Inovação nos semáforos

rfm gps

Banido
Indo eu a conduzir pelo Rossio em Viseu deparo me com um complemento aos semáforos:um contador de tempo para os peões(quando está vermelho ou quando está verde existe um contador de tempo).

A ideia é que veio à cabeça era a de colocarem este contador de tempo também para os automobilistas.

O que propunha com este tópico era que os membros do fórum dessem a opinião sobre se seria interessante ou não que existisse este complemento em muitos semáforos por este Portugal fora.

Não estou a ver bem qual é a utilidade disso. Secalhar sou eu que não percebi bem, mas para que serve o contador, se nos regimos pelas cores das luzes?
A contagem é decrescente? [;)]

Não estou a ver bem qual é a utilidade disso. Secalhar sou eu que não percebi bem, mas para que serve o contador, se nos regimos pelas cores das luzes?

Os de Viseu não vi, mas já vi noutros países.

Essencialmente, um contador decrescente (números ou gráficos de barras) que indicam quabto tempo ainda falta para ficar verde naquela travessia.

É fixe quando há várias travessias próximas: pode-se escolher a que causa menos tempo perdido.

Os de Viseu não vi, mas já vi noutros países.

Essencialmente, um contador decrescente (números ou gráficos de barras) que indicam quabto tempo ainda falta para ficar verde naquela travessia.

É fixe quando há várias travessias próximas: pode-se escolher a que causa menos tempo perdido.

Tb permite ter uma ideia se vale a pena desligar o motor, ou não :)

Obrigado pelas explicações.
Não conhecia, nem sabia da sua existência. De facto, tem a sua utilidade.

Tb permite ter uma ideia se vale a pena desligar o motor, ou não :)

E também se vale a pena avançarmos ou não.
Se estivermos a uma certa distância do semáforo,com este verde e o contador nos 3 segundos mais vale pensarmos em parar...

Era muito fixe que a ideia fosse posta em prática quer para peões
quer para condutores em toda a parte do país...

Lembro-me de ter visto isso na Avenida principal em Recife, no Brasil.

Dá bastante jeito, até porque grande parte das pessoas só mete primeira quando fica verde.

my.php

E também se vale a pena avançarmos ou não.
Se estivermos a uma certa distância do semáforo,com este verde e o contador nos 3 segundos mais vale pensarmos em parar...

Era muito fixe que a ideia fosse posta em prática quer para peões
quer para condutores em toda a parte do país...
Uhm... cheira-me que é mais ou menos nessa altura que te aparece um sinal amarelo... e vê-se bem melhor que andares ao longe a distinguir que número é aquele...

Se os semáforos para os carros tiverem contadores eu nas férias do Verão até me posso voluntariar para passar a bandeira axedrezada no semáforo seguinte.

Há direito a entrevistas para "As tardes da Júlia" e tudo

darrel98.jpg

Isso dos contadores de tempo para peões vê-se muito em Espanha.

Antes de atravessar, podes ver se ainda vai dar tempo ou não. Dá jeito nas avenidas grandes, porque os espanhois arrancam logo mal caia o verde (cá não é muito diferente).

Isso dos contadores é uma excelente ideia. apr:)
Deviam meter contadores em todos os semaforos quer para peões, quer para os automoveis.

Acho que o principal motivo para os automobilistas era mesmo para desligar o motor... Porque estamos parados ñ vale de nada ter o motor a trabalhar, e assim sp se ia poupando alguma coisa.

Para os Street Racers, e arranques espetaculares, vão pra VDG [:)]

...mas sinceramente, passam em assim tantos semáforos que justificassem desligar o motor? Eu assim de repente, só me lembro das pontes em obras, nomeadamente ntre Almeirim e Santarém (n sei se ainda está) e para a Golegã. Outra, de Constância, que n está em obras, mas bem merecia. De resto...

...já agora, será que de facto se poupa ou será proveitoso desligar o motor em cada semáforo? porque depois vamos ter de carregar a bateria (n sei quanto tempo o carro demora a caregar para um arranque) e vamos andar a forçar desnecessariamente o motor de arranque...

Eu até acho bem.

Provalmente evitaria algo muito frequente em Portugal e que me irrita profundamente:

O 1º gajo da fila só mete a primeira quando fica verde, o 2º só mete a primeira quando o 1º arranca, o 3º só mete a primeira quando o 2º arranca e por aí fora...

Isto faz com que, em semáforos onde passariam uns 10 carros de cada vez, passem apenas 4 ou 5.

Em Bangkok quase todas as ruas tem disso...

O pior para mim (enquanto pedestre) era ficar a ver os minutos passarem e quando atravessava a rua quase ser atropelado porque a condução faz-se como em Inglaterra e olho sempre para o lado errado... :sh)

o que podiam por era ligar a luz amarela quando o semaforo esta prestes a passar de vermelho para verde. é o que se usa aqui em uk e da bastante jeito, pois e o tempo de por a mudanca engatada.

o que podiam por era ligar a luz amarela quando o semaforo esta prestes a passar de vermelho para verde. é o que se usa aqui em uk e da bastante jeito, pois e o tempo de por a mudanca engatada.

Yup, isso é fixe. Já vi noutros países e custa "zero" em hardware adicional. Dá muito jeito, evitando tempos mortos.

Voltar
Superior