Eu já fiz uns bons kms ao volante de uma Opel Insignia Sports Tourer 2.0 CDTI 130cv Cosmo. Mais de 500kms devo ter feito.
Vou fazer aqui uma retroespectiva.
Passam-me a chave da Insignia para a mão, olhei para o parque e estava lá uma Insignia Cosmo, deduzi que fosse a Cosmo, porque com Xenon e Jante 18", era de certeza.
Pergunto logo "Olha lá, isto é a de 130cv ou a de 160cv?" e o meu colega "É a de 130cv, não confies muito nos cavalos porque isso não é propriamente um carro vivo, faz apenas o suficiente".
Enfim, deixei-me de preconceitos e fui para a Insignia.
Entro e ajusto tudo à minha maneira, tudo muito interessante, CB porreiro e completo, porém só com uma memória (ao invés da Astra Cosmo que era o meu carro habitual na altura), travão de mão eléctrico, rádio porreiro, pelo menos pareceu, bluetooth configurado, ponteirinhos a dar a volta quando se liga a ignição, e blá blá blá.
Comecei a conduzir aquilo normalmente em cidade, a fazer trocas de caixa um pouco ali na onda das 2000rpm(afinal estamos a falar de um 2.0) e vi que aquilo para um 2.0 deixava a desejar, no transito tinha de pôr 1ª naquelas situações em que estamos quase a parar, mas ainda não parámos e depois o transito anda, a Insignia em 2ª a uns 15km/h borrava-se toda, começamos bem, pensei eu.
Por falar em trocas de caixa, a caixa continua muito dura como é apanágio dos Opel. Não considero defeito, até porque é uma característica que aprecio, tem um tacto bastante mecânico.
Após sair da cidade, puxo uma 2ª às 4000 e poucas rpm para ver o que aquilo valia e quando para meu espanto, troco para 3ª e o carro baixa para umas 2000 e tal rpm, sei que na troca, o carro desceu praticamente 1500rpm e eu a pensar "Mas que caixa fenomenal OPEL!!!".
E aqui toca-se num ponto fulcral, a caixa, o 2.0 CDTI 130cv faz o que pode, mas o seu maior inimigo é a caixa de velocidades, que é demasiado longa! As performances ficam bastante aquém do espectável, a agradabilidade de condução em cidade também e o consumo não é nada de especial (~7.5l/100km).
Saio da cidade, ultrapassagens em nacional tem celeridade qb, mas longe de impressionar para um 2.0... Em AE chegar às 2 centenas de kms por hora, não é fácil, mas também não é impossível.
Mas fora isso, é um cruiser excelente, em AE é colocar o Cruise e deixar a Insignia rolar.
Impressionantemente, achei um Opel confortável e com jantes 18"!!! Fiquei de boca aberta.
De resto, típico OPEL na questão dos botõezinhos, o meu AC Auto do Ibiza, liga em qualquer botão, aquele é específico de 2 ou 3. O rádio por acaso é prático. Comandos no volante pouco explícitos. Comando do CB arcaico.
Porém, também é típico OPEL noutro aspecto, muito robusta, bizonte mesmo, parece tar ali carro para durar, tudo muito bem montado, bons materiais, tudo impecável, gostei! Ah, e grande sistema de faróis de Xenon, fonix!!!
Em resumo, gostei do carro em si, bastante até, mas não sei se me levava uns 34 mil €... E jamais com aquele motor.
Quando voltei para a Astra Caravan 1.7 CDTI de 100cv, parecia mais rápida, com mais genica! E na realidade tinha mesmo.
Cpts.