãos deve ficar muito bonito.

Basta ter algum cuidado e lavar com alguma frequência.
Se for pra andar com cremes nas mãos qualquer volante morre.

Espantem-se, mas Alcantara limpa-se. Antes v Depois:

28f2167bc6eb5b0e226f61b53c2c71ad.jpg

Mais vantagens no volante, não se risca com as unhas/calos/etc como a pele, o grip é mil vezes melhor, absorve o suor bem melhor (o que a longo prazo implica limpeza) o que pra condução desportiva é algo positivo.

No caso do banco é mais pela temperatura e grip.

No resto do carro é só por ser mais bonito.

Tenho bastante Alcântara no interior do meu Mini, excepto volante que é em pele. Pessoalmente acho mesmo. Muito confortável, mesmo quando vamos de calções. Não aquece como a pele, é suave ao toque quase como veludo, não irrita a pele como alguns tecidos... Gosto bastante.

Até agora tem sido tão fácil de manter como qualquer outro revestimento... Tenho produto da sonax para limpar, mas também uso outros produtos como o da rede que uso em todos os materiais interiores....

Claro que se limpa, como qualquer material.
A diferença é que a pele boa, passado 30 anos, ainda cheira a nova e está imaculada.
A alcantara, está toda cheia de marcas, desgastada, com mau aspecto geral. Um nojo.
E ai de ti se cai coca cola em cima... Só de serrote.

A diferença é que a pele boa, passado 30 anos, ainda cheira a nova e está imaculada.
A alcantara, está toda cheia de marcas, desgastada, com mau aspecto geral. Um nojo.

Hoje só encontras pele a sério em carros de 80k para cima. Até lá é tudo brincadeirinha.

Quanto à coca-cola... porque é que alguém tem uma coca-cola no carro?!?!?!

Pior que coca cola, é molho de leitão, ou arroz de cabidela...

Hoje só encontras pele a sério em carros de 80k para cima. Até lá é tudo brincadeirinha.

Quanto à coca-cola... porque é que alguém tem uma coca-cola no carro?!?!?!

Boa pergunta [:D]

Eu não bebo refrigerantes mas tenho um amigo que ficou com o banco num lindo estado, numa visita a um Drive qualquer.

Voltar
Superior